Atividades para crianças em casa: confira 7 dicas do que pode ser feito
Família e Escola6 de julho de 2020
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.
Ao longo da quarentena, entendemos que existem muitas atividades que podem ser realizadas por crianças em casa. Por conta da necessidade de permanecer mais tempo no ambiente doméstico, muitas famílias precisaram buscar formas de reinventar a rotina.
Uma boa alternativa é adotar as práticas que costumam ser realizadas na vida escolar. Tarefas que envolvam os pais, que agucem a curiosidade e garantam novos aprendizados também são ótimas para entreter a criançada e amenizar o tédio durante o isolamento social.
Quer saber mais sobre os programas que podem ser atrativos para o público infantil? Acompanhe o nosso post e confira 7 sugestões do que fazer!
1. Customizar brinquedos
Crianças têm imaginação fértil, então, por que não tirar proveito da criatividade delas para propor uma oficina? A ideia é reutilizar materiais encontrados em casa para produzir brinquedos exclusivos. Mais que economia, essa tarefa traz liberdade para criar diversos itens.
Embalagens de alimentos, pedaços de papelão, garrafas PET e outros recursos podem ser transformados em incríveis peças. Permita que seu filho opine durante o processo e, juntos, comecem os trabalhos. Também procure ajudá-lo na hora de fazer cortes com tesoura, colagens e dobraduras.
As possibilidades são infinitas: compor castelos com caixas de sapatos, fazer fantoches com saco de pão, customizar um quebra-cabeças em cartolina e muito mais!
2. Fazer desenhos e pinturas
Os rabiscos sobre papéis permanecem entre as melhores atividades para crianças em casa. Afinal, podem ser feitos com simples materiais e permitem que os pequenos se expressem de diversas maneiras. Nesse momento, vale desde treinar a escrita ou o esboço das letras do alfabeto até colorir figuras.
O ideal é incentivar seu filho a desenhar o que ele gosta para tornar a experiência mais divertida. Pode ser que surjam imagens de animais, plantas, objetos, símbolos e até de personagens. Se possível, participe do momento colocando suas habilidades em jogo.
Ao final, todos podem expor suas criações e explicar o que elas significam. Também é legal finalizar os desenhos com um pouco de tinta ou lápis de cor, deixando-os mais alegres.
3. Organizar um festival de dança
Com a quarentena, é normal que as pessoas se movimentem menos e até percam a disposição para mexer o corpo. Acontece que o sedentarismo não faz bem à saúde física e mental. No longo prazo, a falta de estímulos físicos prejudica o bom funcionamento do organismo, reduzindo suas defesas.
Você deve ter percebido que a pandemia provocou mudanças nos hábitos de exercícios de muitas famílias. Assim, uma alternativa segura às caminhadas e corridas ao ar livre é a dança. Além de animar a criançada, esse tipo de atividade ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Nada melhor que sapatear, rodopiar e pular para mandar a preguiça embora, certo? Então, não deixem de selecionar diferentes estilos musicais, praticar os passos e aproveitar o momento.
4. Envolver todos em um teatro
Está aí uma opção que vai manter as crianças ocupadas por um bom tempo. A ideia é reproduzir a cena de um filme, animação ou história da literatura dentro de casa. Quanto mais pessoas puderem participar, mais rica e variada ficará a encenação.
Experimente convidar toda a família para planejar essa brincadeira, improvisar falas e garantir boas risadas a todos. O melhor é que dá para ensaiar sem pressa e filmar a versão final da apresentação, guardando-a como uma lembrança desse período desafiador.
Se faltar cenário, chame o grupo para decorar várias áreas da residência. Quartos, salas, varandas e até um espaço de home office podem servir de pano de fundo para o teatro.
5. Apostar em práticas lúdicas
Que tal sair do comum ao propor atividades para crianças em casa? Aquelas que geram gargalhadas, sustos e surpresas são ótimas para alegrar dias monótonos. Como exemplo, podemos citar os tradicionais jogos que envolvem apenas o movimento do corpo: mímica, estátua e morto-vivo.
Práticas que exigem mais planejamento e detalhes também são interessantes. Os pais têm a opção de promover uma caça ao tesouro pelos espaços da residência. Para isso, devem esconder determinado objeto e desenhar um mapa com pistas que ajudem a criança a chegar ao destino.
Outra dica é utilizar roupas, calçados e acessórios para fantasiar os pequenos. É possível escolher uma profissão específica e, a partir disso, compor o figurino ideal.
6. Planejar uma sessão de cinema
Programa favorito nas tardes chuvosas, é uma opção atrativa porque ajuda a distrair pessoas de todas as idades. Quem tem filhos pequenos pode adaptar os títulos e escolher os favoritos da criançada. Há uma infinidade de desenhos, séries, musicais e vídeos engraçados na internet.
Para chamar a atenção e atrair todos para a sala, compensa preparar um quitute que seja fácil de beliscar em frente à telinha. Pode ser pipoca, pão de queijo, biscoitos, bolinhos ou sanduíches. Também não deixe faltar uma bebida refrescante para matar a sede dos telespectadores.
Com as facilidades do universo digital, a família consegue encontrar produções variadas nas plataformas de streaming, aplicativos e canais de compartilhamento de vídeos.
7. Seguir algum tutorial
Aprender algo é muito fácil nos dias atuais. Basta acessar a rede (site ou YouTube) e pesquisar sobre a técnica, hobbie ou truque que você deseja dominar. Sendo assim, por que não aproveitar que todo mundo está passando mais tempo em casa e desafiar as crianças a cumprirem um tutorial completo?
Pode ser o preparo de uma receita saudável, plantio de flores, construção de uma cabana doméstica, pintura de parede, resolução de um jogo ou confecção de miniaturas, por exemplo. O simples fato de executar uma novidade fará com que seu filho se sinta útil e motivado a mostrar seus talentos.
Deu para perceber que não faltam opções de atividades para crianças em casa. Então, nossa última dica é que você intercale o máximo de práticas para variar a rotina e ter sucesso na missão de distrair a família. Isso fará com que todos passem pelo momento de forma tranquila e tenham suas relações fortalecidas.
Agora, se você gostou do artigo, compartilhe-o nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham acesso às ideias!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material