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Publicado em . | Atualizado em 26 de abril de 2022.
Descubra qual é a idade mais indicada e os efeitos da alfabetização precoce no desenvolvimento infantil
A criança tem contato com as palavras desde seu nascimento, mesmo sem entender o que está sendo dito. São canções de ninar, expressões carinhosas de seus pais, historinhas contadas para relaxar e despertar a imaginação.
O processo de alfabetização sofreu muitas mudanças nas últimas décadas, e isso gerou algumas perguntas. Talvez a questão que mais angustie os responsáveis é se há uma idade certa para se alfabetizar uma criança. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, continue a leitura conosco.
O que é alfabetização e letramento infantil
Podem soar como sinônimos, porém alfabetização e letramento não significam a mesma coisa. Alfabetizar é ensinar a decifrar o código do alfabeto para ser capaz de ler e escrever palavras e números. Já o letramento tem uma função social de como essas capacidades serão aplicadas no cotidiano.O preparo para a alfabetização se inicia na educação infantil. Algumas escolas privadas introduzem os pequenos ao mundo das letras por volta dos 5 anos de idade, quando eles estão na fase de aprender a distinguir sonoridades, tom e ritmo de fala. A recomendação é não iniciar o estudo da leitura nessa faixa etária.
Formalmente, a criança inicia a etapa de alfabetização na 1ª série do ensino fundamental, com 6 a 7 anos de idade. Alguns especialistas de educação infantil afirmam que um ano é suficiente para a alfabetização, mas pode variar de acordo com a metodologia. Portanto, não deixe de pesquisar e tirar as principais dúvidas sobre a proposta da escola de seu filho.
Em algumas instituições de ensino, o processo pode começar mais tarde e ser concluído na 3ª série do ensino fundamental. A capacitação do letramento é feita de forma gradual, respeitando o ritmo de aprendizado da criança para que ela atinja o desenvolvimento completo e seja capaz de fazer uso contextualizado da linguagem.
A hora certa de iniciar a alfabetização
Não existe um consenso universal a respeito de uma idade ideal, apenas de que é preciso ser tratada como um processo gradual, de erros e acertos. Apesar de alguns estudiosos acreditarem que a alfabetização precoce potencializa o desenvolvimento cognitivo, muito tem sido discutido sobre os danos gerados quando há uma antecipação forçada do aprendizado.
É importante ressaltar que, se tratando de desenvolvimento infantil, o grau de maturidade varia de uma criança para outra. É possível vermos crianças de 5 anos sendo alfabetizadas, capazes de decifrar as primeiras palavras, assim como algumas só conseguirão ler a partir dos 7 anos. O ponto fundamental é que o estímulo seja feito sempre de forma natural, afinal crianças podem ter ritmos distintos entre si.
Os efeitos da alfabetização precoce
A alfabetização precoce acontece quando há intenção de acelerar o processo de aprendizagem, no qual a criança ganha autonomia para ler e escrever antes dos 6 anos.
Muitos pais são atraídos por essa proposta, pois, pensando a longo prazo, acreditam que a antecipação favorece o desempenho escolar. Antes de decidir se seu filho será beneficiado, é preciso conhecer os principais riscos.
Os estudiosos reforçam a necessidade de uma criança apresentar amadurecimento neuromotor suficiente para iniciar a etapa de alfabetização e letramento. Esse momento tende a ocorrer aos 6 anos de idade, a partir dos estímulos gerados com atividades ao ar livre e brincadeiras que auxiliam tanto na socialização quanto na capacidade motora.
Problemas como desmotivação, estresse, ansiedade, sentimento de inadequação, frustração e até mesmo deficiência na coordenação motora podem ser observados em crianças que passam pela aceleração precoce de aprendizado. Muitas não conseguem lidar com a pressão, afinal não estão maduras o bastante.
Família e escola trabalhando juntas
O processo de aprendizado não deve ser encarado pela ótica da produtividade, com metas inadequadas ao perfil de seu filho. Os erros devem ser vistos com naturalidade, pois cada criança tem seu tempo e suas limitações para assimilar novos conteúdos.
Um dos grandes influenciadores da pedagogia mundial, Jean Piaget, dizia que as brincadeiras são grandes aliadas do desenvolvimento intelectual. A família pode participar desse momento tão importante incluindo atividades lúdicas que estimulam a criatividade e auxiliam na formação cognitiva.
Pais e educadores devem trabalhar juntos na construção da jornada educacional do pequeno. A parceria possibilita identificar mais rapidamente se há algo que dificulta o aprendizado da criança e, assim, ajustar adequadamente. Caso exista suspeita de algum tipo de transtorno gerando atraso na alfabetização, busque ajuda de especialistas.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com outros pais que também estão passando ou vão passar pelo processo de alfabetização de seus filhos. Quanto mais aprendermos sobre alfabetização, mais preparados estaremos para ajudar os nossos pequenos durante esse momento tão importante de suas vidas
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