Confira as principais dificuldades de aprendizagem identificadas na escola

Dia a Dia na Escola

24 de fevereiro de 2021

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 24 de fevereiro de 2021.


A vida escolar, às vezes, para algumas crianças pode ser marcada por obstáculos maiores, comparados a outras. Afinal, nessa fase é possível notar as principais dificuldades de aprendizagem identificadas na escola, pois na maioria dos casos fica difícil perceber em casa, apenas com os pais.

Sendo assim, o ambiente escolar não é necessariamente um lugar só de sucesso, mas também de reconhecimento e aprendizagem para lidar com situações duradouras ou permanentes. Alguns déficits interferem na aprendizagem da criança, o que pode acabar sendo rotulado como preguiça, tristeza, sono e até agitação.

Pensando nisso, criamos este post para que você possa entender quais são as dificuldades de aprendizagem que podem ser identificadas apenas nas escolas, bem como resolver esse problema. Portanto, acompanhe a leitura!

Conheça o papel da escola

A escola tem um papel fundamental na vida das crianças. Desde os primeiros anos de um bebê, ela é capaz de oferecer os estímulos certos que complementam a educação e aprendizagem vinda de casa. Nesse sentido, os educadores envolvidos passam a fazer parte do crescimento dos pequenos, acompanhando as suas evoluções e desenvolvimentos.

Com as atividades de rotina da escola, é possível notar como cada criança reage a determinado desafio e na maioria das vezes, pode ocorrer dificuldades para entender algo ou encontrar um meio para solucionar os problemas. Contudo, não significa necessariamente um problema grave, apenas algum obstáculo que logo é possível contornar.

No entanto, quando algo começa a fugir muito do comum, apresentando sintomas, como esquecimento, falta de atenção, grafia inadequada, agitação ou desinteresse, são sinais de alerta para a escola comunicar os pais. Afinal, mesmo não tendo uma regra, existe um padrão de tempo de aprendizagem e desenvolvimento natural que deve ser respeitado. Quando isso não acontece, deve ser averiguado as causas.

Saiba sobre as principais dificuldades de aprendizagem identificadas na escola

Quando os primeiros problemas surgem, é comum o filho se sentir mal por notar que está atrasado na sua aprendizagem, se comparando com os colegas. Além disso, outros alunos podem praticar bullying com essa criança. A soma dessas consequências aumenta ainda mais as dificuldades de desenvolvimento na escola, resultando em notas baixas, por exemplo.

Por isso, é relevante entender quais são as principais dificuldades de aprendizagem identificadas na escola. Citaremos cada uma a seguir.

Déficit de atenção

Talvez, esse seja o problema mais comum, não apenas nas crianças, pois ele pode ocorrer em adultos também. O Transtorno de déficit de atenção (TDA), geralmente afeta a aprendizagem da criança, pois sistemas cerebrais tendem a ficar mais lentos. Consequentemente, interfere na memorização e concentração.

Esse problema pode gerar hiperatividade e impulsividade. Por isso, deve haver um diagnóstico médico, bem como acompanhamento para o tratamento mais adequado. Não se sabe a causa do TDA, mas pode ser genético ou orgânico. Porém, o profissional analisará e verificará se existe mais algum transtorno contribuinte com essas causas.

Dislexia

Já a dislexia também é comum e pode acontecer em todas as redes de ensino, sendo que não significa uma incompetência da escola ou do professor. Se trata de uma dificuldade que a criança tem em ler e escrever, podendo levantar suspeitas nos primeiros anos de vida, porém ter a certeza na fase escolar.

As crianças que sofrem com esse problema têm dificuldade em reconhecer com fluência as palavras, prejudicando até para soletrar. Esse distúrbio afeta a fala e pode comprometer diretamente a leitura. Também é comum a dificuldade em memorizar as regras de ortografia e ter atenção.

Dificuldades na fala

Outro obstáculo que pode ser notado na escola, é a dislalia, nome dado a dificuldade na fala da criança. Geralmente, ela tende a não pronunciar adequadamente as palavras, emitindo sons errados e trocando sílabas, isso torna a comunicação confusa. Entretanto, é comum em crianças com lábio leporino ou língua flácida.

Problemas com matemática

Apesar da matemática ser um desafio para muitas pessoas, algumas delas sofrem ainda mais por ser um distúrbio chamado discalculia. Esse obstáculo está ligado às habilidades com operações matemáticas, portanto no caso, a criança não consegue resolver ou identificar números e equações, por exemplo.

Existem quatro tipos de discalculia e para cada um tem um sintoma e dificuldade diferente, como:

  • operacional: a criança não consegue resolver operações simples;
  • gráfica: não desenvolve a escrita dos símbolos da matemática;
  • léxica: relacionado a leitura e compreensão matemática, como dificuldade com números, símbolos e operações;
  • verbal: por fim, essa é a dificuldade em entender os conceitos da matéria.

Entenda como lidar com a situação

Quando esse tipo de situação acontece com um filho, é compreensível que alguns pais fiquem surpresos ou que não aceitem a dificuldade da criança, ainda mais se tiver outros problemas agravantes. No entanto, os pais precisam saber lidar para ajudar a criança.

Aproxime-se da sua criança

Em estágios mais avançados do problema, pode ser notado pelo próprio filho e pelos colegas de classe que ele esteja mais lento na aprendizagem. De modo geral, isso afeta a auto estima da criança, consequentemente piora o quadro e pode trazer outros distúrbios, como depressão.

Por isso, é fundamental a família estar perto apoiando o filho para superar esse desafio. Portanto, estabeleça uma comunicação, se interesse pela rotina da criança e participe dos sucessos e soluções dos problemas.

Converse com os professores e educadores

Se a dificuldade for diagnosticada pela escola, ficará mais fácil ter uma conversa com os professores. Todavia, esteja disponível para ouvir e falar sobre o seu filho, pois nesse caso, uma conversa clara é a melhor opção para encontrar o tratamento adequado à criança.

Pesquise um tratamento ou solução

Quando a dificuldade surgir, não tente esconder o problema, mas sim busque ajuda para tratar e resolver. Alguns obstáculos podem ser solucionados e outros amenizados, desde que tenha o acompanhamento ou tratamento certo. Por isso, não negligencie o bem-estar e aprendizagem da sua criança.

Agora que você sabe sobre as principais dificuldades de aprendizagem identificadas na escola, é relevante afirmar que esses problemas podem ser contornados com o apoio da família. A criança pode precisar de um acompanhamento multidisciplinar para melhorar a sua aprendizagem, portanto pode se desenvolver normalmente.

Por fim, aproveite para ler o nosso artigo com 5 dicas para criar uma rotina de estudos para o seu filho.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!