Conheça os principais métodos de aprendizagem e seus funcionamentos

24 de novembro de 2020

Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 3 de dezembro de 2020.
Todo avanço que vemos na educação é baseado em estudos, pesquisas e aplicações. Dentro desse contexto, vários métodos de aprendizagem foram desenvolvidos para que os alunos lidem melhor com as novas formas de aprendizado e também para melhorar os currículos e a orientação advinda dos planos de aula.
É por meio do método de ensino que a escola definirá quais os conteúdos serão ensinados — tendo como fundamentação a Base Nacional Comum Curricular —, o método de ensino, qual será a maneira de avaliação e de reavaliação, se necessário.
No entanto, sabemos que atualmente os estudos se difundiram de uma maneira muito rápida. Essa é uma boa característica, mas se manter atualizado pode ser difícil, principalmente para pais ou responsáveis que desejam desempenhar um bom papel na educação dos filhos.
É pensando nisso que trouxemos este conteúdo. Aqui, você conhecerá vários métodos de aprendizagem utilizados pelas escolas, como eles funcionam e descobrirá qual pode ser o mais adequado para a adaptação escolar do seu filho. Boa leitura!
Metodologia de ensino tradicional
A metodologia de ensino tradicional é conhecida também como “aula expositiva”. Nesse cenário, o professor é o detentor do conhecimento e o aluno é o receptor, ou seja, o docente narra os fatos e os discentes escutam, fazem relações e anotam o que for relevante.
Após esse processo de transmissão de conhecimento, o formador, geralmente, pede aos alunos que resolvam alguns exercícios de fixação. Nessa parte da aula, os discentes terão a oportunidade de colocar em prática o que foi explanado e explorarem suas dúvidas. Ao final de cada etapa de ensino, que pode ser mensal, bimestral, trimestral ou semestral — depende da escola — o aluno será pontuado por meio de uma avaliação.
As aulas da metodologia de ensino tradicional são realizadas de forma padrão, e tanto professores quanto os alunos têm acesso a materiais prontos, como apostilas ou livros didáticos. Caso algum estudante não consiga alcançar as expectativas de aprendizagem, ele terá a oportunidade de participar do reensino e da recuperação.
Esse é um dos modelos mais utilizados no Brasil. Pais e alunos consideram que essa é uma metodologia segura, pois o aprendiz terá todo o acesso necessário para o seu desenvolvimento e para a sua preparação para provas decisivas — como o ENEM.
Além disso, a metodologia de aula expositiva garante que o aluno tenha sempre a vontade de aumentar a sua pontuação e superar a si mesmo. Uma experiência que é muito válida para o futuro profissional do jovem.
Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista
Essa metodologia tem enfoque em promover situações sociais para que os estudantes interajam e, por meio do trabalho em grupo, consolidem o aprendizado. Nesse método, o importante é o contexto em que o aluno aprende e os conhecimentos prévios que trará para a realização do seu trabalho.
O ensino sociointeracionista foi desenvolvido pelo psicólogo Lev Vygostsky. Por meio dessa técnica, o professor guiará os alunos a fortalecerem suas habilidades com o intuito de chegar ao que nomeamos como “zona de desenvolvimento proximal”. Sendo assim, o discente não será somente o receptor do conteúdo, ele aprenderá por meio da convivência com o outro e com aquilo que foi produzido pelo seu grupo.
Esse processo de aprendizagem lembra você de algo? A sociedade constitui-se por meio do método sociointeracionista. O ser humano, a nível social, cultural e econômico, progrediu por meio da interação. São as necessidades, as problemáticas e os desafios que proporcionaram o avanço.
Metodologia de ensino construtivista
A ideia do construtivismo é muito próxima da sociointeracionista. No entanto, o construtivismo foi desenvolvido pelo psicólogo e biólogo Jean Piaget entre 1950 e 1960. Escolas que optam por essa metodologia atuam na criação de condições, experiências, exercícios e situações que incentivam o aluno para que ele construa seus conhecimentos por meio da interação.
Nesse contexto, o estudante será o principal sujeito da aprendizagem, enquanto o professor atuará como um mediador e orientador do processo de formação do conhecimento.
Essa é uma área bastante valorizada no ramo pedagógico, afinal baseia-se na ideia de que o aprendizado será construído por meio da interação do estudante com o meio e por intermédio de problemáticas que são baseadas na real aplicabilidade do conhecimento. Isto é, o aluno saberá a função daquele aprendizado.
Metodologia de ensino Montessori
A metodologia Montessoriana é um método desenvolvido pela educadora e médica italiana Maria Montessori. A priori, essa técnica foi desenvolvida a partir da observação de crianças especiais. Logo depois, expandiu-se para o ensino básico infantil.
Esse método procura observar a criança como um ser individual, que precisa receber determinados estímulos para que o aprendizado aconteça. Por isso, ao contrário do método expositivo, as escolas ou professores que optam pelo Montessori acreditam que a aprendizagem vai além de apenas receber conteúdos.
Nessa metodologia, há três convicções fundamentais:
- educação é ciência;
- educação cósmica;
- ambiente preparado.
Na pedagogia montessoriana a criança é vista como sujeito da aprendizagem. O conhecimento vai sendo adquirido no seu ritmo, passa por diversas fases e torna-se mais complexo de acordo com o desenvolvimento.
Por isso, acredita-se que essa metodologia de aprendizagem é um processo de dentro para fora, conforme a necessidade, o compasso e o interesse do aprendiz. Uma escola que adota esse método demonstra-se inovadora em alguns quesitos que podem ser um diferencial para os pais:
- a escola usa objetos e situações do cotidiano durante as aulas;
- as turmas são compostas por alunos com diferentes idades;
- os materiais utilizados são lúdicos;
- o aluno torna-se protagonista do que vai aprender ou não;
- o currículo é multidisciplinar.
Metodologia de ensino Waldorf
Você já ouviu falar sobre o setênio da pedagogia de Waldorf? De acordo com essa pedagogia, os primeiros sete anos são fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
As escolas que trabalham com Waldorf buscam integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos aprendizes. Isso porque, a partir dos estudos pedagógicos na área, acredita-se que a criança precisa ter espaço para si mesmo, para o autodesenvolvimento, para mover-se, para integrar-se, para ativar o seu corpo e explorar por conta própria o mundo do conhecimento.
Algumas questões são fundamentais para esse ensino:
- sono adequado;
- postura ereta ao andar;
- a conquista da fala;
- boa alimentação;
- boa relação com o tempo.
A escolas Waldorf estimulam a aprendizagem por meio do corpo, do sentir, do pensar, do desenvolvimento artístico, da criatividade e da imaginação.
As inovações no processo ensino-aprendizagem não param de aparecer e de nos surpreender com sua capacidade inovadora e criativa. Os novos estudos sempre priorizam o bem-estar do aluno, sua capacidade de desenvolver competências socioemocionais e o conhecimento.
Portanto, é muito importante que os pais conheçam sobre os métodos de aprendizagem e, ao buscar escolas para que seu filho ingresse, tirem todas as suas dúvidas a respeito dos métodos de ensino-aprendizagem. Assim, é possível que todos, família e escola, cada um com o seu papel, auxiliem de forma consciente e efetiva o desenvolvimento das crianças no dia a dia.
O que achou de nosso conteúdo? Se você gostou, compartilhe-o nas redes sociais e auxilie outras pessoas a conhecerem mais sobre os principais métodos de aprendizagem!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material