Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 24 de agosto de 2021.
Saiba mais sobre a visão da educadora que acreditava no potencial de aprendizagem natural das crianças.
Nascida na Itália, em 1870, Maria Tecla Artemisia Montessori foi uma médica, pedagoga e filósofa italiana. Seu nome ficou marcado na história pelo método educativo que desenvolveu e hoje é usado em escolas no mundo inteiro.
Desde muito jovem, Maria Montessori demonstrou vocação para as matérias científicas, especialmente Matemática e Biologia. Indo contra as expectativas de seus pais, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma. Em 1896, tornou-se uma das primeiras mulheres a se graduar como médica na Itália.
Apesar de formada, não teve permissão para exercer a profissão, pois, na época, não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem. Iniciou, então, um trabalho com a educação de crianças na clínica da universidade, onde começou a desenvolver seu método de ensino e recursos didáticos para auxiliar no aprendizado.
A passagem do tempo consagrou a pedagoga italiana. O escritor Gabriel García Márquez, a ex-primeira-dama Jackie Kennedy, o empresário bilionário Jeff Bezos e o príncipe britânico William são alguns dos alunos mais famosos de Maria Montessori.
Um método baseado em confiar nas crianças
Os pequenos, dizia Maria Montessori, não devem ser perseguidos e nem forçados. Ela fundou seu sistema com base na ideia de que as crianças aprendem de modo natural, seguindo seus instintos. O caminho é estimular a autonomia, ajudando cada aluno a pensar, agir e decidir por si mesmo.
Quando a criança se encontra completamente concentrada em algo de seu interesse, ela não está ciente do esforço colocado na tarefa, e essa dedicação é compensada pela satisfação de aprender. Nessa lógica, a disciplina interna do aluno é uma condição para o exercício da liberdade e da irresistível alegria de descobrir o mundo.
Por causa dessa perspectiva desenvolvimentista, Maria Montessori elegeu os anos iniciais da vida como prioridade. Para ela, a criança é um ser humano integral desde cedo, uma perspectiva que inverte o foco da sala de aula tradicional, normalmente centrada no professor.
Materiais para educar pelos sentidos e pelo movimento
Nas escolas montessorianas, o espaço interno é preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. Quem entra em uma sala de aula dessa natureza encontra crianças espalhadas, sozinhas ou em pequenos grupos, concentradas nos exercícios. Os professores ficam misturados, observando e ajudando quando necessário. Não existe hora do recreio, porque não se faz a diferença entre o lazer e a atividade didática.
Assim como o ambiente, a atividade sensorial e motora desempenha função essencial. Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram o mundo ao seu redor. Muitos dos exercícios propostos objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos, como tamanho, forma, cor, textura e peso.
Para tornar esse processo o mais interessante possível para os alunos, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que formam um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos projetados para provocar o raciocínio, iniciando aprendizados como o sistema decimal e a estrutura da linguagem.
O legado de uma visionária
Maria Montessori acreditava que a aprendizagem ocorre naturalmente quando a criança tem suas necessidades atendidas e escolhas respeitadas. Pela repercussão mundial de seu trabalho, foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Hoje, muitas das práticas e materiais empregados na educação infantil são inspirados em seus estudos, uma metodologia focada no desenvolvimento das habilidades naturais de todos nós. O objetivo é fazer com que as crianças se desenvolvam social, motora e intelectualmente de forma intuitiva. Os pequenos conduzem o próprio aprendizado, e cabe ao professor acompanhar o processo, identificando o modo de cada um manifestar seu potencial.
O principal legado da italiana Maria Montessori foi afirmar que as crianças trazem, dentro de si, o potencial criador para encontrar seu lugar no mundo. Uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações, deslocando o enfoque do conteúdo para a construção do pensamento. A finalidade da escola torna-se, então, a formação integral do jovem, uma educação para a vida.
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