Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 28 de março de 2022.
Entenda a importância de atividades como teatro e poesia para despertar o potencial das crianças.
Estar em contato com qualquer forma de arte é muito importante em todas as fases do desenvolvimento infantil. Os bebês, por exemplo, são estimulados em suas descobertas sensoriais por meio dos sons. Basta reparar como uma criança pode se acalmar quando colocamos uma música ou até mesmo com o simples barulho de um chocalho.
A variedade de sons, cores, formas e texturas que encantam nossos sentidos são ingredientes essenciais em todas as artes. Por uma feliz coincidência, o mês de março une duas datas comemorativas marcantes: o dia mundial do teatro e o dia mundial da poesia. São ocasiões perfeitas para lembrar como precisamos incentivar o poder das crianças de interpretar, criar e imaginar.
As artes têm sua importância reconhecida também na BNCC, a Base Nacional Comum Curricular. São atividades que envolvem noções de sensibilidade, intuição e pensamento, compondo um processo de expressão fundamental para as crianças no processo educativo.
Educando com arte
A arte sempre esteve presente na história da humanidade, mas o seu verdadeiro valor no desenvolvimento infantil está sendo reconhecido nas últimas décadas. Responsáveis e professores devem estimular atividades artísticas porque elas são fundamentais no processo educacional, sendo capazes de expandir a forma que enxergamos o mundo.
Qual é o momento certo para a criança entrar em contato com as expressões artísticas? Quanto mais cedo, melhor! Assim ela pode usufruir de seus benefícios desenvolvendo o hábito de frequentar espaços como museus, teatros e cinemas.
Com o ensino da arte na educação infantil, que deve respeitar as especificidades dessa fase, os pequenos podem conhecer estilos, conceitos, regras e técnicas das diferentes expressões artísticas. Sugerimos aproveitar atividades extracurriculares como grupos de teatro ou de dança, escolas de música e de canto, instrutores de pintura ou instituições que ofereçam um letramento artístico de qualidade. Educar assim ajuda o seu filho a construir a percepção do mundo de uma maneira lúdica, se desenvolvendo na medida que descobre seus talentos.
Desenvolvendo corpo e mente
Outros benefícios gerados pelo ensino da arte na educação infantil são o desenvolvimento de diferentes habilidades. O desenho e a dança, por exemplo, são atividades que promovem a evolução da psicomotricidade, da coordenação motora e da criatividade.
Além disso, as artes corporais também ajudam a desenvolver a flexibilidade, a resistência e o equilíbrio. Da mesma forma, auxiliam na promoção do crescimento saudável do corpo. É por meio do movimento que a criança consegue perceber e ampliar os seus sentidos mais refinados.
Artes como a música e a poesia ajudam no aprimoramento das áreas da audição e da fala da criança. Elas também são importantes para enriquecer o vocabulário, pois novas palavras podem ser descobertas a partir da escuta das canções e rimas.
O ensino da arte na educação infantil por meio de atividades colaborativas, como acontece no teatro, contribui para a capacidade de trabalhar em equipe. Seu pequeno ganhará mais do que pode imaginar e pode ser uma ótima oportunidade para você participar junto!
Expressando as emoções
O ensino da arte na educação infantil também contribui para que os pequenos possam lidar melhor com suas emoções e sentimentos. Por meio da arte, a criança demonstra o que sente e apresenta sua forma de interpretar a realidade.
As atividades artísticas, portanto, são uma forma de comunicação e um veículo de expressão. Auxiliam também no desenvolvimento da inteligência emocional, na formação da personalidade e na maturidade psicológica. É por esses motivos que elementos como pinturas e desenhos são utilizados por psicólogos infantis para compreender as crianças e seus sentimentos.
É interessante observar como, por meio do desenho, é possível fazer um histórico da evolução no uso de formas, cores, traços e harmonia do conteúdo. Brincando e aprendendo a desenhar, assim como o artista, seu filho conta uma história nas imagens que cria diariamente.
Potencializando outros aprendizados
As artes também podem funcionar como um estímulo para descobrir novos interesses e facilitar o aprendizado de outras disciplinas. Isso é importante para motivar os alunos a se engajar nas atividades escolares e desenvolverem autonomia.
Os rabiscos compõem a primeira etapa que antecede a alfabetização. Nessa fase, os pequenos começam a ensaiar as ações que serão necessárias para desenhar os padrões que reconhecemos como as letras do alfabeto. O contato com música e poesia na infância também é importante para o aumento do vocabulário e interpretação de textos.
De forma bem natural, as atividades artísticas funcionam como pequenos estímulos ao desenvolvimento cognitivo infantil, servindo como facilitadores da aprendizagem formal que acontecerá posteriormente na escola.
Na prática, o aprendizado do ser humano se dá por meio da associação. Em outras palavras, conectamos conceitos novos ao que vivemos para formar e absorver conhecimentos. A arte atua exatamente nesse sentido, fertilizando o terreno para que a criança consiga associar o que vivencia na escola com o conhecimento recebido e a sua percepção de mundo.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material