7 desenhos animados educativos para assistir e aprender mais
Família e Escola3 de fevereiro de 2021
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 22 de janeiro de 2021.
Muitos pais investem na narração de histórias para incrementar a leitura individual de seus filhos. Outras atividades, como os programas infantis, têm a mesma proposta e podem estar inseridos na rotina diária. A vantagem é que existem vários desenhos animados educativos para assistir com as crianças.
Esse tipo de atividade proporciona novos aprendizados sobre números, letras do alfabeto e outros temas importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Exemplos de boas condutas e valores também costumam ser abordados, gerando um melhor preparo para a vida em sociedade.
Que tal descobrir alguns títulos interessantes? Veja nossas 7 sugestões e faça com que a sessão de cinema em casa vire um momento divertido para estreitar laços com seu filho!
1. Masha e o Urso
O foco aqui está nas aventuras vividas por uma dupla cativante, composta por uma pequena garota e seu animal protetor. Outras personagens aparecem ao longo de cada episódio, sempre com o objetivo de causar situações que possam gerar valiosos ensinamentos aos pequenos.
Masha é uma menina alegre que vive em uma casa dentro da floresta. Ao lado do querido Urso, ela explora o ambiente mantendo curtos diálogos. Todas as conversas são repletas de lições e conselhos, geralmente relacionadas a temas como amizade, lealdade e criatividade.
As cenas são divertidas e garantem ótimas risadas a públicos de todas as idades. Por conta disso, é um excelente desenho para incluir na rotina de lazer da família.
2. Show da Luna
Essa série brasileira aborda o dia a dia de uma garotinha de 6 anos que, apesar da pouca idade, é apaixonada pelo universo das ciências. Não é à toa que ela considera o planeta Terra um enorme laboratório, no qual os diversos ambientes estão disponíveis para serem observados de perto.
Seu nome, Luna, lembra o nosso famoso satélite natural. A protagonista tem como principais qualidades a coragem e a curiosidade — duas características essenciais para descobrir lugares e tirar dúvidas sobre aquilo que nos rodeia.
As experiências da mocinha contam com a participação de seu irmão e do animal de estimação da família. É um desenho que mostra o funcionamento de diversas coisas, desde a fabricação de produtos até a origem de determinados sons.
3. Dora, a Aventureira
A personagem principal tem 7 anos e sua rotina consiste em percorrer um mundo tropical ao lado do macaquinho Botas. É uma das animações mais interativas das telinhas, visto que os diálogos são formados por perguntas que visam o aprendizado a partir da repetição.
Os questionamentos são feitos com frequência por Dora, a fim de atrair a atenção da criançada e estimular a participação dos pequenos telespectadores. A mochila e o mapa carregados pela protagonista também falam bastante, o que deixa os episódios bem dinâmicos.
Um ponto favorável a essa produção está na adição de alguns termos em inglês. Isso aguça a curiosidade do público infantil e promove, desde cedo, o interesse por uma nova língua.
4. Daniel Tigre
Ótima pedida se você procura desenhos animados educativos para assistir com crianças em fase pré-escolar. Todas as histórias giram em torno de um tímido tigrinho que, dia após dia, exercita habilidades importantes para a vida.
O foco está principalmente no desenvolvimento da inteligência emocional, que fortalece as pessoas por meio da identificação de suas emoções. Seu filho verá exemplos de práticas para reconhecer sentimentos e aprenderá formas de lidar com cada um deles.
As situações vividas por Daniel envolvem personagens oriundos de diferentes círculos: amigos, familiares e até vizinhos. É a oportunidade perfeita para mostrar que a empatia e a colaboração são necessárias no convívio com qualquer grupo.
5. Caillou
Mais um título interessante para ensinar a criançada a enfrentar suas emoções. Afinal, o desenho apresenta um menino de 4 anos durante seus contatos com os sentimentos negativos, como medo, tristeza, raiva e ansiedade.
Para ter uma ideia, há um episódio que mostra a resistência de Caillou para provar os legumes que a família incluiu em sua alimentação. O objetivo de cenas como essa é deixar clara a importância de tentar algo novo e estar aberto a sentir os efeitos de cada experiência.
Com os exemplos vistos na animação, seu filho saberá que as preocupações fazem parte da vida de todo indivíduo. O que importa, no fim das contas, é o modo como as sensações serão recebidas e assimiladas.
6. Mundo Bita
A produção brasileira ganhou os corações de milhares de pessoas e já faz parte dos momentos de folga de diversas famílias. Ela é composta por clipes curtos que exibem a turma do Bita brincando, explorando lugares, observando animais e ensinando — sobre corpo humano, natureza, amizade, e muito mais.
As tarefas realizadas pelas personagens são recheadas de desafios e situações engraçadas. A melhor parte está nos singles musicais totalmente personalizados, que grudam na mente e embalam o tempo de lazer da criançada.
Seu filho certamente vai se inspirar nas ações da turminha para cantar, dançar e experimentar novas atividades ao ar livre. Vale destacar que as letras das canções também contêm mensagens educativas e conselhos positivos, tudo regado com muito bom humor.
7. Max e Ruby
Essa é uma animação incrível para ensinar os pequenos a conviver com pessoas diferentes e a respeitar as particularidades de cada indivíduo. Isso porque tem dois irmãos coelhos nos papéis principais, ambos com personalidades quase que opostas.
Max é o caçula e tem um perfil bastante agitado. Ele é teimoso, barulhento e guloso. Ruby, a primogênita, é paciente, objetiva e rígida. É claro que muitos desentendimentos acontecem quando a dupla se junta para fazer algo.
Apesar de suas diferenças e dos conflitos gerados, os irmãos entendem que vários saberes ocorrem a partir da vivência com o outro. As crianças, por sua vez, percebem que podem fazer o mesmo ao interagir com os amigos, familiares e até com desconhecidos.
Gostou das opções que listamos? Saiba que você encontra a maioria em canais de televisão ou na internet, por meio das principais plataformas de streaming. Tenha apenas o cuidado de considerar a preferência dos pequenos ao selecionar desenhos animados educativos para assistir.
Já que o assunto envolve atividades com crianças, confira agora como estimular a criatividade infantil.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material