5 dicas para despertar o interesse das crianças pelas ciências

DestaqueFamília e Escola

10 de fevereiro de 2022

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 10 de fevereiro de 2022.


Entenda sua importância para a humanidade e para o futuro do seu filho.

Definida por Aristóteles como um “conhecimento demonstrativo”, a ciência está presente em tudo: na construção de uma casa, nos eletrônicos, na maneira em como nos locomovemos e até mesmo no preparo dos alimentos. Graças aos seus avanços, temos hoje uma expectativa de vida maior e com mais qualidade.

De origem latina, a palavra ciência (saber ou conhecimento) representa todo o aprendizado conquistado por meio de estudo ou prática, buscando compreender as leis naturais da vida. Dizemos que a ciência é cumulativa, pois é um entendimento construído a partir de outro, sendo acumulado ao longo da vida. Envolve muitas pesquisas, testes, comparações, medições e análises.

Para ser cientista é preciso ter uma característica muito natural para as crianças: a curiosidade. Qualidade que leva os pequenos a questionarem tudo, alimenta seu desejo insaciável de explorar algo e fazer novas descobertas.

Por que aprender ciências é tão importante

Dentre as recomendações da BNCC está o letramento científico, tendo como finalidade garantir que os alunos compreendam e interpretem conhecimentos nos mais diferentes contextos.

Quando a criança começa a descobrir como as coisas surgem e funcionam, naturalmente ela passa a enxergar o mundo de outra forma. A habilidade de observar e analisar detalhadamente as transformações que estão a sua volta irá contribuir para o desenvolvimento de uma percepção cada vez mais refinada, raciocínio lógico e principalmente a capacidade de reunir informações para resolver problemas.

Estudos sobre o futuro das profissões mostram que o mercado exigirá cada vez mais conhecimentos no campo da ciência e tecnologia. Isso reforça a necessidade de aproximarmos as crianças das chamadas disciplinas STEM, sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Aqui no Guia do Futuro já falamos sobre a urgência de termos mais meninas nas exatas, com indicação de projetos e programas educacionais. Não deixe de conferir!

5 Dicas para despertar nossos pequenos cientistas

Para irmos além dos já conhecidos brinquedos educativos, selecionamos outras atividades lúdicas que irão contribuir para o processo de aprendizado durante a infância.

Contato com a natureza e passeios científicos

O contato com a natureza ou uma ida ao museu geram oportunidades importantes de aprendizado. São locais onde a criança exercita habilidades científicas como a de observação e investigação. Quando houver disponibilidade, aproveite a visita guiada para enriquecer o passeio. Se o pequeno perguntar algo que também é desconhecido para você, convide-o para pesquisarem juntos. 

Experimentos na cozinha

O cheiro de bolo saindo do forno, a fermentação do pão e a oxidação da maçã são alguns exemplos de reações que acontecem na cozinha e podem ser explicadas pela ciência. Toda receita envolve processos e transformação dos alimentos. Portanto, cozinhar pode ser uma ótima atividade para o pequeno aprender alguns conceitos científicos colocando a mão na massa!

Séries infantis educativas

Que tal transformar o hábito de ver séries ou desenhos em um momento de aprendizado? O audiovisual pode ser um grande aliado e por isso separamos duas séries:

Ônibus Mágico (Netflix): Revivendo a série clássica de 1994, esta nova versão de “O Ônibus Mágico” reúne uma turminha de alunos curiosos, que vão ser guiados pela professora Frizzle em passeios divertidos e muito científicos.

Show da Luna (Youtube e Canal Discovery Kids): O Show da Luna é uma série brasileira de uma menina de 6 anos totalmente apaixonada por ciências! Para ela, o planeta Terra é um laboratório gigante. A cada episódio, uma curiosidade é abordada, seja no quintal de casa ou na praia. Luna, Júpiter (seu irmão mais novo de quatro anos) e Cláudio (o furão de estimação da família) praticam ciência diariamente, formulando hipóteses e fazendo experimentos. Criativa, curiosa e destemida, Luna utiliza sua imaginação para descobrir suas diversas dúvidas.

Leitura

Sempre que possível tentamos inserir dicas de livros em nossos artigos, pois acreditamos no potencial que a leitura tem de ajudar no desenvolvimento emocional e intelectual das crianças. Desta vez escolhemos duas obras cheias de dicas preciosas e uma revista científica voltada para o público infantil. Confira!

30 Conceitos Essenciais para Crianças: Ciências – Descobertas, Teorias e Experimentos Divertidos

Uma divertida introdução ao universo da ciência, esse livro explora 30 descobertas e teorias fundamentais do pensamento científico. Aborda seis períodos: Grécia Antiga; A Revolução Científica; Era da Razão; Indústria Moderna; Ciência Moderna e Ciência Atual.  Apresentados de forma clara e objetiva, os textos são acompanhados de ilustrações que facilitam a compreensão. Inclui temas como a velocidade do som, a modificação genética, a teoria da relatividade, o “big bang” e muitos outros. O pequeno cientista poderá fazer experimentos interessantes: combinar os elementos químicos da tabela periódica, construir um eletroímã, descobrir o centro de gravidade e até extrair seu próprio DNA.

O Grande Livro das Ciências – Manual do Mundo

Supercolorido, rabiscado de marca-texto e com ilustrações engraçadas, este livro é garantia de informação e diversão. Aborda assuntos relacionados ao universo e sistema solar, reações químicas, investigação científica, Leis de Newton, eletricidade, magnetismo, estrutura da terra, sistemas corpóreos, teoria celular, clima, evolução, fósseis, ecossistemas e muito mais. Para ajudar os pequenos com os estudos, o livro conta com macetes de memória, definições simples, tabelas práticas e testes de conhecimento.

Revista Ciência Hoje das Crianças (CHC)

É a primeira revista no país a falar sobre o assunto para o público infantil e está presente na biblioteca de mais de 60 mil escolas brasileiras.Folheando a CHC, você vai encontrar os dinossauros Rex e Diná, além do zangão Zíper. Vira e mexe essa turma aparece para apresentar animais ameaçados de extinção, fazer descobertas sobre o passado da Terra, conversar sobre o futuro, responder perguntas e ajudar as crianças a fazerem experimentos. Disponível nas versões impressa e digital.

Canais no Youtube

O Youtube já se tornou a principal rede social para quem busca por conhecimento, então separamos dois canais famosos pelos seus vídeos voltados para o estudo de ciências e curiosidades sobre o nosso planeta.

Manual do Mundo: está no ar desde 2008 e é o maior canal em língua portuguesa de ciência e tecnologia. Formado em jornalismo, Iberê Thenório apresenta os vídeos de maneira muito bem humorada ao lado de sua esposa Mari. O canal surgiu da ideia de ensinar as pessoas a fazerem coisas em casa, então você encontrará muitos vídeos com experimentos e também visitas a lugares interessantes como usinas e até mesmo um porta-aviões.

Minuto da Terra: a versão brasileira do MinuteEarth, o canal Minuto Terra ensina ciências e histórias sobre o nosso planeta para crianças e adultos por meio de animações curtas que duram até 3 minutos. Com muita criatividade e um toque de humor, seus vídeos falam sobre fatos inusitados como descobrir qual é o ser vivo mais alto do mundo. As animações tornam o processo de aprendizagem mais descontraído.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!