As principais metodologias de aprendizado e como escolher a melhor para seu filho

Família e Escola

20 de janeiro de 2021

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 19 de janeiro de 2021.


Seja na rede pública, seja na rede privada de ensino, alguns elementos estruturais são indispensáveis para se pensar e para colocar em prática um processo educacional de aprendizado.

Um desses pilares é nutrido pela Pedagogia, a qual fornece um leque de métodos e perspectivas acerca da Educação, do projeto escolar, da relação entre o educador e o aluno e, por fim, das dimensões subjetivas daquele que aprende diante do objeto de aprendizagem. Todas essas questões são importantes para toda metodologia de aprendizado e devem ser levadas em conta na hora de sua escolha.

Porém, os métodos pedagógicos não são iguais entre si e não necessariamente um é melhor do que o outro. Mas há aquele que pode ser mais adequado a um indivíduo, naquilo que diz respeito ao desenvolvimento socioafetivo, ao autoconhecimento da própria subjetividade e das capacidades, claro, intelectuais e motoras.

Por isso, apresentaremos cinco metodologias de aprendizado para que você as diferencie na hora de decidir qual delas é mais promissora. Continue a leitura e confira quais são elas!

Quais são as principais metodologias de aprendizado?

A Construtivista

A metodologia construtivista foi originalmente desenvolvida pelo intelectual e educador francês, Jean Piaget. Piaget foi um observador atento do processo de aprendizado e amadurecimento do comportamento e das capacidades intelectuais socioafetivas das crianças.

Para o educador, como o nome da metodologia sugere, o processo de aprendizado é uma construção na qual a criança e o jovem são os principais protagonistas. Nesse sentido, Piaget era a favor de uma educação que compreendesse que mais importante do que decorar e repetir conteúdos e exercícios, é a evolução crítica e autônoma da criança.

Para tanto, a metodologia de aprendizado construtivista exige uma sala de aula espaçosa e com um número reduzido de alunos, cerca de 15 estudantes por sala. Isso é necessário para que o educador possa observar e se dedicar a cada criança em especial. Como o construtivismo não se baseia em provas escritas ou orais como método de avaliação, a observação e a disponibilidade do professor de acordo com as atividades propostas em sala são fundamentais.

A freiriana

A metodologia freiriana é muito próxima da construtivista. Concebida pelo educador brasileiro Paulo Freire, a concepção freiriana visa também o estímulo das capacidades críticas com o intuito de colaborar com o desenvolvimento da autonomia pelo próprio sujeito do aprendizado. De uma maneira que a criança e o jovem consolidem e vivenciem sua integridade e independência perante a sociedade e o mundo.

Porém, há uma dimensão mais latente na pedagogia de Freire que trata do contexto de cada aluno. Em sua obra, Pedagogia do Oprimido, o educador brasileiro defende que a escola e o professor levem em conta o entorno de cada aluno para que, assim, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e do jovem não sejam distantes daquilo que eles vivenciam em suas particularidades.

Do mesmo modo que a construtivista, a freiriana compreende que cada indivíduo tem um processo específico de conhecimento do mundo, cabe o professor identificar esse movimento e estimulá-lo. A prova escrita ou oral, nesse sentido, seria contraproducente e, portanto, não é aconselhável.

A Montessoriana

Esse método de aprendizagem foi desenvolvido pela educadora italiana, Maria Montessori, que era grande defensora de uma educação libertadora. Para Montessori, o papel do educador é nortear o aprendizado do aluno, apenas o necessário para que ele possa aprender sozinho.

Essa perspectiva tem grandes semelhanças com as duas anteriores, a construtivista e a freiriana, porém há algumas diferenças em relação ao espaço e a formação das turmas. Como o objetivo é incentivar o prazer e o desejo pelo conhecimento, as turmas nessa metodologia de aprendizado podem incluir diversas faixas etárias, podem ser organizadas do modo tradicional ou em círculos e devem ser munidas com diversos objetos que possibilitem atividades distintas.

A avaliação também consiste na observação e no exame das atividades realizadas por cada aluno em sala de aula. No entanto, as atividades não são necessariamente idênticas para todos.

A Waldorfiniana

Elaborada pelo austríaco Rudolf Steiner, a pedagogia waldorfiniana tem como objetivo o desenvolvimento integral do indivíduo, em suas dimensões espirituais, intelectuais e físicas.

As turmas são separadas por idade de 7 anos. Já as salas de aula e o ambiente escolar são pensados com o intuito de incentivar o trabalho manual, além do intelectual. Por isso, atividades como pintura, marcenaria, culinária e outras fazem parte do currículo dessa metodologia de aprendizado.

Os métodos de avalição vão além do domínio do conteúdo. Eles envolvem também a capacidade de socialização, comunicação, virtudes, trabalho em grupo e força de vontade.

A escola tradicional

A escola tradicional é a mais difundida e sua criação remonta às necessidades do sistema fabril peculiares aos séculos XVIII, XIX e início do XX. Nela o professor é a figura central e diante dele estão os alunos enfileirados e obedientes.

O objetivo dessa metodologia de aprendizado é transmitir conteúdos básicos úteis ao dia-a-dia. Não visa a participação ativa do aluno na construção do saber e há metas, representadas por pontuações, idênticas a todos os estudantes.

O método de avaliação consiste em tarefas em sala de aula e para a casa. Além disso, exercícios escritos e orais são aplicados para avaliar a capacidade de absorção de cada estudante de bimestre a bimestre ou entre trimestres.

Quais características observar na hora de escolher uma metodologia de aprendizado para meu filho?

O primeiro e principal passo para decidir qual escola e qual metodologia de aprendizado escolher para seu filho é visitar a escola, conhecer a direção, os profissionais e o ambiente escolar. Uma relação próxima e contínua entre escola e família é fundamental.

A partir disso, as primeiras impressões aparecerão e é importante analisar por meio delas a formação e currículo do corpo docente da escola e, então, pesquisar e compreender sobre a metodologia de aprendizado de seu maior interesse. Desse modo, será possível identificar a qual método pedagógico seu filho se adequará melhor e com maior tranquilidade.

Agora que você já sabe qual a metodologia de aprendizado adequada para o seu filho, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outros pais a também sanarem essa dúvida!

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