
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 22 de março de 2022.
Experimente pequenas atitudes que podem colocar seu filho no caminho da inovação
Por muitos anos, ser criativo parecia algo restrito a um grupo especial de pessoas, geralmente da classe artística. Porém, o termo ganhou outro significado, se transformando em uma das habilidades socioemocionais mais importantes para o desenvolvimento presente e futuro de crianças.
A criatividade é uma competência que compreende todas as áreas do conhecimento ou qualquer atividade que vise dar solução a um problema. Pode e deve ser estimulada em todos os níveis educacionais, sendo tão relevante quanto disciplinas como matemática ou português.
Para compreender a importância da criatividade no futuro profissional do seu filho, os especialistas em tecnologia dizem que a nossa habilidade de criar é o que nos diferencia da Inteligência Artificial dos computadores. Selecionamos 6 atitudes que irão te ajudar a estimular e potencializar essa capacidade durante a infância. Confira!
Fazer pequenas mudanças na rotina
Não há lugar mais acolhedor que a nossa casa, onde ficamos confortáveis até demais. Os neurocientistas dizem que o nosso cérebro gosta de rotina porque ações mecanizadas exigem pouca energia. Porém, para desenvolver a criatividade infantil, é preciso dar novos estímulos para a mente, ou seja, realizar pequenas alterações nas atividades do dia a dia. Por exemplo: mudar o local de uma refeição ou colocar uma fantasia na hora da leitura.
Algumas crianças passam pela fase de fazer somente um tipo de desenho, ou de assistir sempre o mesmo filme, e é normal isso acontecer. Entretanto, é essencial favorecer novas experiências aos pequenos para estimular a imaginação. Por isso, permita que ele tenha a oportunidade de ver o mundo sob um novo ângulo ao fazer pequenas mudanças no modo como as atividades do cotidiano são realizadas.
Encorajar o hábito de perguntar
Se tem algo que a criança faz com facilidade é perguntar sobre tudo. Um hábito que pode até intimidar adultos com receio de não apresentarem a resposta na ponta da língua. A boa notícia é que o seu papel deve ser de facilitador nessa explosão de curiosidade. Então, quando não souber o que responder, convide o pequeno para pesquisarem juntos!
O hábito de perguntar representa uma busca pelo conhecimento e deve ser encorajado pela família, afinal só é possível encontrar soluções se levantarmos as questões certas. A virtude mais importante nesses momentos é a paciência. Portanto, evite respostas prontas e não tente acelerar o raciocínio da criança enquanto ela faz a pergunta. Ela deve se sentir segura e não ter sua curiosidade reprimida.
Incentivar a busca por respostas
Agora que já sabemos sobre a importância do pequeno não ter medo de perguntar, devemos então incentivá-los a buscar por respostas.
A maioria das crianças adoram solucionar pequenos mistérios, então o processo deve ser encarado com leveza. Aproveite para apresentar questões simples do cotidiano ou inserir desafios através de atividades lúdicas. Temos uma seleção de brincadeiras educativas que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade.
O importante é tirar a criança da zona de conforto, despertando nela o interesse em buscar soluções para os desafios propostos. Lembrando sempre que o aprendizado está no processo e não se a resposta está certa ou errada. A curiosidade é o combustível na busca pelo conhecimento e primordial para potencializar a criatividade. Está liberado fazer sugestões para guiá-la, mas procure deixar que ela explore as possibilidades exercendo sua autonomia.
Explorar novos lugares
Procure diversificar os passeios, apresentando novos lugares, novas culturas e pessoas. Uma maneira de fazer isso é explorando locais históricos, museus, parques de diversões, circo ou até mesmo uma rua por onde você costumava andar na sua infância.
Faça perguntas e levante curiosidades durante o passeio para compartilharem entre si as impressões sobre o local. A ideia é ajudar o pequeno a enxergar um universo de possibilidades e proporcionar novos recursos à criação.
Se a família gosta de viajar, aproveite a oportunidade para experimentar a comida local, conhecer o folclore, personalidades e a história da cidade. Crianças são desbravadoras e esse hábito pode ser incentivado.
Contemplar a natureza
É na força da natureza que muitos cientistas, designers, arquitetos e engenheiros buscam inspiração para criar soluções. Não basta uma rápida olhada, é preciso perceber os detalhes e desejar investigar a razão deles serem assim. Por isso, aprender a contemplar a beleza de algo é tão fundamental para o potencial criativo, pois nos ensina a perceber as diferentes nuances de um mesmo objeto.
Um dos maiores exemplos de descobertas feitas a partir da contemplação da natureza é a teoria da gravidade formulada por Isaac Newton. Sua biografia conta que o cientista perguntou qual seria a razão de uma maçã cair sempre de forma perpendicular ao chão. Foi na busca por essa e outras respostas que ele marcou seu nome na história científica do mundo.
Muitos aprendizados são gerados ao aproximarmos os pequenos da natureza, mostrando como podemos aproveitar esses momentos da melhor maneira. Se quiser fazer mais do que visitar parques, o cultivo de uma horta em casa também auxilia no exercício da observação e investigação.
Facilitar o contato com a arte
A arte é uma das primeiras referências que vem à mente quando abordamos o assunto criatividade. Sua manifestação ocorre na música, pintura, fotografia, leitura, cinema e tantas outras formas. Logo, não é difícil promover esse encontro da criança com as expressões artísticas, tendo opções para todos os gostos. Podendo ser através de atividades extracurriculares ou durante um passeio cultural.
Atualmente há espaços criados especialmente para estimular a criatividade dos pequenos, como é o caso do Museu da Imaginação em São Paulo. Também temos visto um aumento da oferta de instalações artísticas que convidam o público infantil a interagir. É sempre importante respeitar os gostos da criança. Motive a pesquisar mais sobre seu artista favorito e aproveite para se conectar ainda mais com seu filho!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material