Dispositivos móveis em sala de aula

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16 de dezembro de 2021

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de dezembro de 2021.


Como tablets e smartphones podem ajudar na jornada de aprendizagem do seu filho

Com uma geração de nativos digitais, não demorou muito para que os dispositivos tecnológicos invadissem as salas de aula transformando o modelo tradicional em um ensino cada vez mais conectado.

No relatório “TIC 2018”, divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, foram apresentados dados sobre o uso das tecnologias digitais nas escolas do país. A pesquisa revela que 76% dos professores buscam formas de aproveitar esses novos recursos nos processos de ensino e aprendizagem. Mais da metade dos educadores responderam que  orientam os alunos sobre como usar celular, computador e a internet com segurança.

A presença da tecnologia em ambiente escolar está prevista na BNCC, incentivando a modernização dos processos educacionais e das práticas pedagógicas com o objetivo de formar as habilidades e competências necessárias para o século XXI. A inserção dos formatos digitais pode aproximar a educação da realidade dos alunos e, consequentemente, proporcionar novas formas de aprendizagem.

Transformando celular e tablet em aliados

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como os dispositivos móveis, softwares de controle e aplicativos estão na pauta dos principais debates em nossa sociedade. No centro da discussão, encontra-se a presença de smartphones e tablets na área educacional, principalmente quando manuseados pelas crianças.

O estudo “Crianças Digitais”, realizado pela empresa de cibersegurança Kaspersky, mostra que 49% das crianças brasileiras usaram um dispositivo eletrônico pela primeira vez antes dos seis anos de idade e 72% ganharam o próprio smartphone ou tablet antes de completar 10 anos. Em linhas gerais, os pequenos estão cada vez mais familiarizados com as teclas e com a ideia de estarem conectados.

A partir disso, há o consenso de que proibir não é o melhor caminho, tendo os educadores o desafio de aprender como aproveitar adequadamente as facilidades e funcionalidades desses aparelhos para impulsionar o desenvolvimento dos alunos. Um exemplo simples é a utilização do celular durante a aula para pesquisas e ensinar como buscar informações. As redes sociais também podem fazer parte de uma atividade escolar, indicada para a criação de grupos de discussão sobre determinado assunto abordado pelo professor.

Se antes a preocupação era a distração causada pelos aparelhos, agora eles fazem parte do plano de aula. A diferença é que seu uso se dá de forma estratégica, onde professor e coordenação elaboram práticas pedagógicas tendo a tecnologia como aliada para estimular o aluno a ser protagonista do seu próprio aprendizado.

Assim como o celular, o tablet traz facilidades que aumentam a produtividade nos estudos. Seu uso tem se popularizado por apresentar melhor custo-benefício, pois os livros digitais costumam ser mais baratos, além de contribuir para a redução do consumo de papel. Podemos também considerar a praticidade de ter todo o material em um único lugar, evitando o peso nas mochilas.

Por outro lado, não podemos esquecer dos riscos que o uso indevido desses dispositivos podem causar aos seus filhos. Temos um artigo completo com orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria a respeito da exposição excessiva de crianças e adolescentes às telas. Leia e conheça as principais recomendações de acordo com a faixa etária.

Conheça 5 vantagens da tecnologia em sala de aula

Aumenta a participação e o protagonismo do aluno

Oferecer conteúdos mais interativos pode ser uma ótima maneira de despertar o interesse do aluno para participar efetivamente do seu próprio processo de aprendizagem. Uma das principais vantagens da aplicação da tecnologia digital na educação é a possibilidade de acessar informações em tempo real, realizando pesquisas didáticas, acessando e-books e plataformas de ensino. Com posse de mais dados, o estudante é incentivado a compartilhar suas impressões, levando ao debate sadio onde o educador atua como mediador do processo.

Desenvolve o pensamento crítico e a resolução de problemas

Dentre as competências necessárias para o século XXI, está a capacidade de resolver problemas complexos. Isso envolve o desenvolvimento do pensamento crítico que, por exigir uma análise lógica na busca por soluções, pode ser estimulado através dos estudos de matemática, programação ou robótica.

O uso da tecnologia possibilita uma melhor visualização do problema discutido, gerando reflexões sobre qual a solução mais adequada e, dependendo do estudo, torna viável a sua aplicação de maneira prática.

Promove o uso consciente dos dispositivos eletrônicos

A inclusão da tecnologia no ambiente escolar é uma excelente oportunidade de promover o uso moderado dos recursos digitais através do estabelecimento de regras de convivência e segurança.

Ao ensinar como e quando esse recurso deve ser usado, o educador pode direcionar a capacidade dos estudantes de usar os aparelhos eletrônicos em seu próprio benefício, reduzindo seu uso inadequado.

Com a promoção do uso consciente da tecnologia na escola, é possível, por exemplo:

  • combater o cyberbullying e outras formas de preconceito;
  • reduzir a distração causada pelos smartphones;
  • equilibrar o tempo que os estudantes dedicam aos jogos eletrônicos, aos estudos e à prática de atividades físicas;
  • orientar a pesquisa em fontes confiáveis, aumentando o senso crítico dos alunos.

Auxilia na educação inclusiva

Sem dúvida, a tecnologia é uma grande aliada da educação inclusiva através de equipamentos e softwares. A utilização de recursos sonoros, visuais e de escrita podem promover autonomia e autoconfiança aos estudantes portadores de deficiência, transtornos ou problemas de aprendizagem. Como exemplo, podemos citar o DOSVOX, um sistema destinado ao uso do computador através do controle de voz, indicado para quem tem deficiência visual e dificuldades de leitura e escrita.

Plano de ensino personalizado

Com a geração de dados, pais e professores podem definir em conjunto um plano de ensino mais adequado para cada aluno. O uso de tecnologia permite o acompanhamento do desempenho e assim é possível identificar pontualmente onde apresenta mais dificuldades de compreensão.

A aplicação de testes em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), gera para o estudante a vantagem de obter o resultado em poucos dias. Com isso o prazo para o professor dar seu feedback também é reduzido, possibilitando ao aluno mais tempo para sanar suas dúvidas até a próxima avaliação. Além disso, o online possibilita a análise individual que facilita o acompanhamento tanto da equipe pedagógica quanto dos responsáveis.

A tecnologia é apenas um meio

Apesar de inúmeros benefícios, a tecnologia sozinha não transforma a educação. Sua aplicação deve representar mais uma ferramenta disponível, um meio para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados.

A supervisão qualificada é fundamental também. Cabe aos professores assumir o papel de mediação e orientação durante a utilização das ferramentas digitais. Portanto, a finalidade do uso de dispositivos deve estar clara para que os alunos compreendam as regras e boas práticas.

Aos pais cabe a responsabilidade maior: lembrar que a tecnologia não pode substituir as brincadeiras e atividades físicas na vida dos filhos. Nenhum aplicativo é melhor do que o contato com a natureza e as interações sociais no desenvolvimento das crianças.

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