Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 14 de dezembro de 2021.
Conheça os sinais que podem ajudar você a tomar essa decisão importante na educação dos seus filhos.
Trocar a escola dos filhos é sempre uma questão delicada que deve ser tratada com muito cuidado. Especialistas afirmam que o melhor período para se fazer a mudança é o fim do ano letivo. Assim a transição tende a ser menos complicada para o aluno, que terá a oportunidade de encerrar de forma mais tranquila as relações afetivas com colegas e professores. Além dos laços emocionais, é uma forma de evitar dificuldades no aprendizado também.
Entendendo que se trata de uma questão complexa, antes de partir para a troca de escola é aconselhável que os responsáveis tenham uma conversa franca com o filho para identificar os problemas. Na sequência, devem também procurar a instituição de ensino e dialogar sobre as possíveis soluções.
Em muitos casos, as situações podem ser resolvidas sem a necessidade de mudança. Inclusive, consultar um especialista em psicopedagogia pode ajudar os pais a descobrirem alguma dificuldade particular de aprendizado da criança, ou seja, algo que não será solucionado com a troca de escola.
A maioria das crianças tem uma certa resistência a grandes mudanças. Por isso, é preciso muita atenção para perceber qual é o momento certo de procurar outra escola e, mais importante, fazer com que essa transição seja realmente benéfica ao seu filho.
Alguns sinais ajudam a notar quando algo não está certo e a mudança pode ser necessária. Sugerimos abordar de forma objetiva as seguintes perguntas para descobrir se chegou a hora de escolher uma nova escola. Agora vamos juntos conhecer cada passo desse questionário.
O desânimo do seu filho é constante?
O encantamento pela vida e novidades que o cotidiano nos reserva é uma característica comum a praticamente todos nós até os oito ou nove anos de idade. Sendo que o ambiente escolar é um dos principais locais de descobertas e de interação social da criança durante essa fase da vida.
Por tudo isso, estar na escola deve ser atraente e intrigante de alguma forma aos jovens alunos. Se você observar um forte e constante desânimo do seu filho em relação a todos os aspectos do local onde estuda e faz amizades, esse é um bom indicativo de que pode ser a hora de fazer uma mudança.
A proposta pedagógica inclui atividades variadas?
A falta de atividades extracurriculares pode ser uma das razões para o desencanto com a escola e o desânimo geral. Aulas variadas como teatro, música, informática e esportes são ótimas opções para complementar o dia a dia de ensino. A proposta pedagógica deve ser elaborada considerando mais do que apenas os ensinamentos curriculares.
Além dos conteúdos básicos obrigatórios, a escola tem um papel importante na formação pessoal do aluno. Habilidades como autonomia, senso crítico e respeito ao outro devem ser trabalhadas no cotidiano escolar, segundo os valores e princípios de cada instituição.
Sabemos que, cada vez mais, os jovens são altamente estimulados, seja por meio da tecnologia, seja pelos ambientes nos quais estão inseridos. Dessa forma, ficou mais difícil captar a atenção das novas gerações. Investir em atividades diversificadas é uma estratégia fundamental para que as escolas mantenham os seus estudantes interessados e participativos no ambiente escolar.
Existe bullying e isolamento?
O bullying é, infelizmente, um problema recorrente em muitas escolas. Esse tipo de ocorrência pode trazer consequências à saúde emocional e à autoestima, gerando o isolamento social da criança.
Quando uma situação de bullying é identificada, toda a equipe da instituição de ensino deve agir de modo a evitar que o problema se agrave. Além disso, é imperativo prestar o devido apoio a todas as partes envolvidas. A escola precisa ter responsabilidade e compromisso com a saúde emocional de todos os alunos.
Dedicar tempo para construir uma comunicação saudável com o seu filho é especialmente importante para identificar sinais desse problema, como mudanças bruscas de comportamento ou reclamações frequentes sobre os colegas de turma.
O rendimento escolar está baixo?
Outro fator de atenção para os pais é referente ao rendimento de seus filhos na escola. Considerando que períodos de oscilação são muito normais, um rendimento que permanece baixo por muito tempo é motivo de cuidado.
Dificuldades são comuns em uma pequena quantidade de matérias, mas se o problema se estende a várias disciplinas, o sinal de alerta deve ser ligado para saber se é hora de mudar de escola.
Vários fatores podem contribuir para um rendimento baixo ou a queda nas avaliações. Investigar é fundamental, pois eles podem estar relacionados ao próprio estudante ou aos métodos de ensino da escola.
Como é a comunicação com a escola?
Um dos principais fatores para o sucesso de uma criança na escola é a participação ativa da família na educação. Por isso é fundamental estabelecer uma comunicação eficaz entre os responsáveis e a instituição de ensino. Os dois lados precisam estar abertos e dispostos a dialogar para tirar as dúvidas que surgem naturalmente a cada dia.
Quando os familiares têm o interesse e o colégio não disponibiliza oportunidades para tornar a conversa possível, como as reuniões de pais e mestres, é um sinal de que algo pode estar errado. Afinal, comunicação e transparência são pilares de um bom relacionamento.
O sono está sendo afetado?
Quando algo não vai bem na nossa vida, é comum ocorrer alguma alteração no total de horas dormidas, como o aumento da frequência de noites de insônia e pesadelos. As anormalidades no sono da criança precisam ser investigadas pelos responsáveis, pois isso pode estar relacionado às atividades que ela desempenha durante o dia.
Importante ressaltar que nem todas as preocupações da infância tem origem na escola, pois outros ciclos de convívio da criança também geram situações que merecem atenção e podem causar distúrbios no sono.
Para saber a melhor maneira de ajudar, é importante escutar o que o seu filho tem a dizer, questionar se tudo vai bem na escola e se alguém está lhe fazendo algo prejudicial. Caso seja necessário, consulte as opiniões de especialistas em psicologia infantil para entender melhor a situação e avaliar as alternativas.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material