Como lidar com a adaptação escolar das crianças? Saiba mais!
Família e EscolaSuper Destaque22 de agosto de 2020
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.
O processo de adaptação escolar pode ser bastante complexo, tanto para os pais como para as crianças. Nesse momento, normalmente, surge uma insegurança para ambas as partes. Afinal, mesmo que a separação seja somente por algumas horas, ela pode ser dolorosa. Os pais sabem que um dia precisarão deixar os filhos mais independentes, porém, às vezes, são eles que acabam sentindo mais falta do convívio. Por isso, é necessário ser cauteloso para não passar mais insegurança para os pequenos.
É normal fazer pesquisas de escolas, conversar com os coordenadores pedagógicos e, inclusive, com outros pais, para entender como tornar esse processo mais tranquilo, além da preocupação de encontrar um ambiente seguro e agradável. No entanto, fazendo um planejamento para ajudar na transformação da rotina, o cenário pode se tornar bastante positivo e resultar em uma transição otimista para as crianças, para os pais e também para os professores.
Portanto, é fundamental os adultos entenderem as mudanças significativas dessa fase infantil e passar seu conhecimento às crianças sobre a importância do convívio escolar. A instituição, por sua vez, além de orientar os pais com as devidas estratégias, também precisa estar preparada para acolher e oferecer muita atenção, principalmente, nos primeiros dias dos pequenos.
Essa importante fase, além das mudanças, é acompanhada por diversas dúvidas. Preparamos este post com orientações para fazer as crianças se adaptarem facilmente ao ambiente escolar. Continue a leitura!
Prepare a mudança na rotina
Algumas crianças sofrem mais que outras com mudanças na rotina. Entretanto, em todo caso, é interessante conversar com antecedência sobre a escola e mudar gradualmente os hábitos. Em momentos de descontração, e de modo natural, comente sobre como ela é, o que se faz lá, e as chances da criança frequentar esse ambiente. Depois, mostre a escola, faça o trajeto juntos, e se acostumem a acordar ou almoçar dentro do horário necessário para ir à aula.
Inicie o aprendizado em casa
Além da criança passar por uma adaptação escolar, ela também terá contato com inúmeras coisas novas, como letras, números, cores etc. Por isso, procure incentivar esse tipo de aprendizagem já em casa. Quanto antes os pequenos tiverem esses estímulos, maior será seu desenvolvimento e capacidade de acompanhar o restante da classe. Inclusive, deixe eles manusearem livros, lápis e papéis. Esses primeiros contatos diminuem os estranhamentos quando começarem as aulas.
Faça da escola um evento interessante
Estimule a criança a se empolgar com o início das aulas e faça ela participar da compra do uniforme e dos materiais. Mostre o quanto o uniforme ficou bonito, ajude na escolha dos cadernos preferidos, as canetinhas coloridas, as massas de modelar etc. Encontre mochilas divertidas e faça com que ela perceba que todo o material comprado será usado na escola, com os professores e os coleguinhas. As compras serão como uma festa, e assim que chegar na escola, a criança ficará animada para começar as atividades.
Prepare o momento de despedida
Às vezes, toda a preparação para chegar na escola saiu exatamente como o planejado: pais seguros, crianças empolgadas e professores receptivos. Mas na hora de falar “tchau”, vem aquela tristeza. Se mantenha firme e dê apoio aos pequenos. Mostre quantas oportunidades essa nova situação oferece: novos amigos, brincadeiras, conhecimentos e, claro, aventuras diárias. Também evite frases que gerem expectativas, como “logo eu venho te buscar”, pois a espera pode fazer com que o tempo pareça ainda mais extenso, além de dificultar o relacionamento com os coleguinhas e professores.
Entenda o tempo de adaptação escolar
O processo de adaptação de cada criança na escola é individual. Algumas se relacionam facilmente, outras podem ficar introspectivas ou até chorar. O fato é que não existe um jeito certo ou errado de os pequenos reagirem, mas cabe aos adultos entender o tempo de cada um. É uma novidade colocá-los em um círculo com pessoas estranhas, ainda mais longe da família — principalmente da mãe. Dessa forma, alguns pequenos ficam metade do período e vão embora, pois essa fase faz parte do amadurecimento emocional e social.
Participe da vida da criança
Para demonstrar interesse e incentivar a segurança dos pequenos, faça perguntas, por exemplo: como foi a escola hoje? Incentive a contar sobre as atividades feitas e sobre os amiguinhos e professores. Conforme perceba empolgação em determinado assunto, explore ainda mais. No entanto, caso observe a falta de resposta ou caso sejam evasivas, pode ser algum sinal negativo na escola. Sendo assim, é hora de investigar a experiência para evitar maiores desconfortos.
Compartilhe histórias e lembranças
Normalmente, as crianças gostam muito de ouvir histórias, e se mostram bastante curiosas com lembranças vividas pelos pais ou avós. Dessa maneira, busque fotos de sua época de escola e conte algumas de suas experiências: como eram as aulas, os professores, quais brincadeiras mais gostava, algum material preferido e outras lembranças para mostrar que você também passou por essa fase. Se não tiver muitas histórias, não tem problema, busque outras situações parecidas ou pessoas para contar algum fato e gerar esse conforto.
Tenha um bom relacionamento com a escola e com os professores
A relação entre família e escola é fundamental para a adequação da criança, pois podemos considerar a instituição como uma extensão da nossa casa. Por isso, a comunicação entre os pedagogos e os responsáveis deve ser clara, assim como informar sobre a rotina da criança, por exemplo, se chorou, se comeu, se brincou etc.
Por parte dos pais também deve haver essa troca de informações. Se o pequeno não dormiu bem a noite, se tiveram algum problema em casa — como a perda de um familiar —, qualquer fato deve ser informado, pois a criança pode ficar mais desatenta e precisar de maior conforto dos professores.
A adaptação escolar pode ser um período de muitas surpresas, tanto para crianças e pais como para os professores que estão acostumados com essa rotina. Por fim, procure a troca de experiências com pais que já passaram por essa fase, estabeleça um vínculo com a escola e participe da rotina do seu filho, dando mais liberdade para dividir o seu dia a dia. Essa fase é importante para o desenvolvimento social, emotivo, cognitivo e motor da criança.
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