
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 12 de março de 2021.
Sabemos que parte importante do desenvolvimento humano ocorre nos primeiros anos de vida. Logo, a infância passa a ser o período ideal para entrar em contato com diferentes estímulos. Um recurso que favorece o aprendizado dos pequenos, por exemplo, é a musicalização infantil.
Trata-se de um trabalho positivo que está cada vez mais presente nas escolas, embora também possa ser acessado em cursos específicos. Com ele, as crianças podem desfrutar de uma aprendizagem divertida com foco em diversas disciplinas.
Quer saber mais sobre o assunto e entender por que vale a pena incluir esse tipo de estudo no dia a dia de seu filho? Prossiga com a leitura e tire suas dúvidas!
O que é a musicalização infantil?
É como se fosse a pré-escola da música, ou seja, um processo desenvolvido para construir o conhecimento musical da criançada. Pode envolver canções durante as aulas, manipulação de instrumentos, repetição de gestos conforme um ritmo e até a apreciação de inúmeras melodias.
O objetivo é despertar o gosto pela música e colaborar para a formação global dos alunos. Muitas das atividades, inclusive, são executadas em grupo. Isso faz com que a musicalização infantil também acabe proporcionando trocas que favorecem a socialização das crianças.
Em brincadeiras que envolvem sons, os pequenos desfrutam de experiências motoras, sensoriais e percepções que passam por diversos processos emocionais e cognitivos. Por esse motivo, a música tende a ser um ótimo complemento dos estudos que envolvem a rotina infantil.
Quais benefícios pode proporcionar?
As vantagens existem para indivíduos de todas as idades, mas vale a pena começar quanto antes. Ao ter contato com a musicalização desde cedo, seu filho poderá aproveitar ao máximo cada fase do aprendizado. De quebra, ainda fará novas amizades por conta da interação constante com os colegas.
Confira, a seguir, os principais benefícios relacionados.
1. Melhora da coordenação motora
Várias práticas da musicalização infantil exigem o movimento do corpo, desde segurar um instrumento até bater palmas. Ao tocar piano ou violão, por exemplo, a criança precisa realizar ações distintas com cada uma das mãos. Isso estimula a capacidade de controle para produzir sons específicos.
Inventar passos ou reproduzir danças também são maneiras de melhorar a coordenação motora. E quem não gosta desse tipo de atividade? Enquanto executam os movimentos necessários, as crianças ganham noção de espaço e aprendem a cooperar para que o ensaio seja um sucesso.
2. Exercício da disciplina
Trabalhar com música é um exercício alegre e descontraído, mas também exige comprometimento por parte dos aprendizes. Seja para memorizar uma canção, seja para dominar um instrumento, a criança precisará de tempo, esforço e bastante interesse. Ou seja, é um processo que gera resultados aos poucos.
O ensino com base em sons e melodias ocorre em diferentes escolas. Nos ambientes institucionais, a atividade pode servir como base para o exercício da disciplina. Ao encarar o aprendizado como algo importante e benéfico para todo o grupo, seu filho ganhará autonomia para cumprir as tarefas sem cobranças.
3. Sensibilidade emocional
Vivemos em um mundo cada vez mais conectado ao ambiente digital. Até as crianças já estão acostumadas a cumprir uma série de atividades online, sem interagir tanto com o meio físico. E ainda que o domínio das tecnologias seja positivo, seu excesso na rotina pode colaborar para o distanciamento entre as pessoas.
A musicalização infantil surge como aliada em momentos que demandam maior conexão e vivência do presente — valorização do aqui e agora. Isso porque, a partir de dinâmicas que envolvem canções e outros recursos sonoros, as crianças conseguem experimentar sensações e expor seus sentimentos aos demais.
4. Desenvolvimento linguístico
Crianças em fase de alfabetização podem encontrar na música uma excelente ferramenta para aprender a usar as palavras e, assim, enriquecer seu vocabulário. Elas estarão na idade ideal para desenvolver a habilidade de pronunciar fonemas, bem como memorizar termos e divisões silábicas.
5. Aumento da criatividade
Som, ritmo, timbre e demais propriedades sonoras ajudam a estimular a função auditiva. A observação de instrumentos ou leitura de partituras, por outro lado, trabalha a parte visual. Depois, o ato de tocar ou mover o corpo estimula as habilidades cognitivas.
A combinação disso tudo faz com que múltiplas funções cerebrais sejam acionadas, favorecendo conexões entre neurônios. Logo, quando a musicalização infantil está presente na vida das crianças, elas tendem a apresentar boa capacidade criativa para improvisar ou criar coisas.
6. Boa memória e concentração
Todos os processos que envolvem a apreciação de uma música exercitam a memória. Afinal, demandam foco e atenção constante do aprendiz, que passa a gravar os passos na cabeça e a reproduzi-los com maestria. Com treino e muito estudo, a criança logo alcança o domínio de diferentes atividades.
A prática constante evita esquecimentos e a temida frustração no contato com novas tarefas. Esse benefício é valioso até para adultos e idosos porque previne doenças que afetam a memória e o exercício mental, como é o caso do Alzheimer.
7. Promoção de bem-estar
Todo mundo quer ver seus filhos alegres e satisfeitos com as atividades do dia a dia. Por isso, alguns momentos da rotina devem ser totalmente dedicados à execução de tarefas prazerosas, que gerem conforto e sensação de bem-estar. É o que ocorre na hora de praticar algum exercício relacionado à música.
Enquanto interagem com os colegas e fazem o estudo musical, as crianças ficam distantes da solidão e de sentimentos negativos, como ansiedade e estresse. O instante de aprender é divertido e traz tranquilidade aos pequenos, que podem usar as aulas para se comunicar e manifestar suas ideias.
Veja que são muitos pontos positivos a considerar. Aos poucos, a musicalização infantil também vai dando maior bagagem cultural às crianças. Isso acontece por ser um método que promove contato com sonoridades de diferentes gêneros e épocas. Cabe aos pais, portanto, estimular o gosto por tudo o que envolve esse universo e buscar o apoio de profissionais especializados na área.
Quer mais conteúdos relacionados às diferentes formas de ensino? Veja agora o nosso artigo que mostra a importância de estudar arte na escola!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material