
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 22 de dezembro de 2021.
5 maneiras de aproveitar o recesso escolar e renovar as energias para o próximo semestre
Um dos momentos mais aguardados pelos pequenos definitivamente são as férias. A contagem regressiva para o fim do calendário escolar anual gera a expectativa de viajar, brincar o dia todo e acordar um pouquinho mais tarde. É chegada a hora de desfrutar o descanso merecido após um ano de rotina por muitas vezes exaustiva, tanto para as crianças quanto para os pais.
A Academia Norte Americana de Pediatria, publicou um artigo sobre o papel do recesso escolar que, quando bem supervisionado, proporciona benefícios cognitivos, sociais, emocionais e físicos. Os pesquisadores observaram tanto os intervalos entre aulas quanto o período de férias e, a partir dos dados coletados, apontam o recesso como peça fundamental para que a criança consiga fixar os ensinamentos transmitidos durante o semestre.
É tempo do pequeno estreitar os laços familiares e aprender como se relacionar com outras crianças por meio das brincadeiras em grupo, além de apreciar novas experiências que despertam a criatividade, autonomia e melhoram a autoestima. Para esse importante momento, separamos cinco atividades que passam longe dos aparelhos eletrônicos, mas que garantem a diversão com aprendizado.
5 maneiras de aproveitar as férias escolares
Brincadeiras ao ar livre
Realizar brincadeiras ou qualquer outra atividade de lazer em ambiente externo traz um novo vigor para criança. Pode ser piquenique na grama, bolhas de sabão, jogos com bola, pular corda ou simplesmente tirar o brinquedo da sala de casa e levar para uma área externa. Se for possível, busque por lugares com vegetação como parques e bosques. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, explorar o contato com a natureza estimula a curiosidade, a criatividade e propicia relaxamento durante a fase de desenvolvimento corporal, cerebral e emocional do pequeno.
Programação com os amigos
Aproveite que outros amigos também estarão de férias e converse com os responsáveis para combinarem atividades em grupo como ir ao cinema, passar o dia num parque de diversões, fazer um passeio cultural, uma viagem de final de semana, práticas esportivas ou criar gincanas mais elaboradas ao ar livre. Os encontros para lazer em grupo promovem a socialização do seu filho e desenvolvem competências colaborativas.
Leitura nas férias
Um hábito que não pode ser deixado de lado durante as férias é o da leitura. Você pode participar lendo para o pequeno ou deixar que ele explore a história sozinho. A criança também pode inventar uma nova versão para a historinha favorita, um novo final e quem sabe fazer um teatro de fantoches a partir de um dos seus livros. Aproveitem o tempo livre para arrumarem juntos um cantinho de leitura. Conheça nossa seleção de livros para ler em família e se inspire!
Jogos de tabuleiro
Explore essas brincadeiras para fortalecer os laços familiares! Os desafios dos jogos de tabuleiro são excelentes para o raciocínio lógico e ampliam o senso de competitividade saudável, sem contar a gostosa sensação de nostalgia que causa nos pais. É a chance de apresentar seus jogos favoritos e dar a oportunidade do seu filho conhecer um pouco mais sobre seus gostos de infância. Chame todo mundo, montem os times e divirtam-se!
Leve a diversão para a cozinha
Sabe aquele prato que faz sucesso em casa? Pode ser a desculpa para vocês cozinharem juntos nas férias. Para garantir a segurança na cozinha e manter as crianças pequenas longe dos acidentes domésticos, uma dica é deixar tudo cortado e convidar alguém para ficar de olho nas panelas quentes. Aproximar a criança da cozinha é uma oportunidade de mostrar novos sabores, promover autonomia e ajuda principalmente a construir hábitos alimentares mais saudáveis. Se o pequeno curtir a experiência, pode criar seu próprio caderno de receitas!
Renovação das energias para o próximo semestre
As atividades devem ser atrativas para a criança, portanto converse antes com seu filho e faça as escolhas de acordo com o interesse dele e também conforme a disponibilidade financeira e de tempo da família.
Apesar de ser um período de relaxamento, a rotina básica do dia a dia como horário das refeições, de tomar banho, de dormir e as tarefas de casa devem ser preservadas. Caso a criança mude o horário de dormir, por exemplo, terá dificuldade em retomar o hábito que tinha durante as aulas.
Férias bem aproveitadas são aquelas que proporcionam descanso, ótimas recordações, melhoram a autoestima e recarregam as energias para voltar às aulas.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material