Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 12 de janeiro de 2021.
Algumas habilidades são essenciais para o convívio em sociedade e devem ser desenvolvidas desde cedo. Para o público infantil, o processo de aprender a contar tende a ficar mais fácil quando envolve dinâmicas e brincadeiras.
Cabe aos pais iniciar essa prática e estimular seus filhos em cada tentativa. A boa notícia é que existem várias formas de incluir exercícios na rotina da criança, seja por meio de tarefas cotidianas, seja durante a realização das lições escolares.
Quer ver exemplos de técnicas e atividades que você pode fazer com seu filho? Prossiga com a leitura para conferir as nossas dicas!
O papel dos pais no processo de aprendizagem
Uma criança segura e amparada sempre estará mais propensa a experimentar coisas diferentes. Isso inclui desde o aprendizado de uma nova palavra até a memorização de uma sequência de números.
Nesse sentido, é crucial que possa contar com pessoas de confiança, que transmitam a tranquilidade necessária para errar e tentar novamente. Quando não estão na escola, os pequenos têm como principais referências os seus responsáveis, geralmente os pais.
É nessas figuras que a criança visualiza bons exemplos de condutas, comportamentos e ações cotidianas. Inclusive, a rotina dos pais costuma servir de inspiração para preferências relacionadas a hobbies, tipos de profissões, atividades de lazer e outros programas.
A influência dos familiares é enorme, portanto, vale a pena investir em métodos que auxiliem seus filhos no aprendizado de tudo o que envolve a matemática.
Saiba que é por volta dos 3 anos que as crianças conseguem memorizar as primeiras palavras relativas a números. Já a contagem baseada na estrutura decimal tende a ocorrer a partir do sexto ano de vida, quando a evolução passa a ser significativa.
Como ajudar a criança a aprender a contar
Antes de tudo, tenha em mente que cada indivíduo tem seu próprio ritmo de aprendizado e predileções por determinadas formas de estudo. Por isso, o ideal é sempre variar os exercícios em casa e identificar quais têm maior aceitação por parte da criançada.
Confira agora algumas formas de aplicar exercícios de contagem.
1. Peça para enumerar objetos
Reproduzir sequências oralmente nem sempre significa que a criança entende de quantidade. O ideal, nos primeiros anos de vida, é permitir que elas utilizem o tato para demonstrar quantas coisas têm nas mãos. Felizmente, há vários objetos disponíveis para aplicar o método.
Você pode separar canetas, potes de plástico e até ursos de pelúcia em um canto da sala. Em seguida, peça à criança que diga o número total de itens presentes no local. Participe do processo se perceber alguma dificuldade, conduzindo a contagem e dando pistas.
2. Faça receitas com vários ingredientes
Todo mundo gosta de saborear um prato feito com carinho, certo? Então, nada melhor que aproveitar a oportunidade para cozinhar algo que o seu filho gosta. Selecione preparos doces ou salgados e, juntos, separem cada ingrediente descrito na receita.
Você pode usar essa dica toda vez que planejar a alimentação infantil e, de quebra, fazer com que a criançada se familiarize com cardápios saudáveis. No momento de preparar, permita que os pequenos mexam nos recipientes e coloquem as quantias indicadas.
Enquanto mistura os produtos, peça ao seu filho que vá contando cada coisa jogada na panela ou vasilha. Também oriente a aplicação correta de ingredientes líquidos ou secos nos medidores.
3. Reproduza músicas e vídeos
A tecnologia está aí para facilitar diversos processos, muitos deles voltados para o público infantil. Se der uma rápida pesquisada no YouTube ou em canais de streaming, você verá que existem diversas canções para aprender a contar e memorizar sequências de números.
O lado bom dessas produções está no fato de ensinarem enquanto divertem a criançada. O ideal é intercalar vídeos com diálogos e gravações de músicas, a fim de variar os estímulos e manter seu filho interessado na atividade. Vale até montar uma playlist específica para ser reproduzida com frequência e que contenha os clipes preferidos dos pequenos.
4. Associe números a cores
Associações são ótimas para exercitar a memória e, consequentemente, favorecer a obtenção de aprendizados. Nesse caso, a proposta é trabalhar com cores específicas para cada número. Por exemplo, vermelho para 1, amarelo para 2, verde para 3, e assim por diante.
Escolha tonalidades suficientes até o número desejado (como 10) e recorte bolinhas correspondentes ao total que indica cada um deles. Utilizando o mesmo exemplo anterior, você terá duas bolinhas amarelas e três vermelhas. Então, peça que a criança faça a contagem e reúna as bolinhas em seus respectivos grupos.
Dá para fazer atividades variadas com base em figuras recortadas, peças de montar e até bonecos. O importante é que esses elementos permitam a associação com as cores, de modo a facilitar a experiência da criança.
5. Proponha brincadeiras
Outra forma legal de atrair seu filho para aprender a sequenciar números é apostar em jogos e dinâmicas tradicionais. O Bingo, por exemplo, pode ser adaptado para conjuntos limitados de algarismos para que a criança identifique e preencha os que estão faltando na cartela.
Também damos como exemplo a brincadeira de Amarelinha, que se baseia na disposição de quadros compostos por números específicos. Comece desenhando a sequência correta, do menor (1) para o maior (9), até preencher todo o piso.
Em seguida, enquanto convida seu filho a pisar nos quadrados, peça para que fale os números em voz alta. Os pais também podem participar da atividade e até executar os primeiros passos, de modo que incentivem os pequenos a seguir suas ações.
Como pôde ver, há várias estratégias para aprender a contar e favorecer o contato inicial com o amplo universo da matemática. Lembre-se de comemorar cada avanço conquistado, por menor que seja. Esse reconhecimento faz toda a diferença nos resultados por manter a criança feliz e estimulada.
Por fim, não se preocupe caso perceba que o seu filho apresenta resistência para assimilar algum conteúdo. Temos um texto que fala sobre como lidar com a dificuldade de aprendizagem para que vocês saibam superar esse desafio juntos.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material