Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 19 de agosto de 2021.
A pandemia do Covid-19 nos estimulou a repensar e ressignificar nossa forma de existir nesse mundo, em diferentes níveis todos fomos afetados e ainda continuamos sendo. Nunca foi tão importante aprender e reaprender, novos hábitos foram adotados, outros abandonados, valores questionados, tecnologias foram implementadas, transformações vividas de forma individual e coletiva que devem moldar a realidade à nossa volta nos próximos anos.
A missão que temos agora é entender como a sociedade tende a se comportar num futuro próximo pós-pandemia, principalmente em relação à educação. Quer saber mais sobre isso? Confira este post que preparamos para você.
O que você vai encontrar neste artigo:
- Um olhar para a sociedade pós-pandemia
- O impacto da pandemia na educação e instituições de ensino
- O uso da tecnologia na educação
- Educação e cultura na sociedade pós-pandemia
- Futuro da educação e futuro do trabalho
Um olhar para a sociedade pós-pandemia
Pensar como será viver o “novo normal”, um olhar para a sociedade pós-pandemia, cria a possibilidade de experienciarmos a vida cotidiana de forma diferente, já que ela foi tão afetada no tempo de confinamento, certas adaptações foram — e provavelmente continuarão sendo — necessárias para encarar esse “novo normal” que já estamos vivendo.
Reinventar-se parece não ser uma escolha. Para vislumbrar um cotidiano sem máscara, será preciso acolher as transformações. O fato é que algumas mudanças foram aceleradas por tudo que vivemos desde o ano passado, afetando diretamente todos os setores da sociedade e, mesmo agora com o acalanto e a esperança da campanha de vacinação em andamento, sabemos pouco do que está por vir, e é preciso lembrar que devido à instabilidade da pandemia, torna-se muito difícil traçar detalhadamente o que podemos esperar do amanhã. Mas, entendemos que o “novo normal” pode ser um ponto de virada na forma como consumimos e valorizamos a educação.
O mundo pós-pandemia traz muitas interrogações: quais são as perspectivas para educação? Qual o impacto da pandemia na educação? Qual o papel do uso da tecnologia na educação?
O impacto da pandemia na educação e instituições de ensino
A suspensão das atividades presenciais das escolas e instituições de ensino causou um impacto significativo no setor da educação, mundialmente. Muitas mudanças relevantes ocorreram modificando fortemente a rotina de alunos, mães, pais e professores, toda a dinâmica de aulas teve que migrar para o ambiente virtual de forma brusca e os efeitos ainda estão sendo elaborados.
Essa necessidade de adaptar o ensino realizado de forma presencial ou remoto foi uma das mudanças que trouxeram à tona algumas tendências para a área educacional. Para dar continuidade ao cronograma de ensino em meio à pandemia sem planejamento prévio, a tecnologia tornou-se aliada e teve um papel extremamente relevante no impulsionamento do processo de transformação digital da educação.
Uso da tecnologia na educação
A realidade da educação na sociedade pós-pandemia implica totalmente no uso dos meios digitais, é um caminho sem volta. A adoção de tecnologias educacionais eram tendências que foram aceleradas durante a pandemia e ao que tudo indica, vieram para ficar. Tais recursos tecnológicos são importantes, pois viabilizam e facilitam as mudanças e avanços que estamos vivenciando no setor da educação. Nesse sentido, especialistas apontam caminhos para o ensino híbrido como uma forma consolidada de levar os recursos digitais para a sala de aula.
Com o retorno das aulas presenciais acontecendo de forma gradual, o cenário pós-pandemia indica que fazer a integração deste modelo de ensino permitirá com que alunos e professores continuem conectados e impactando positivamente o sistema educacional.
Alguns dos benefícios proporcionados pela implementação desse modelo de ensino são: possibilidades de criar espaços para gerar engajamento, autonomia e autoria dos alunos, além dos conteúdos de aprendizado serem abordados de forma mais interessante e personalizada, facilitando o processo de aprendizagem.
Sabemos que será um constante aprendizado lidar com as ferramentas tecnológicas cada vez mais inseridas no ambiente escolar, mas não podemos esquecer que o objetivo é utilizá-las da melhor forma para favorecer e maximizar a experiência do aluno. Por isso é importante mencionar que o uso da tecnologia na educação deve ser considerado como aliado para aprimorar, fortalecer, facilitar, gerar interação e propagar a prática do aprendizado no mundo digital, potencializando a experiência do presencial.
Educação e Cultura na sociedade pós-pandemia
se reinventar e se adaptar ao formato digital, tal qual os educadores. Aulas e espetáculos online tornaram-se destaque por serem os únicos formatos possíveis para dar continuidade às atividades culturais e educacionais durante o período de lockdown. Também é válido mencionar que este período reforçou a importância do acesso à cultura e educação na sociedade, fortes aliadas em tempos de isolamento social.
Com isso, se faz necessário pensar no cenário pós-pandemia para estes setores, a expectativa que podemos ter é que conectar o real com o virtual será cada vez mais recorrente. Novos caminhos estão surgindo e as experiências em museus, centros culturais, bibliotecas, instituições de ensino e outros espaços dedicados à cultura e a educação serão cada vez mais pensadas num formato que contemple o presencial e o não presencial. Uma forma de mesclar tecnologia, interação, informação e realidade.
Futuro da educação e futuro do trabalho
O futuro da educação e o futuro do trabalho estão totalmente conectados, grandes transformações estão acontecendo nesses setores apresentando novos desafios e oportunidades. O mercado de trabalho cada vez mais, irá demandar que os alunos de hoje, profissionais do amanhã, desenvolvam habilidades tecnológicas, sociais e emocionais para acompanharem o ritmo das transições e lidarem com os desafios. Além disso, segundo o estudo realizado pelo professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) André Miceli, a pandemia do novo coronavírus deve fazer com que o trabalho remoto, o chamado home office, cresça 30% após o período de estabilização dos casos e a retomada das atividades.
Diante dessas novas tendências de comportamento e mercado, competências relacionadas ao aprendizado continuado, conhecimento digital, pensamento crítico, inteligência emocional, empreendedorismo e engajamento social serão cada vez mais valorizadas no ambiente profissional. Nesse sentido, devemos chamar atenção para o papel importante que as instituições escolares podem oferecer na formação desses profissionais de trabalho do futuro.
Um dos possíveis caminhos a serem percorridos, é incorporar cada vez mais o ensino das metodologias ativas. Colocar o estudante como protagonista no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, promove um resultado positivo que impactará diretamente na formação do aluno. Desta forma, a educação sempre será aliada de qualquer futuro possível.
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