8 dicas para seu filho estudar matemática

DestaqueFamília e Escola

27 de janeiro de 2022

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 27 de janeiro de 2022.


Uma das matérias que geram mais dificuldades na escola pode ser diferente se você souber como ajudar.

A matemática pode ser um problema para muitas crianças e adolescentes, sendo inclusive considerada uma das grandes vilãs da escola nas séries iniciais. No entanto, antes mesmo de aprender a tabuada, é possível ajudar o seu filho a desenvolver habilidades nessa matéria.

É comum as crianças afirmarem que não gostam de matemática porque é difícil ou não entendem o que os professores explicam. As causas podem ser diversas, mas o fato é que não precisa ser assim. Todos podem aprender qualquer coisa, só precisamos encontrar a forma mais adequada de gerar o interesse.

A Matemática é uma matéria que depende de conceitos básicos que se apoiam mutuamente, desta forma as ideias vão sendo construídas para permitir extrapolações cada vez maiores. Muitas dificuldades surgem quando um conceito não é bem entendido porque isso causa problemas nas séries seguintes.

No Guia do Futuro já escrevemos sobre como ajudar uma criança a aprender a contar. Agora veremos juntos 8 dicas para incentivar seu filho a estudar melhor a matemática e, quem sabe, até aprender a gostar do assunto!

1. Não crie o medo dos números

É comum que, ao entrar na escola, as crianças escutem sobre como a matemática é mais difícil do que outras matérias e exige grande esforço no estudo. Isso não é verdade, mas os pequenos podem ser influenciados pela própria família a acreditar nisso, principalmente se os responsáveis tiveram dificuldades com a matéria no passado. Então o primeiro passo é evitar que seu filho crie um bloqueio antes mesmo de conhecer o assunto na prática.

2. Não entender faz parte do aprendizado

Normalmente, quando a criança não encontra a resolução de um problema, pensa que é uma vergonha ou que apenas ela tem dificuldades. Pelo contrário! Saber dizer “eu não entendi” é extremamente importante no aprendizado. Os professores gostam de explicar as coisas, mas muitas vezes os alunos não têm essa percepção e evitam manifestar suas dúvidas. Incentive seu filho a dizer, de forma educada, que não entendeu determinado conteúdo e precisa de uma nova explicação.

3. Faça da matemática uma brincadeira

É possível ajudar seu filho a considerar a matemática divertida e ter prazer na aprendizagem. Em nosso mundo conectado, as lições não se restringem apenas à leitura de livros e ao ambiente da sala de aula. Utilizar a gamificação é uma alternativa que pode deixar o estudo mais leve, estimular comportamentos positivos e incentivar a resolução de problemas através da superação de fases.

Muitas vezes os pequenos sequer percebem que estão aprendendo em uma brincadeira. Sugerimos a construção de brinquedos junto com a criança, como boliche de garrafa pet ou dominó. Ao elaborar o jogo você ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, apresenta as formas geométricas e a importância de entender como as coisas são feitas.

4. Brincadeiras tradicionais e histórias têm matemática

Jogos como amarelinha, pega-pega e adedanha também podem ajudar. A matemática envolve muito mais que números, englobando também os conceitos de espaço, forma e tempo.

Algumas histórias infantis trazem questões interessantes sobre quantidade e medidas, sendo importante para a criança lidar com essas noções desde cedo. Fazer perguntas sobre o número e os tipos de personagens de uma fábula que acabou de ser contada, por exemplo, é uma maneira de estimular o seu filho a identificar padrões lógicos.

5. Aproveite jogos educativos e dobraduras

Alguns jogos como quebra-cabeças contribuem para o desenvolvimento do raciocínio geométrico. O mesmo vale para clássicos de tabuleiro como dama, xadrez, resta um e batalha naval.

Você também pode estimular essa área ao fazer dobraduras com seu filho. Os origamis são uma maneira de visualizar as formas geométricas e aprender brincando. Usar diferentes papéis com tamanhos, cores e texturas variadas torna tudo mais interessante!

O desenvolvimento da inteligência matemática na criança pode ocorrer quando ela aprende conceitos, mesmo os mais complexos, sem perceber. As brincadeiras educativas são um assunto recorrente aqui no Guia do Futuro porque geram diversão para toda a família.

6. Aprendendo nas tarefas em casa

Que tal envolver mais os seus filhos na organização da casa? Vocês podem fazer a lista de mercado juntos, identificando as quantidades necessárias de cada produto. Parece uma tarefa simples, mas é capaz de introduzir conceitos de aritmética, educação financeira e até mesmo sustentabilidade.

Cozinhar também é uma boa pedida. Fazer uma receita de bolo é um grande exercício de medidas e ordenamento dos ingredientes. Além de gerar um resultado delicioso para todos aproveitarem juntos! Quanto mais as crianças perceberem que a matemática se aplica no cotidiano, maior o entendimento de sua utilidade e mais aberta a postura para aprender.

7. Descobrindo sozinho as respostas

É preciso entender que a matemática faz sentido, que as partes se encaixam de uma forma lógica. Quando a criança descobrir que consegue encontrar esse caminho, vai enxergar a sua própria maneira de resolver os problemas.

Parte da dificuldade do ensino da matemática é o excesso de mecanização. Apenas aprender a fazer contas, sem contexto para gerar incentivo, pode se tornar uma tarefa maçante. Ao colocar seu filho diante de um problema incomum e instigante, você o provoca a sair de sua zona de conforto e buscar respostas de forma ativa.

8. Games e aplicativos podem ajudar

Por mais que o uso excessivo do celular na escola possa gerar problemas, com bom senso e na hora certa esses dispositivos também podem ser grandes aliados da educação. Sendo assim, por que não usar a infinidade de games digitais a nosso favor?

Existem muitos aplicativos com desafios matemáticos e geométricos que você pode jogar junto com os seus filhos para potencializar o aprendizado. As opções disponíveis vão desde o mais básico, como reconhecer e ordenar números, até problemas mais complexos com frações.

Além disso, existem sites como o Khan Academy que oferecem lições completas de várias matérias, incluindo matemática. É um bom recurso para o estudo não ser mais sinônimo de sofrimento para nenhuma criança.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!