rbarbosa
Publicado em . | Atualizado em 1 de junho de 2022.
Com atitudes simples, os pais podem incentivar o aprendizado fora da sala de aula
Movidos pelo desejo de oferecer o melhor para o futuro de seus filhos, os pais buscam por escolas de qualidade e maneiras de como aprimorar o processo de aprendizagem durante a longa jornada na educação básica.
Um dilema que os responsáveis, tanto de crianças pequenas quanto de adolescentes, têm enfrentado diariamente é “meu filho não gosta de estudar”. Além disso, precisam lidar com o desafio de mantê-los longe de tantas distrações na hora de fazer as lições de casa e se preparar para as avaliações.
Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a despertar o interesse pelos estudos e a tornar esse momento ainda mais produtivo. Confira a seguir!
Veja as dicas para estudar em casa:
1. Reserve um local adequado
Para reforçar a disciplina na hora de estudar em casa, é importante ter um espaço definido exclusivamente para esse momento. Avalie a iluminação e a condição da cadeira e da mesa de estudos para que seu filho se sinta confortável. Deve ser um local tranquilo e que não tenha circulação constante de pessoas.
Escolha um ambiente livre de distrações como TV, videogames e outros itens de lazer. É provável que o pequeno precise do computador para pesquisas e atividades on-line, então esteja atento para evitar a exposição excessiva de telas e, se possível, confira se há abas com jogos ou redes sociais abertas. O acesso deve ser sempre acompanhado, é fundamental que a criança consiga se concentrar e possa refletir sobre o material didático.
2. Estabeleça horários
Assim como um ambiente adequado pode auxiliar no momento de estudar e realizar as tarefas escolares, é preciso estabelecer horários para as atividades diárias. Já falamos aqui, no Guia do Futuro, sobre os benefícios da rotina na infância, e um deles é ensinar a ter mais responsabilidade.
Devemos lembrar que crianças menores não conseguem se manter concentradas por muito tempo, então veja o que é mais adequado para a idade do seu filho. Montem juntos um cronograma, destacando a importância de cumprir aquilo que foi combinado.
3. Destaque os benefícios dos estudos
A fim de tornar o processo mais leve, é preciso romper com a sensação de que estudar é basicamente uma obrigação a ser cumprida com rigor. Uma das principais reclamações é a aparente falta de relação entre o que é aprendido na escola e o que é vivido no cotidiano.
Para sair do ciclo de memorização de informações sem contextualização, recorra a algumas situações do dia a dia da família e busque relacionar com o conteúdo didático. Uma outra maneira de aumentar o interesse é por meio de experiências científicas. Crianças amam colocar a mão na massa, e a experimentação ajuda o pequeno a perceber que o aprendizado não fica apenas na sala de aula.
O hábito de estudo desenvolve suas competências socioemocionais e prepara a criança para tomar decisões mais assertivas no futuro. Esses benefícios são construídos e vivenciados ao longo do tempo.
4. Compartilhe conhecimento
Crie um espaço para seu filho contar o que está aprendendo na escola e faça perguntas para estimular o pensamento crítico. Desse modo, o pequeno vai ser capaz de reconhecer suas principais dúvidas, e vocês poderão estabelecer um momento de troca de conhecimento.
Uma maneira divertida de participar da vida acadêmica da criança é realizar passeios que tenham a ver com os conteúdos vistos, como visitar museus e exposições. Além de ser um momento prazeroso em família, auxilia na fixação de matérias e na percepção de como diferentes disciplinas se conectam e possibilita integrar os conhecimentos de forma lúdica.
5. Identifique os principais obstáculos
Converse com seu filho para entender as razões que o impedem de se dedicar aos estudos. Os motivos podem ir além da falta de interesse, por isso é importante buscar identificar suas dificuldades de aprendizagem, podendo ser problemas como baixa autoestima ou até mesmo de visão.
Outro ponto a ser observado pelos pais é se o modelo pedagógico adotado pela instituição de ensino é o mais adequado à necessidade da criança e ao seu estilo de aprendizagem. Conheça as metodologias mais utilizadas pelas escolas brasileiras e como funcionam na prática.
6. Celebre as conquistas e reconheça o esforço
A família é peça fundamental para incentivar a criança a continuar se dedicando aos estudos, acolhendo tanto suas vitórias quanto seu baixo desempenho. Reconheça o esforço durante o processo, ensinando que é pela prática constante que se alcança o objetivo desejado.
A celebração das conquistas é uma maneira de demonstrar apoio e contribuir para a autoestima do pequeno, mas não devemos atrelar carinho ou presentes às boas notas. Independentemente do resultado, a criança precisa se sentir segura e apoiada. Ao perceber desânimo por conta dos resultados abaixo do esperado, encoraje o pequeno mostrando que ele é capaz de superar essa dificuldade.
7. Acompanhe a lição de casa do seu filho
Ainda é bastante comum ver os pais fazendo a lição de casa no lugar dos filhos, às vezes pela dificuldade de explicar algo ou por desejar agilizar o processo quando o tempo é escasso. No entanto, a criança precisa aprender que a responsabilidade de realizar as tarefas e pesquisas escolares é dela.
O dever de casa tem papel fundamental na fixação do conteúdo, pois é preciso praticar os exercícios definidos pelo professor para que o aluno seja capaz de transformar informação em conhecimento. Além disso, estudar em casa possibilita ao pequeno analisar o material com mais atenção e concentração. Os responsáveis, ao acompanhar as tarefas, devem reforçar o protagonismo da criança em seu processo de aprendizado.
Fique à disposição para ajudar e, em vez de apontar os erros, ajude a criança a refletir sobre o que está sendo pedido. Não dê as respostas prontas, mas incentive a buscar informações sobre o assunto abordado.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material