10 Critérios para escolher uma nova escola

DestaqueFamília e Escola

17 de fevereiro de 2022

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022.


O que os pais não podem deixar de observar na hora de selecionar onde matricular seus filhos?

A escolha de uma nova escola não é tarefa simples e requer atenção redobrada quando estamos falando de educação infantil. A maioria das crianças tem uma certa resistência a grandes mudanças e o processo de adaptação pode ser doloroso nas primeiras semanas em um novo ambiente.

Segundo a Unesco, uma boa escola é aquela em que:

  • existe um clima favorável à aprendizagem;
  • os professores e gestores são líderes animadores;
  • a violência é substituída pela cultura de paz;
  • existe um bom currículo.

A escola deve investir na formação integral da criança oferecendo afeto, conhecimentos, brincadeiras, cuidados com a saúde, cultura, arte e práticas esportivas. Ser um lugar onde o aluno se sinta seguro para desenvolver autonomia e se relacionar com outros estudantes.

Caso ainda não tenha certeza se chegou a hora de trocar de instituição, sugerimos a leitura do nosso artigo “Quando devo mudar meu filho de escola?”, onde te ajudamos a identificar os sinais para a tomada de decisão.

Nem sempre a mudança acontece por falta de adequação ao projeto pedagógico ou pela saúde emocional do pequeno. Em vários casos, a busca por um novo local parece ser a solução para questões financeiras ou quando a família decide morar em outra cidade. Portanto, além de buscar uma metodologia compatível com o perfil da criança, sugerimos outros critérios que devem ser observados cuidadosamente pelos responsáveis antes de definir o local.

1. Valores e filosofia da instituição

ensinados em casa e os da instituição estejam alinhados. A escola é uma extensão da família, sendo o local onde a criança irá exercer atitudes como respeito ao próximo, empatia e colaboração. Se a filosofia e visões de mundo da instituição e da família forem incompatíveis, a formação pessoal e o desenvolvimento do aluno ficarão comprometidos.

2. Proposta pedagógica

O projeto pedagógico é a apresentação das diretrizes que deverão ser seguidas em todas as ações realizadas pela escola. O documento servirá para nortear os valores da instituição de ensino e garante que seus profissionais, pais e alunos estejam no melhor ambiente possível de aprendizado e desenvolvimento humano. A partir dele são feitas as escolhas de livros didáticos e apostilas, do método de avaliação, da carga horária e como os conteúdos serão trabalhados durante as aulas.

Conhecer o método da escola é entender o caminho escolhido para fazer o aprendizado acontecer. Aqui no blog há um artigo explicando as principais metodologias disponíveis no Brasil. Não existe projeto pedagógico ideal para todos os tipos de alunos, por isso conhecer suas características é tão importante na hora de identificar a mais indicada para o perfil do seu filho e o tipo de educação que você procura.

3. Corpo docente qualificado

Assim como entender os valores e o projeto pedagógico são de grande importância, a qualificação do corpo docente também é um critério a ser observado. Um local que investe na formação contínua de seus profissionais irá garantir que o projeto pedagógico seja bem executado. Afinal, seu filho ficará boa parte do dia sob o cuidado deles e conhecer mais de perto seus responsáveis fortalece a relação de parceria entre família e escola.

4. Mensalidade

Em muitos casos, o que influencia na decisão de mudança é o impacto da mensalidade no orçamento familiar. Na hora de calcular, lembre-se de que há outros gastos envolvidos como material didático, transporte e alimentação. Com a pandemia, as instituições de ensino precisaram realizar gastos extras para seguirem o protocolo de segurança e, consequentemente, o valor cobrado pelos seus serviços aumentou. Logo, analise cuidadosamente a proposta da escola para não sobrecarregar as finanças da família.

5. Distância e tempo na escola

Outro fator importante que não pode ser esquecido é a distância, já que a tarefa de levar e buscar a criança interfere na rotina de seus responsáveis. Além disso, também deve definir a rotina do filho no âmbito familiar, escolar e social. Isso tudo influenciará na decisão de escolha por uma proposta de ensino regular, semi-integral ou integral.

6. Acolhimento e socialização

A escola tem o papel de criar espaços e condições para que os estudantes se interessem por atividades que garantam seu pleno desenvolvimento. Com o longo período de isolamento causado pela pandemia, muito tem sido discutido sobre as estratégias de acolhimento com a volta às aulas presenciais. A formação da personalidade das crianças na primeira infância se dá na convivência e interação com seus pares. A recomendação dos especialistas para os pais é que procurem saber se o planejamento da escola contempla as dimensões cognitiva, motora e emocional a fim de garantir o seu desenvolvimento pleno.

7. Gestão de conflitos

Escolas que contam com uma gestão de conflitos têm como princípio a valorização da convivência. Portanto, pergunte sobre como é a conduta da equipe pedagógica em casos de conflitos violentos ou bullying. É normal que haja discussões ou pequenos desentendimentos entre os alunos, mas o responsável em sala de aula deve ter autonomia e preparo para mediar a situação de maneira pacífica. Algumas instituições promovem conversas e ações sobre respeito às diferenças e boa convivência. 

8. Estrutura

A estrutura física e os recursos materiais disponibilizados aos alunos precisam ser um reflexo dos valores da instituição, havendo coesão entre o ambiente e o projeto pedagógico. Seus espaços devem oferecer condições favoráveis para potencializar o processo de aprendizagem da criança. Logo, é importante averiguar a quantidade de alunos em sala de aula, se há livros com temas variados, quadras para prática esportiva, refeitório, acessibilidade e brinquedos para estímulos sensoriais e pedagógicos. Ter uma área verde é um diferencial, pois possibilita maior contato com a natureza. Verifique também as condições de limpeza, ventilação e iluminação.

9. Tecnologia

As aulas remotas foram um desafio para todas as escolas, mas aquelas que já realizavam investimentos em tecnologia conseguiram reduzir os impactos no aprendizado das crianças. Por isso muitos pais passaram a considerar a estrutura para aulas online um fator crítico no momento de escolher uma nova escola. Além disso, devemos lembrar que, mesmo com aulas presenciais, o papel dos recursos tecnológicos é instrumentalizar os estudantes para as demandas do mundo moderno.

10. Reputação da escola e credenciamento

Busque por informações sobre a reputação da escola, ouvindo relatos de outros responsáveis e dos próprios alunos sobre a experiência deles com o local. É possível encontrar mais dados na internet e, por segurança, se quiser confirmar se uma nova escola é credenciada, basta entrar em contato com a secretaria de educação do seu estado.

Além dos requisitos listados por nós, a boa e velha indicação pode ser uma grande aliada. Veja com sua rede de contatos se recomendam alguma instituição de ensino na região onde deseja matricular seu filho. Assim, você ganha tempo na sua pesquisa e conta com o apoio de pessoas de sua confiança.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!