Dicas de home office e como aliá-lo ao ensino não presencial dos seus filhos
Família e Escola1 de junho de 2020
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.
Mudanças de rotinas não são fáceis! Conheça dicas de home office e como aliá-lo ao ensino não presencial dos seus filhos.
No primeiro semestre de 2020, o planeta teve a sua realidade abruptamente modificada devida à disseminação do novo coronavírus. A doença teve os seus primeiros casos confirmados na China, na cidade de Wuhan, e transformou-se rapidamente em uma pandemia.
As primeiras ocorrências oficializadas no Brasil datam o fim do mês de fevereiro. Com isso, as rotinas das famílias brasileiras tiveram de se adaptar às políticas de combate e controle de contágio da Covid 19 das autoridades competentes.
Saiba como organizar a sua rotina!
Quando entendemos a quais circunstâncias estamos expostos e como devemos atuar, as coisas se tornam mais fáceis, certo? Sabemos que encarar uma pandemia já é por si só uma tarefa árdua. Mas podemos, dentro de nossas casas, respeitando o isolamento social, amenizar o excesso de informações às quais estamos expostos e suavizar os afazeres diários.
Para isso, tenha um calendário ou uma agenda em que você possa anotar todos os horários da sua rotina que devem ser respeitados: só lembrou de reuniões e aulas da escola dos seus filhos? Você vai descobrir outros logo abaixo!
Essa simples tarefa tem o poder de tornar visível todos os seus compromissos dentro de casa. Além disso, traz a sensação de ter as coisas sob seu controle e totalmente organizadas em sua mente, minimizando o estresse desenvolvido pelo corpo.
Quer tornar essa atividade colaborativa? Cada membro da sua família e morador da sua casa terá uma cor própria no calendário e poderá deixar uma estrela nas atividades realizadas, que tal?
Conheça dicas de home office e como aliá-lo ao ensino não presencial dos seus filhos.
Em condições normais, as movimentações rotineiras ficam mais óbvias: adultos para o trabalho e crianças para a escola. Mas esse cotidiano precisou ser alterado, dando espaço a uma nova conjuntura.
O “novo” sempre traz desafios e adaptações, por isso, é comum você ter estranhado no início. Com o passar dos dias e diante da importância de se manter em casa com segurança e saúde, o maior desafio de muitas famílias foi em conciliar o trabalho home office com o ensino escolar remoto das crianças e adolescentes.
Apesar disso, um estudo realizado pela Universidade Stanford com funcionários de uma agência de viagem chinesa apontou que aqueles que trabalhavam em casa aumentaram a produtividade em 13%, fizeram menos pausas e se mostraram mais satisfeitos.
Para ajudar você nessa missão, separamos as dicas abaixo que podem auxiliar no seu aproveitamento do home office e aliá-lo ao ensino não presencial dos seus filhos:
Mantenha a rotina
Como já introduzimos, ter horários estabelecidos para as mais variadas atividades, como acordar, se alimentar e começar a trabalhar, por exemplo, é fundamental. Isso ajuda a manter a normalidade do dia a dia, além de descartar a hipótese de você prejudicar ou alterar o seu sono.
Outra dica para a sua rotina é: troque (e estimule as crianças a trocarem) de roupa! Assim, vocês terão mais ânimo para começar o dia.
Lembre-se, também, de ter sempre uma garrafinha de água por perto, isso ajudará a manter a hidratação!
Tome café da manhã em família
Que tal aproveitar o momento juntos para gerar ainda mais proximidade? Aproveite esses momentos em comum para conversar! Ainda que estejamos em isolamento social, por vezes, pode ser difícil dar a devida atenção aos familiares mergulhando em tantos afazeres.
Além disso, se você tinha uma rotina durante o deslocamento até a escola/trabalho, continue com ela: se tinha o costume de ler, continue fazendo isso e deixe que seu filho siga com seu próprio costume, seja desenhar, seja jogar, seja ouvir música.
Separe um tempo para ajudar seu filho com atividades escolares
Esse turbilhão de mudanças pode ser confuso para crianças e adolescentes também. Essa aproximação fará total diferença para que seu filho se saia bem com o método de ensino não presencial. Além disso, o ajuda a entender que, durante um período do dia, você estará disponível para esse momento.
Esse acompanhamento ajudará também a diminuir possíveis interrupções por parte da criança/adolescente. Apresente para ele as tarefas, converse sobre cada atividade antes de tudo e o deixe livre para realizá-las e estudar os conteúdos. No fim do dia ou no próximo momento de dedicação aos estudos, você pode perguntar como foi realizar as tarefas e como foi seu desempenho.
Faça uma pausa para o café
Provavelmente, em seu local de trabalho, você fazia algumas pausas para esticar as pernas e tomar um café, certo? Continue fazendo o mesmo, é muito importante para a sua produtividade!
E por que não envolver seus filhos também? O lanche da tarde pode ser um ótimo momento para isso! Um estudo realizado pelo grupo de tecnologia da informação Draugiem apontou que profissionais que fazem pausas curtas produzem mais do que aqueles que não tiram intervalos. Portanto, adicione-os ao seu dia a dia e agregue tanto no âmbito familiar como no seu trabalho.
Preze pelo conforto e ambiente
Muita atenção à ergonomia e à iluminação! Locais apropriados tanto para o trabalho quanto para o estudo são importantíssimos para a saúde e o seu bem estar. Opte por cadeiras mais confortáveis, evite locais com baixa iluminação para não prejudicar sua visão e fique longe de distrações como televisão ou celular.
Fale com seus colegas por vídeo
Ver seus colegas de trabalho, ainda que virtualmente, fará a diferença para todos. Isso garante um mínimo de normalidade, além de gerar reuniões mais produtivas. É interessante conversar com os filhos, principalmente se forem pequenos, antes de iniciar uma reunião. Assim, as interrupções são evitadas.
E que tal estimular o seu filho a fazer o mesmo com seus amigos? Eles podem montar um grupo de estudos virtual, organizar debates, entre outras atividades que são estímulos para rotinas ainda mais fluidas!
Gostou das dicas de home office e como aliá-lo ao ensino não presencial dos seus filhos? Compartilhe esse post em suas redes e com seus vínculos de amizade! As dicas podem ajudar muitas pessoas a lidarem melhor com suas rotinas nesse período de isolamento social.
E o mais importante: esperamos que estejam todos bem, com saúde e segurança dentro de suas casas.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material