
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.
Fique por dentro das principais características do ensino bilíngue e confira os benefícios para a educação dos seus filhos
A oferta de escolas de ensino bilíngue no Brasil tem aumentado nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), o mercado cresceu 10% desde 2014.
Enquanto em países como Uruguai, Chile e Argentina, 8% das escolas particulares oferecem ensino bilíngue, no Brasil esse índice é de 3%. Apesar disso, o crescimento desse tipo de escola tem sido bem mais expressivo do que o das instituições particulares tradicionais no país.
Os motivos para que cada vez mais escolas adotem o ensino bilíngue são inúmeros. Se você pretende colocar o seu filho em uma dessas instituições, não deixe de saber mais sobre como elas funcionam.
Continue lendo para entender mais sobre o diferencial desse tipo de ensino, descobrir quais são as maiores vantagens e ainda conferir dicas de como escolher uma boa escola!
Ensino bilíngue: o que é e como funciona
Antes de tudo, uma coisa precisa estar clara. Oferecer mais horas de aulas de inglês não é o que caracteriza uma escola bilíngue. Mais do que ter aulas de língua inglesa, a escola deve ministrar aulas de outras matérias em inglês. Portanto, além de aprender a língua materna, o aprendizado escolar dos alunos é todo ministrado pelo segundo idioma.
Uma escola pode ser dita bilíngue quando a segunda língua é considerada na proposta pedagógica como um meio de desenvolvimento de competências importantes para a formação dos alunos.
No entanto, assim como em qualquer escola, as disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem ser aplicadas. Não se trata de ensinar o mesmo conteúdo em português e depois em inglês. A proposta do ensino bilíngue é oferecer atividades complementares e com focos diferentes nos dois idiomas.
Saiba que a lei brasileira determina que o Ensino Fundamental seja ministrado em Língua Portuguesa, com, pelo menos, 800 horas divididas em, no mínimo, 200 dias letivos – o que corresponde a 4 horas por dia. Sendo assim, as escolas que queiram cumprir os componentes da BNCC em inglês precisam aumentar a carga horária.
Já no caso da Educação Infantil, não existe esse tipo de exigência. Por isso, as escolas de ensino bilíngue para crianças pequenas têm mais liberdade para dividir a carga horária de aulas entre as duas línguas, conforme o currículo da instituição.
4 maiores vantagens do ensino bilíngue
Conheça as principais vantagens oferecidas pelo ensino bilíngue para a formação e o futuro dos seus filhos:
1. Fluência em mais de uma língua desde cedo
Em um mundo cada vez mais conectado, dominar um segundo idioma é fundamental. Sobretudo o inglês, que é a língua da comunicação mundial. Ser fluente na língua inglesa deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade.
Além disso, quanto antes a criança começar a ter contato com a segunda língua, melhor, pois o cérebro tem mais facilidade para absorver conhecimento. No ensino bilíngue, as crianças aprendem desde cedo a se comunicar em outro idioma com naturalidade, sem o medo de errar.
2. Maior capacidade de concentração
Cada língua possui uma lógica diferente de comunicação, ou seja, não se trata só de aprender novas palavras. Isso faz com que o aprendizado exija uma maior capacidade de concentração dos alunos para entender o funcionamento do idioma.
É por isso que a formação de estudantes mais concentrados é um dos benefícios do ensino bilíngue. Com maior concentração, eles se tornam mais produtivos e tendem a apresentar um desempenho acima da média.
3. Melhores oportunidades no mercado de trabalho
Hoje, diversos cargos exigem que os profissionais sejam fluentes em outras línguas. No caso do inglês, é um requisito considerado básico pelos recrutadores das empresas.
Na vida dos alunos de escolas bilíngues, essa é uma preocupação a menos. Com anos de fluência e contato com a língua, a chance de conseguir ótimas oportunidades de trabalho é ainda maior.
4. Aprendizado cultural
Outra vantagem do ensino bilíngue é a imersão em um universo cultural completamente diferente. Os alunos não aprendem só a formar frases em inglês, mas também estudam sobre a cultura de outros países.
Conhecer o diferente faz com que eles tenham mais empatia e saiam da escola com maior maturidade para enfrentar os desafios futuros.
Como escolher uma boa escola bilíngue
Você sabe que a educação dos filhos é algo sério, não é mesmo? É por isso mesmo que você deve estar em busca de informação e das melhores opções de ensino disponíveis. Sendo assim, vale a pena o alerta: seja cuidadoso na hora de escolher uma escola de ensino bilíngue.
Analise com o máximo de cuidado a proposta da escola, o currículo e a grade de aulas. Além disso, veja se a escola funciona em período integral ou semi-integral. Para que a instituição consiga cumprir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e trabalhar o segundo idioma, a carga horária deve ser mais ampla do que no ensino tradicional.
Invista no futuro dos seus filhos
Uma educação de qualidade é fundamental para que as crianças e adolescentes tenham um futuro de sucesso. Com o ensino bilíngue, além de estarem preparados para o mercado de trabalho, eles também passam por um processo de desenvolvimento diferenciado, que favorece sua formação enquanto cidadãos globais.
Sendo assim, não pense duas vezes na hora de escolher o que existe de melhor para a educação dos seus filhos!
Este post ajudou a tirar as duas dúvidas? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais e com outros pais que também estão buscando entender mais sobre o ensino bilíngue.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material