7 desenhos animados educativos para assistir e aprender mais

Família e Escola

3 de fevereiro de 2021

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 22 de janeiro de 2021.


Muitos pais investem na narração de histórias para incrementar a leitura individual de seus filhos. Outras atividades, como os programas infantis, têm a mesma proposta e podem estar inseridos na rotina diária. A vantagem é que existem vários desenhos animados educativos para assistir com as crianças.

Esse tipo de atividade proporciona novos aprendizados sobre números, letras do alfabeto e outros temas importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Exemplos de boas condutas e valores também costumam ser abordados, gerando um melhor preparo para a vida em sociedade.

Que tal descobrir alguns títulos interessantes? Veja nossas 7 sugestões e faça com que a sessão de cinema em casa vire um momento divertido para estreitar laços com seu filho!

1. Masha e o Urso

O foco aqui está nas aventuras vividas por uma dupla cativante, composta por uma pequena garota e seu animal protetor. Outras personagens aparecem ao longo de cada episódio, sempre com o objetivo de causar situações que possam gerar valiosos ensinamentos aos pequenos.

Masha é uma menina alegre que vive em uma casa dentro da floresta. Ao lado do querido Urso, ela explora o ambiente mantendo curtos diálogos. Todas as conversas são repletas de lições e conselhos, geralmente relacionadas a temas como amizade, lealdade e criatividade.

As cenas são divertidas e garantem ótimas risadas a públicos de todas as idades. Por conta disso, é um excelente desenho para incluir na rotina de lazer da família.

2. Show da Luna

Essa série brasileira aborda o dia a dia de uma garotinha de 6 anos que, apesar da pouca idade, é apaixonada pelo universo das ciências. Não é à toa que ela considera o planeta Terra um enorme laboratório, no qual os diversos ambientes estão disponíveis para serem observados de perto.

Seu nome, Luna, lembra o nosso famoso satélite natural. A protagonista tem como principais qualidades a coragem e a curiosidade — duas características essenciais para descobrir lugares e tirar dúvidas sobre aquilo que nos rodeia.

As experiências da mocinha contam com a participação de seu irmão e do animal de estimação da família. É um desenho que mostra o funcionamento de diversas coisas, desde a fabricação de produtos até a origem de determinados sons.

3. Dora, a Aventureira

A personagem principal tem 7 anos e sua rotina consiste em percorrer um mundo tropical ao lado do macaquinho Botas. É uma das animações mais interativas das telinhas, visto que os diálogos são formados por perguntas que visam o aprendizado a partir da repetição.

Os questionamentos são feitos com frequência por Dora, a fim de atrair a atenção da criançada e estimular a participação dos pequenos telespectadores. A mochila e o mapa carregados pela protagonista também falam bastante, o que deixa os episódios bem dinâmicos.

Um ponto favorável a essa produção está na adição de alguns termos em inglês. Isso aguça a curiosidade do público infantil e promove, desde cedo, o interesse por uma nova língua.

4. Daniel Tigre

Ótima pedida se você procura desenhos animados educativos para assistir com crianças em fase pré-escolar. Todas as histórias giram em torno de um tímido tigrinho que, dia após dia, exercita habilidades importantes para a vida.

O foco está principalmente no desenvolvimento da inteligência emocional, que fortalece as pessoas por meio da identificação de suas emoções. Seu filho verá exemplos de práticas para reconhecer sentimentos e aprenderá formas de lidar com cada um deles.

As situações vividas por Daniel envolvem personagens oriundos de diferentes círculos: amigos, familiares e até vizinhos. É a oportunidade perfeita para mostrar que a empatia e a colaboração são necessárias no convívio com qualquer grupo.

5. Caillou

Mais um título interessante para ensinar a criançada a enfrentar suas emoções. Afinal, o desenho apresenta um menino de 4 anos durante seus contatos com os sentimentos negativos, como medo, tristeza, raiva e ansiedade.

Para ter uma ideia, há um episódio que mostra a resistência de Caillou para provar os legumes que a família incluiu em sua alimentação. O objetivo de cenas como essa é deixar clara a importância de tentar algo novo e estar aberto a sentir os efeitos de cada experiência.

Com os exemplos vistos na animação, seu filho saberá que as preocupações fazem parte da vida de todo indivíduo. O que importa, no fim das contas, é o modo como as sensações serão recebidas e assimiladas.

6. Mundo Bita

A produção brasileira ganhou os corações de milhares de pessoas e já faz parte dos momentos de folga de diversas famílias. Ela é composta por clipes curtos que exibem a turma do Bita brincando, explorando lugares, observando animais e ensinando — sobre corpo humano, natureza, amizade, e muito mais.

As tarefas realizadas pelas personagens são recheadas de desafios e situações engraçadas. A melhor parte está nos singles musicais totalmente personalizados, que grudam na mente e embalam o tempo de lazer da criançada.

Seu filho certamente vai se inspirar nas ações da turminha para cantar, dançar e experimentar novas atividades ao ar livre. Vale destacar que as letras das canções também contêm mensagens educativas e conselhos positivos, tudo regado com muito bom humor.

7. Max e Ruby

Essa é uma animação incrível para ensinar os pequenos a conviver com pessoas diferentes e a respeitar as particularidades de cada indivíduo. Isso porque tem dois irmãos coelhos nos papéis principais, ambos com personalidades quase que opostas.

Max é o caçula e tem um perfil bastante agitado. Ele é teimoso, barulhento e guloso. Ruby, a primogênita, é paciente, objetiva e rígida. É claro que muitos desentendimentos acontecem quando a dupla se junta para fazer algo.

Apesar de suas diferenças e dos conflitos gerados, os irmãos entendem que vários saberes ocorrem a partir da vivência com o outro. As crianças, por sua vez, percebem que podem fazer o mesmo ao interagir com os amigos, familiares e até com desconhecidos.

Gostou das opções que listamos? Saiba que você encontra a maioria em canais de televisão ou na internet, por meio das principais plataformas de streaming. Tenha apenas o cuidado de considerar a preferência dos pequenos ao selecionar desenhos animados educativos para assistir.

Já que o assunto envolve atividades com crianças, confira agora como estimular a criatividade infantil.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!