Benefícios da Gamificação na Educação

Inovações Educacionais

26 de agosto de 2021

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 26 de agosto de 2021.


Entenda como as escolas podem utilizar os jogos para potencializar o aprendizado.

A gamificação (termo que vem do inglês “gamification”) tornou-se uma das tendências da educação. É baseada na utilização de elementos de jogos digitais (avatares, desafios, rankings e afins) de forma a engajar os alunos para atingir seus objetivos.

Considerando que os games estão profundamente inseridos no nosso cotidiano, é uma escolha estratégica aproveitar essa linguagem tão familiar para as novas gerações. Se os estudantes já vivem nesse universo, a escola pode usar como ferramenta para despertar interesse, aumentar a participação e desenvolver autonomia no aprendizado.

Gamificação na educação não significa trazer um videogame ou fazer da sala de aula um grande tabuleiro. O ponto fundamental é ensinar utilizando a lógica de um jogo, permitindo que as crianças assimilem os conhecimentos de forma lúdica e divertida.

Qual é o caminho para incluir a gamificação na educação?

Especialistas incluem a gamificação dentro das metodologias ativas de aprendizagem. Ou seja, práticas onde o aluno é estimulado a sair da postura passiva do modelo de ensino clássico e passa a ter um papel ativo em sua evolução.

Uma das maneiras mais simples de introduzir essa lógica nas escolas é criar dinâmicas que envolvam desafios, dificuldades crescentes e recompensas. Isso pode ser feito na sala de aula, em ambientes virtuais ou mesmo de forma híbrida, misturando os dois universos de acordo com os propósitos pedagógicos.

Em uma atividade de leitura, por exemplo, a interpretação do texto pode se tornar mais interessante quando o professor cria um jogo. A identificação das informações relevantes se transforma então em uma competição divertida, onde os alunos avançam na medida em que conectam os argumentos apresentados.

O potencial educacional da gamificação é enorme, pois estimula também competências socioemocionais como liderança, resiliência, colaboração, empatia e criatividade. Uma competição sadia provoca diversos sentimentos que podem ser trabalhados para aumentar o repertório comportamental dos estudantes. Todo mundo pode ganhar quando o aprendizado está dentro do jogo.

Saiba mais sobre as principais ferramentas da gamificação.

Gerar uma ideia de progressão é muito importante. Os jogadores precisam saber que estão caminhando na direção certa e ganhando em aprendizado. Afinal, é ver a própria evolução que cria o sentimento de motivação, deixando a sensação de estagnação bem longe. Qualquer que seja a atividade, sua estrutura precisa deixar esse caminho de crescimento evidente aos participantes, evitando a desmotivação e o abandono no meio do processo.

Cada vitória precisa levar a uma recompensa. Essa também é uma forma de obter feedback positivo e estimular o engajamento. Um sistema de pontuação deve ser coerente para todos e trazer vantagens aos jogadores mais dedicados. Desta maneira, os participantes conseguirão perceber claramente as regras da dinâmica e os benefícios de cada decisão que tomarem.

Em todas as etapas do jogo, é fundamental que sejam fornecidos feedbacks para que os participantes tenham conhecimento sobre seu rendimento. Isso significa que, antes de avançar nas atividades, é preciso mostrar onde os alunos estão acertando e quais são os pontos a melhorar. Usando as plataformas digitais, esse processo pode ser feito de forma bem rápida, potencializando o tempo de contato efetivo com os conteúdos em sala de aula.

Quando um jogo realmente nos envolve, somos movidos rumo ao lado mais positivo do nosso espectro emocional. Assim experimentamos uma sensação de triunfo, de conquistar algo importante. Por isso a gamificação é capaz de instruir de forma divertida e nos ajudar a acessar até mesmo assuntos mais complexos.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhar com os seus amigos, em seus perfis de redes sociais!

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!