Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 22 de janeiro de 2021.
Já faz algum tempo que o domínio da língua inglesa é reconhecido como uma habilidade importante no mundo em que vivemos. Então, uma questão frequente na cabeça dos pais das novas gerações é: existe mesmo a necessidade de aula de inglês para criancinhas?
Saber qual a idade ideal para colocar um filho em um curso de idiomas também é uma dúvida comum. Levando em conta a importância desse assunto, preparamos um conteúdo para esclarecer vários pontos. Não deixe de acompanhar até o final!
Qual a importância de aprender inglês?
O inglês não é a língua nativa da maioria da população mundial, mas com certeza é o idioma mais utilizado na comunicação entre pessoas de todos os países. Antigamente, essa capacidade era dominada por poucos, mas a facilidade de acesso e o reconhecimento da língua inglesa contribuíram com o aumento da procura por esse tipo de aprendizado.
Além do uso em viagens, não podemos negar que consumimos conteúdos estrangeiros o tempo todo: músicas, filmes, produtos, vídeos na internet, notícias, entre outros. Os adultos e adolescentes fazem muito isso, mas as crianças também.
Saber falar inglês é conseguir se comunicar com o mundo, é ter autonomia e um diferencial como pessoa ou profissional. Aliás, esse é um dos fatores que mais motiva os pais a ensinarem inglês para os seus filhos — ou buscar ajudar para isso, claro.
Muitas oportunidades no mercado de trabalho exigem o domínio do inglês, enquanto tantas outras consideram essa habilidade como um “extra” desejável. O fato é que o conhecimento de uma língua tão relevante não pode mesmo passar despercebido nos dias de hoje.
Existem vantagens de começar na infância?
Sabendo que o aprendizado é mesmo necessário ou importante, a dúvida passa a ser quando começar essa caminhada — até porque não se aprende inglês em um ou dois dias. O processo é gradativo, requer dedicação e contato frequente com o idioma.
Há quem ainda pense que a infância não é o momento ideal, pois pode causar muita confusão na cabeça de uma criança aprender duas línguas ao mesmo tempo. Já que durante a educação básica precisamos lidar com todos os detalhes do português, não seria melhor esperar? Vale mesmo a pena oferecer aula de inglês para criancinhas?
A resposta para essas dúvidas é entender que não existe o momento certo ou errado. O que mais importa é aprender inglês e mesmo um idoso que tenha essa vontade deve iniciar seus estudos. Ninguém é velho demais ou novo demais para aprender algo.
Certamente cada etapa do processo de aprendizagem pode demandar outras habilidades e até um grau de maturidade específico. Por exemplo, não adianta tentar ensinar uma criança de dois anos a ler ou escrever em inglês.
Apesar de não haver uma regra, o aprendizado de uma segunda língua durante a infância traz muitos benefícios. Os pequenos têm muita facilidade de assimilar informações, sem falar que esse é um novo estímulo que ajuda a desenvolver o cérebro deles. Uma simples brincadeira é oportunidade de aprender e evoluir.
Como descobrir qual é a idade ideal para começar?
Resolvemos uma questão e logo partimos para a próxima, não é mesmo? Se aprender inglês na infância é uma boa ideia, a preocupação passa a ser a idade ideal para fazer isso.
Mais uma vez, não há regras a serem seguidas. O que os especialistas indicam é que o contato com o idioma comece o quanto antes para “acostumar” a mente da criança. Assim como conversamos com um bebê em português sem que ele entenda o que está sendo dito, a exposição ao inglês pode ser iniciada nos primeiros meses de vida.
Mais tarde, por volta de dois a quatro anos, as escolas já começam a contribuir ativamente no aprendizado. Com exposição constante e lições adequadas para cada faixa etária, a evolução será natural até a aquisição da fluência. Logo, vale sim a pena investir em aula de inglês para criancinhas (de todas as idades)!
É possível auxiliar no aprendizado em casa?
Não há dúvidas de que uma instituição de ensino tem um papel fundamental em tudo isso, seja em um curso de idiomas, seja na escola do dia a dia. Ainda que o foco da população brasileira seja dominar o português, que é a nossa língua oficial, o inglês já faz parte da programação pedagógica de milhares de instituições.
Porém, o apoio familiar faz toda a diferença e ajuda muito nos resultados. Quando a criança é incentivada dentro de casa, o progresso é acelerado. Isso não quer dizer que os pais precisam ser experts no inglês para dar aulas completas ou assumir a função de professores. Basta estimular e reforçar os aprendizados seguindo as ideias a seguir.
Troque o idioma dos desenhos
É comum que os conteúdos (desenhos, filmes, vídeos no YouTube) aqui no Brasil sejam traduzidos, mas sempre que houver a chance de trocar o idioma para o inglês é bom aproveitar.
Pode parecer difícil, mas em pouco tempo as crianças já começam a aprender novas palavras e fazer assimilações do que acontece nas telas com o vocabulário.
Insira músicas na rotina da casa
As músicas são mais uma ferramenta de aprendizado e diversão na rotina. Os pequenos conseguem deixar os ouvidos mais acostumados quando ouvem música em inglês frequentemente — tanto as opções infantis quanto as canções preferidas dos pais, irmãos e outras pessoas do convívio diário.
Tenha opções de livros em inglês
Ler é uma atividade completa para o desenvolvimento de uma criança. Mesmo quem ainda não adquiriu essa capacidade pode ter um momento gostoso de leitura acompanhada, observando as imagens e aprendendo pelos sons. Por isso, não desconsidere a ideia de comprar livros em inglês!
Use a tecnologia
Apesar da diferença de tempo que cada criança acaba passando na frente das telas, a realidade é que as novas gerações têm um contato quase que inevitável com a tecnologia. Então, nada melhor do que aprender em sites e aplicativos que ensinam inglês, não é verdade?
O objetivo é intensificar o contato dos jovens com o idioma sem que isso possa parecer estudo o tempo todo ou algum tipo de sacrifício. A aula de inglês para criancinhas é tão útil quanto fazer o possível para que elas aprendam com naturalidade em qualquer ambiente.
Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, que tal dividir essas informações com seus amigos? Divulgue o post nas suas redes sociais e compartilhe o conteúdo com outros pais, mães e interessados!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material