Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 20 de julho de 2022.
As relações construídas na infância ajudam a lidar com as diferenças e conflitos emocionais da vida adulta.
Como diz a canção de Milton Nascimento, “amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”. Nós construímos relações afetivas em todas as fases da vida, algumas são passageiras e outras são como tesouros preciosos. Aprender a preservar amizades duradouras é uma jornada que começa cedo e segue ao longo dos anos.
A amizade é mais do que compartilhar momentos de diversão, ela exerce grande influência na formação da identidade de um indivíduo. Na infância, os amigos possuem um papel significativo no desenvolvimento psíquico, social e afetivo.
Os vínculos afetivos estabelecidos na infância irão impactar o comportamento do seu filho na vida adulta. Por isso, os pais devem cultivar momentos de socialização do pequeno com familiares, vizinhos e colegas da escola. Quanto mais a criança interage com outras da mesma idade, mais preparada estará para as relações futuras.
A importância da amizade para o desenvolvimento socioemocional
É através das brincadeiras que as crianças mais gostam de iniciar e manter novas amizades. Seja com um único amiguinho ou mais, as atividades lúdicas possibilitam ao pequeno experimentar uma série de aprendizados e competências importantes para o convívio em sociedade.
Os jogos em grupo, por exemplo, servem para a criança se familiarizar com as normas sociais envolvidas nas relações e auxiliam no desenvolvimento de habilidades interpessoais como a aprender a se comunicar, a conviver com as diferenças, a superar situações de conflito, a respeitar e ter empatia pelo outro.
Ter amigos pode significar ter uma saúde emocional mais estável, tornando a criança capaz de identificar as próprias emoções, reconhecer suas forças e limitações. As trocas que ocorrem nos relacionamentos geram benefícios que contribuem para a melhora da autoestima, autoconfiança e segurança para exercitar sua autonomia.
Além de compartilhar brinquedos, passa também a compartilhar ideias e sentimentos com seus amigos de confiança. Todo tipo de amizade influencia o processamento cognitivo e afetivo, até mesmo o afastamento ou os rompimentos formam o repertório emocional da criança, preparando-a para relações futuras.
Conhecendo o valor da amizade através dos livros
Os pais reconhecem o quanto é importante e saudável ver seu filho aproveitando as brincadeiras e descobertas da infância com os amigos. Porém, em alguns casos, a criança pode apresentar dificuldades em fazer novas amizades e há diferentes razões para isso acontecer. Aqui no Guia do Futuro, temos um artigo com dicas para ajudar os pais a identificarem as possíveis causas e como superar esses obstáculos.
Além das brincadeiras, uma outra forma de abordar diretamente o tema é através dos livros.
Ler com o pequeno é uma ótima oportunidade para conversar sobre as emoções e apresentar historinhas de amizade que ensinam a valorizar essa relação tão preciosa.
Separamos cinco livros para ler e se emocionarem juntos!
1. Uma amizade (im)possível – Lilia Moritz Schwarcz
Ambientada na época do descobrimento do Brasil, o livro conta sobre a amizade entre o português Pedro e o indígena tupinambá Aukê. Apesar das diferenças em suas vivências e características físicas, eles têm muito em comum.
2. Como ser amigo: um livro sobre amizade – Molly Wigand
Com linguagem simples, a autora Molly Wigand apresenta às crianças os valores que ajudam a construir boas amizades: lealdade, verdade e honestidade.
3. A árvore generosa – Shel Silverstein
Uma história sensível que trata do amor entre um menino e uma árvore. Dia após dia, o menino come suas maçãs, brinca em seus galhos e descansa sob sua sombra. Porém, conforme vai crescendo, fica cada vez mais exigente em seus pedidos. A árvore, mesmo com poucos recursos, propõe uma relação de troca sincera e desinteressada. A narrativa traz a reflexão sobre o que de fato buscamos em nossos relacionamentos.
4. A tartaruga e a boneca – Márcia Leite
Com lindas ilustrações, o livro conta sobre uma bonequinha que é salva por uma tartaruga marinha após cair no mar durante um passeio de barco. Percorrem diferentes praias e mares procurando a dona da boneca e, apesar da busca não ter sucesso, descobrem juntas a importância da amizade e da confiança.
5. Turma da Mônica
A famosa obra de Maurício de Sousa atravessou diferentes gerações e o sucesso de seus quadrinhos ganhou reconhecimento internacional. As aventuras de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão marcaram a infância de muitos pais e continuam fazendo sucesso entre as crianças de hoje, ensinando que a amizade tem o poder de superar qualquer desafio.
Acha que ficou faltando algum que não estava na lista? Conte pra gente nos comentários e compartilhe conosco!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material