Confira a importância do aprendizado de uma segunda língua na infância

Família e Escola

8 de janeiro de 2021

Gleiciara Terra
Gleiciara Terra

Professora de Inglês, Espanhol e Português, formada pela Ferlagos - Faculdade da Região dos Lagos. Concluinte de Pedagogia (Unifacvest) e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia (Study EAD).Publicado em . | Atualizado em 8 de janeiro de 2021.


Neste mundo cada vez mais globalizado e conectado em que vivemos, cresce, constantemente, a necessidade de nos comunicarmos em outro idioma além de nossa língua materna. Contudo, por que não começarmos cedo?

Estudos comprovam que aprender outro idioma na infância, ainda nas mais tenras idades, estimula o cérebro e desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração. Além disso, há relatos que comprovam que quem aprende um segundo idioma passa a usar melhor sua língua-mãe. A capacidade de adaptar-se ao novo e a desinibição das crianças tendem a ser maiores do que as dos adultos, favorecendo plenamente a aprendizagem e o bom desempenho.

É na primeira infância, entre 2 e 5 anos, o momento mais propício para se aprender um novo idioma.  Nessa fase, as crianças possuem a habilidade de aprender mais aguçada, estão prontas para isso, já que o cérebro infantil, por estar em formação, possui muita elasticidade e facilidade na absorção e decodificação das novas informações. Logo, quanto mais novas, mais absorvem novos aprendizados!

Além de inúmeros benefícios frutos do aprendizado de uma segunda língua na infância, podemos acrescentar ainda que:

1- Ao aprender um outro idioma, uma criança tem sua autoestima, socialização e habilidades matemáticas ainda mais aprimoradas.

2- Cientistas confirmam que uma criança aprende uma segunda língua naturalmente como adquiriu a primeira, não gerando nenhuma confusão mental, nem representando qualquer tipo de poluição linguística, atraso no aprendizado ou prejuízo à sua capacidade comunicativa.

3- Auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança, pois esta, ao ouvir palavras estrangeiras, consegue perceber os sons com mais nitidez e clareza do que um adulto. Além disso, a criança tem mais flexibilidade na articulação dessas palavras, podendo, dessa forma, atingir a fluência mais rapidamente.

4- Devido à naturalidade e espontaneidade da criança (o que a difere bastante do adulto), ao aprender uma nova língua, essa se expressa sem inibição ou timidez.

5- Devido à capacidade de raciocínio ser beneficiada quando o cérebro é exercitado, o rendimento escolar pode ser potencializado, as funções cognitivas estimuladas e o aproveitamento das demais disciplinas escolares ser muito positivo.

Outro ponto muito importante é que, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a exigência por qualificação torna-se imprescindível. Destaca-se profissionalmente quem se apresenta com mais ferramentas e está apto em sua utilização.  Sendo assim, dominar uma segunda língua é, seguramente, destacar-se. Iniciar esse processo o quanto antes é extremamente importante e pode assegurar um futuro promissor.

Também é importante salientar que, ao aprender um novo idioma, inicia-se, consequentemente, o conhecimento de uma nova cultura. Ao apresentarmos novas culturas a uma criança, estamos, de fato, abrindo portas e apresentando-lhe o mundo. 

O contato com outras culturas desde bem cedo favorece a aquisição da tolerância e da empatia. O comportamento tolerante com as diferenças maximiza as potencialidades das relações interpessoais e minimiza situações de falta de inclusão, discriminação, preconceito, xenofobia, entre outros. 

Por fim, pensamos ser o inglês, por tratar-se de uma língua franca, a primeira a ser aprendida e, em segundo lugar, o aprendizado do espanhol seria um diferencial que acrescentaria ainda mais ao indivíduo.

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