A importância dos avós na educação infantil

Sem categoriaSuper Destaque

13 de julho de 2022

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 20 de julho de 2022.


Vamos celebrar essa relação especial que gera benefícios para a formação emocional e intelectual das crianças.

No dia 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós, uma data que faz homenagem a quem tanto se dedicou pela família e ainda pode fazer muito pela educação dos netos. Os momentos compartilhados na infância costumam acompanhar quem tem a sorte de viver essa relação afetuosa.

Cultivar uma relação saudável entre netos e avós pode trazer benefícios relevantes para a formação das crianças. A convivência com gerações diferentes é uma forma de trocar experiências e conhecimento, além de demonstrar o carinho e o afeto familiar.

Dizem que avós são “pais em dobro”, pois têm uma segunda oportunidade de participar da criação dos pequenos. Além disso, devido ao fato de carregarem menos responsabilidade, podem agir de uma forma mais leve e tranquila com os netos.

No Guia do Futuro, já abordamos a relevância da figura materna, assim como a parceria entre família e escola. Neste artigo, vamos entender mais sobre a importância dos avós na educação infantil.

Ter experiência faz diferença

O primeiro papel dos avós é complementar, de forma acolhedora e afetiva, a função dos pais, exatamente por não serem os protagonistas na educação dos netos. Em muitos casos, são eles que ajudam os responsáveis a aliviar a rotina intensa dos cuidados com os filhos.

A convivência com os avós torna as crianças mais bem desenvolvidas pessoalmente e cognitivamente. Elas crescem se sentindo amadas, seguras e confiantes, o que resulta em mais autonomia. Isso acontece porque, geralmente, avós são menos superprotetores com os netos do que foram com os filhos. Assim, os pequenos acabam se tornando mais desenvoltos naturalmente.

O segundo papel é fazer a ponte entre passado e presente, contribuindo para a construção do futuro. Ao contarem sobre a infância do pai e da mãe, os avós fazem com que os netos se sintam mais próximos da experiência vivida a cada geração da família. Isso tudo ajuda a criar identidade e sensação de pertencimento, elementos fundamentais para um desenvolvimento emocional saudável.

As novas gerações são marcadas pela convivência com a tecnologia, o que faz com que as crianças se acostumem com o excesso de estímulos das conexões virtuais. Nesse sentido, a convivência com os avós possibilita aos pequenos o contato com um universo diferente, incentivando a empatia e o respeito com aqueles que conheceram o mundo antes deles.

Há quem acredite que os avós podem mimar demais as crianças, o que realmente pode acontecer. Por isso, é preciso fazer alguns combinados para que exista uma mesma regra, ou seja, o que não é permitido na casa dos pais também não deve ser permitido na casa dos avós. Além disso, acompanhar os netos durante as consultas ao pediatra pode ser interessante para aprender novidades sobre os cuidados com a saúde e tirar dúvidas.

Dicas para aproximar as gerações

Celebrar o dia dos avós é uma forma de incentivar o contato e o vínculo entre as gerações. O importante é dar oportunidades para que esse amor crie fortes lembranças e siga com a criança no futuro. Separamos algumas dicas para inspirar grandes momentos em família.

Álbum de memórias

Separar fotos especiais e pedir para os avós compartilharem lembranças é sempre um programa divertido. Eles fortalecem as histórias da família, contando sobre a infância dos pais da criança e como o mundo era no passado. São relatos com sabor, cheios de detalhes, fazendo todos se sentirem de volta a cada momento registrado em imagens.

Férias com os avós

Viajar é uma forma interessante de fortalecer uma relação, pois, desse modo, várias horas serão passadas na companhia da outra pessoa. Não é preciso ir longe para viver esses momentos de conhecimento e diversão juntos. Passar alguns dias na casa dos avós, onde o clima é completamente diferente, já é positivo para o desenvolvimento das crianças.

Brincadeiras antigas

Na correria do nosso cotidiano, muitas tradições se perdem. Felizmente, os avós podem passar tempo com os netos revivendo as brincadeiras de infância do passado. As crianças de hoje, acostumadas com videogames e brinquedos eletrônicos, sempre acabam achando divertidos os jogos simples que os avós “inventam”.

Histórias especiais

Experimente separar alguns livros infantis e colocar nas mãos dos avós para uma tarde de histórias. A fantasia e o imaginário correrão soltos. Eles têm um jeito todo especial de contar, dramatizam fazendo as vozes dos personagens, e, ao final, os pequenos sempre pedem para repetir.

Registrando o amor

Eternizar histórias de vida por meio de pequenos documentários em vídeo ou em um livro é uma forma de registrar a identidade da família. Gravar mensagens de carinho dos avós e dos netos também pode ser um momento marcante. O interessante é que isso seja feito de forma conjunta, sem que um faça, e outro somente assista.

Cozinhando em família

Os avós sempre têm receitas maravilhosas! Os netinhos adoram ir para a cozinha mexer na massa, fazer brigadeiros, vivendo tudo como uma agradável brincadeira. A criançada pode misturar os ingredientes e depois provar o resultado desse trabalho conjunto.

Depois de tantas dicas legais, é hora de arrumar as crianças e partir para a casa dos avós! Antes de ir, não deixe de compartilhar este artigo com outros pais, pois todos precisam se conscientizar da importância dos avós na vida dos pequenos ❤️.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!