7 brincadeiras para fazer em casa e promover a interação entre pais e filhos

Família e Escola

19 de setembro de 2020

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Com a mudança na rotina das famílias brasileiras, agora é comum encontrar muitos pais que buscam brincadeiras para fazer em casa com as crianças. Em função da pandemia e do isolamento social, passeios em shoppings, parques e em outras áreas de convívio social estão muito mais restritos. No entanto, a diversão não pode parar, e a criatividade é a palavra-chave para fazer isso acontecer.

Com tantas mudanças e adaptações, também é possível trazer novas ideias e costumes para o dia a dia em família. Como consequência dessas atitudes, será possível estreitar ainda mais o relacionamento entre pais e filhos.

Veja os benefícios de brincar com seus filhos em casa e acompanhe neste post algumas brincadeiras que prometem muita diversão e participação da família inteira. Continue a leitura!

Os benefícios de brincar com os filhos

Quanto mais intenso é o dia a dia de trabalho dos pais, mais difícil é para eles conseguirem acompanhar o desenvolvimento das crianças na escola. Isso é cada vez mais comum, pois os filhos, hoje, também tem o tempo bastante ocupado com tarefas. O que resta, muitas vezes, é só o tempo para conversar entre um trajeto ou outro ou nas refeições.

Promover a interação familiar é fundamental para garantir o bom desenvolvimento dos pequenos, assim como transmitir os valores da família e participar ativamente da educação deles. Uma criança que tem a atenção e a participação dos pais em suas tarefas, ações e rotina, consegue crescer mais saudável, mais feliz e tem um melhor desenvolvimento intelectual e emocional.

Outro benefício de inserir as brincadeiras para fazer em casa em família é a oportunidade de saber, de perto, o que os filhos estão aprendendo na escola e entender as suas dificuldades, habilidades e a sua evolução nas atividades.

As brincadeiras para fazer em casa e em família

Agora que você já conhece os benefícios da interação entre pais e filhos, veja, a seguir, algumas ideias de brincadeiras para fazer em casa. Acompanhe!

1. Caça ao tesouro sensorial

Essa brincadeira permite a participação de crianças de todas as idades. Por isso, você pode adaptar de acordo a idade dos seus filhos. Por meio de pistas, incentive para que eles busquem os locais dos tesouros pela casa.

No final, a recompensa deve ser o tesouro encontrado. Você pode usar brinquedos e até mesmo alguns tipos de comida (salgados, doces etc) para servir como prêmio.

Procure incluir as crianças em todos os preparativos da brincadeira, como preparar os cartões das pistas. Se optar fazer com comidas preparadas em casa, tente que eles interajam nessa etapa também.

2. Contação de histórias

Toda criança ama ouvir histórias — e, claro, contar para elas também é muito divertido, simplesmente pelo interesse e curiosidade que elas demonstram. Por isso, inspire-se e não tenha vergonha de fazer essa atividade com os seus filhos.

Reúna a família toda em um espaço. Vocês podem ler alguns livros ou usar a criatividade para inventar uma história.

Para ficar ainda mais interessante e divertido, tente interpretar os personagens e usar acessórios para criar sonoridades como o vento, a chuva ou os passos. Também é muito legal se tiver fantoches ou usar alguns bonecos das crianças como os personagens.

3. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também rendem boas diversões. Eles permitem grupos maiores de participantes, duram por mais tempo e proporcionam evoluções gradativas até chegar ao vencedor.

Os jogos são bem interessantes para trabalhar a estratégia, o raciocínio e a lógica com as crianças. Por isso, existem várias opções de jogos e níveis de dificuldade de acordo com a idade dos filhos.

Vocês podem usar os jogos que têm em casa ou podem criar um tabuleiro com cartolina, canetinhas e outras ferramentas. Nos jogos de tabuleiros, tudo pode ser feito em casa, desde as cartas até os pinos e os dados.

4. Stop

Uma brincadeira antiga, mas que nunca perde a graça, é jogar stop! Se a sua família for bem divertida, pode render algumas horas com esse jogo. O mais legal é que não exige muito preparo para começar. Apenas separem alguns papéis e lápis.

Os temas são livres e, quanto mais criativos, mais legal fica! Jogar é fácil: sorteiem as letras e escolham uma palavra que inicie com a vogal ou consoante sorteada para completar as colunas. Quem conseguir preencher tudo mais rápido, grita STOP! A brincadeira é perfeita para treinar a agilidade e a memória.

5. Massinha caseira

As massinhas de modelar são bem atrativas para as crianças pequenas. Elas permitem trabalhar os sensos motores e cognitivos, o raciocínio e a visão, por isso são estimulantes do desenvolvimento das crianças.

Para que elas possam brincar a vontade e os pais ficarem tranquilos quanto ao material da massinha, é interessante fazê-la em casa mesmo. Para isso, você vai precisar de:

  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de sal;
  • 1½ xícara de chá de água;
  • 1 colher de sopa de óleo (qualquer um que seja comestível);
  • corante para alimentos.

É só misturar todos os ingredientes e acrescentar o corante da sua preferência no final. Depois, é só conduzir a brincadeira com as crianças e estimular formas para melhorar os estímulos dos pequenos.

6. Telefone sem fio

A brincadeira é bem simples de fazer: basta pegar duas latas e fazer um furo no meio para colocar um barbante. Depois, um longe do outro, é só falar dentro das latinhas para que o próximo escute.

Fica mais legal se for feita em um círculo com várias pessoas. Assim, cada um com o seu telefone, vai repassando a fala da primeira pessoa. Será que a comunicação chega certa até o último ouvinte?

Essa brincadeira é bem antiga, o que a torna ainda mais legal. Afinal, as crianças adoram saber e testar as brincadeiras que os pais faziam na infância.

7. Acampamento na sala

O acampamento, na verdade, pode ser em qualquer lugar. Se você mora em apartamento, a própria sala pode ser muito divertida. Se estiver em uma casa com quintal, também é possível montar algumas barracas.

As crianças podem participar da montagem e arrumação de tudo! Usem as cadeiras, as almofadas, os cobertores e até as caixas de papelão para criar um acampamento. Podem até fazer insetos de papel, levar comidinhas para barraca, lanternas etc. Já pensou?

Inclusive, essa brincadeira também pode ser complementada com as anteriores, como a contação de histórias na cabana ou caça ao tesouro. A criatividade é o que não falta!

Todas as brincadeiras para fazer em casa são bastante divertidas e podem reunir toda a família. Por meio delas, os pais conseguem ter um relacionamento mais próximo com os filhos, observar o seu desenvolvimento motor, intelectual, emotivo e outros como a fala, a visão e o tato. Esse tipo de interação, além de entreter, também é essencial para promover a segurança familiar dos pequenos.

Se você gostou deste post, aproveite para compartilhar em suas redes sociais para que mais pais saibam da importância em brincar com os filhos e quais brincadeiras fazer em casa!

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!