Como lidar bem com as mudanças de humor na adolescência?

Educação Socioemocional

3 de março de 2021

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 3 de março de 2021.


Os motivos das mudanças de humor na adolescência vão além das alterações hormonais, como a maioria das pessoas pensa. Essa fase é marcada por muita diversão e descobertas. Porém, os medos e as inseguranças naturais desse processo de amadurecimento também contribuem com a alteração dos sentimentos.

Por outro lado, assim como o próprio adolescente, os pais ficam sem saber como reagir durante essa fase. É comum ter a dúvida de até que ponto tal atitude é uma consequência das mudanças de humor na adolescência ou é uma rebeldia. Portanto, os conflitos podem acontecer e piorar o relacionamento entre pais e filhos.

Nesse sentido, criamos este artigo com dicas para ajudar os pais a lidar melhor durante as alterações do filho na adolescência, bem como quando procurar ajuda. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Compartilhe as suas experiências

É comum os adultos lembrarem da sua adolescência de uma forma romantizada, como se tudo fosse legal. Portanto, esquecem dos conflitos que essa fase traz, como medos de não serem aceitos nos grupos de amigos, insegurança de ter que escolher uma profissão, precisar ter mais autonomia, menos regalias da infância e outros.

Enfim, são sentimentos que todo adolescente tem, porém, ele pensa ser o único a passar por isso. Nesse sentido, os pais podem compartilhar as suas vivências da adolescência para que o filho entenda o quanto é natural esses anseios e, principalmente, que são passageiros.

É um momento de conversar abertamente de modo amigável para que o adolescente conheça mais sobre os seus pais e, inclusive, veja o quanto essa faixa etária pode ser mais leve e de aprendizagem.

Dê atenção

Geralmente, é muito falado sobre os pais serem presentes e atenciosos com os filhos pequenos. Contudo, não podemos negligenciar que os filhos maiores, bem como os adolescentes também precisam de muita atenção e cuidados da família. Afinal, a fase é repleta de transformações, por isso eles não podem se sentir sozinhos.

Muitas vezes, o filho tem atitudes rebeldes e inexplicáveis, apenas para chamar a atenção dos adultos. Esse tipo de carência também é natural da idade, porém pode ser facilmente revertida se os pais estiverem presentes na vida do filho, como investirem em um tempo de qualidade juntos.

Pode acontecer de na adolescência os filhos irem sozinhos para escola, por exemplo, e ter menos contato com os pais. Entretanto, os vínculos não podem ser quebrados nessa fase, visando sempre a aproximação.

Estabeleça regras e limites

Outro ponto comum é o adolescente se sentir autoconfiante o suficiente para fazer o que e como quiser na hora que der vontade. Nesse caso, os pais precisam ser firmes, bem como prudentes. Afinal, a adolescência oferece muitos riscos, como vontades de experimentar coisas perigosas e irreversíveis.

Portanto, os pais precisam intervir com regras a serem seguidas e limites para o filho não se perder em ilusões. Atitudes como ter horários para estudar, ajudar nas tarefas domésticas, não passar horas com os amigos ou nos games, ter compromisso com a família e outros são maneiras de mostrar que o filho deve ter responsabilidades.

Essas regras e limites precisam ser dosadas e alinhadas com o adolescente. Afinal, a intenção é educá-lo e prepará-lo para a vida adulta, mas sem impedir o filho de aproveitar os benefícios da adolescência.

Fortaleça os laços

Os laços da família devem ser construídos desde a primeira infância, pois fortalece a formação do adulto, tornando-o mais seguro e consciente das suas responsabilidades. No entanto, nas fases pré-adolescência e a própria adolescência as mudanças emotivas do filho e confusão dos pais em como lidar, pode distanciar esses laços.

É comum que ocorram algumas alterações nesse relacionamento, porém a família precisa se dedicar para que seja uma transformação construtiva, bem como para que quando a fase passar, os vínculos estejam ainda mais fortes. Portanto, priorize o contato com o seu filho, passeiem e demonstrem interesse em ajudar um ao outro.

É importante lembrar que os pais têm um papel importante na vida do filho, por isso é fundamental que estejam unidos em todos os momentos.

Mantenha a mente aberta

Na maioria das vezes, as mudanças de humor na adolescência vão acontecer por motivos de sentimentos e vontades de fazer algo, mas não poder. Por exemplo, querer ir a uma festa dos amigos e voltar mais tarde. Os pais, geralmente, não vão deixar isso acontecer, pois vão lembrar que na época deles as festas terminavam mais cedo.

No entanto, é relevante que os pais entendam o quanto o mundo mudou ao longo dos anos e não significa, necessariamente, que algumas mudanças sejam erradas. Por isso, esteja aberto para entender que a adolescência do seu filho é diferente da sua, mas se você o educou com confiança, ele pode ir à festa e voltar um pouco mais tarde, dentro dos limites.

Nessa fase dos filhos, é importante que os pais também se transformem e aprendam com eles, sempre com os devidos cuidados e responsabilidades.

Mostre bons exemplos

Independentemente da idade dos filhos, eles sempre aprendem com exemplos dos adultos, bem como os costumes da família. Nesse sentido, quando o adolescente grita, fala palavrão ou é agressivo, os pais precisam observar se essas atitudes também acontecem entre eles. Portanto, se torna um reflexo do que o filho aprende.

Contudo, o bom exemplo vale para todas as ações dos pais, como agir com responsabilidade no trabalho e respeitar as pessoas. Isso fortalece a educação do adolescente e ele aprende como agir em vários momentos, inclusive nas frustrações e nos incômodos.

Ofereça o seu apoio

Os pais contribuem para a autoconfiança e autonomia do filho. Nesse sentido, os adolescentes precisam sentir o apoio da família como um impulso para conquistar os seus objetivos. Quando os pais reconhecem os seus esforços e sucesso o filho se sente mais capaz.

Por outro lado, quando algo dá errado, o filho tem segurança para compartilhar com os pais e buscar apoio para resolver o problema. Isso evita que ele esconda os problemas e, consequentemente, corra o risco de aumentar as dificuldades prejudicando o adolescente.

Como vimos até aqui, as mudanças de humor na adolescência são naturais, bem como compreensíveis. Afinal, o adolescente precisa aprender a lidar com os seus sentimentos e ansiedade da vida adulta que logo chegará. No entanto, se você notar o seu filho frequentemente distante, desinteressado e isolado, é hora de procurar ajuda! Um profissional pode auxiliá-lo nesse processo para que seja menos sofrido.

Por fim, saiba mais sobre a saúde mental na adolescência em nosso outro artigo!

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!