Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 17 de novembro de 2020.
Educação e conhecimento são aspectos fundamentais para a formação das crianças, como profissionais e como cidadãos. Por isso, a discussão sobre família e escola é longa e muito importante, pois a boa relação entre essas instituições é essencial para que haja impactos positivos na vida da criança.
O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, garante que quanto maior o envolvimento da família na vida cotidiana das crianças, melhores são as notas e os resultados.
Sendo assim, para compor a comunidade escolar e alcançar bons frutos na educação dos filhos, é preciso desenvolver de maneira positiva o vínculo entre alunos, pais e professores.
Pensando em todo esse contexto, preparamos este conteúdo completo para que você compreenda mais sobre a relação família e escola. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Quais as vantagens de manter uma boa parceria com a instituição?
O centro das discussões educacionais se encontra na comunidade escolar, isto é, no encontro entre pais, filhos e instituição de ensino. Quando esse conjunto está em equilíbrio, as vantagens são muitas. Saiba mais!
Transmissão de conhecimento por meio de bases sólidas
A escola é o local onde o conhecimento é trabalhado, mediado e transmitido. No entanto, o papel da instituição vai muito além disso.
O ambiente escolar é o segundo lugar onde a criança vai passar a maior parte do seu tempo, convivendo com outros alunos e pessoas distintas do seu núcleo familiar, com diferentes estímulos, valores morais e culturas.
O papel da escola, além de transmitir o conhecimento tradicional, é dar espaço para que outras perspectivas de desenvolvimento da criança também sejam trabalhadas, como a inteligência emocional, social e a cidadania.
É dessa maneira que o conhecimento vai se tornar sólido e coerente. Assim, o aluno terá uma grande contribuição para o seu desenvolvimento e a comunidade escolar garantirá a qualidade da educação, da orientação e da disciplina dos novos cidadãos.
A partir disso, será possível criar um ambiente que possibilite um amplo desenvolvimento da capacidade cognitiva, dos pensamentos e opiniões críticas.
Entendimento sobre o papel de cada uma das partes
Trabalhar junto não significa que todos terão o mesmo papel. Pelo contrário, há responsabilidades que são dos pais e há compromissos que são da escola. Quando o diálogo entre ambos é feito com transparência e objetividade, é possível que todos saibam qual o seu papel na educação da criança.
É comum que muitos pais em reuniões ouçam do suporte pedagógico “seus filhos são capazes de desenvolver projetos maravilhosos, mas nós precisamos que o apoio venha de casa, para podermos ajudá-los a desenvolver ainda mais”.
Essas falas são comuns e reforçadas, pois quanto mais um pai ou uma mãe demonstra interesse na vida escolar dos filhos, mais eles se envolverão nas atividades escolares. Afinal, as crianças querem ser reconhecidas pelas suas produções, ou seja, elas querem mostrar e ter o seu trabalho valorizado.
Em suma, a escola é onde tudo acontece, mas é de casa que vem o suporte, o apoio e a base que sustenta esse aprendizado.
Construção mais efetiva do caráter
A família é a primeira instituição responsável pela formação do indivíduo e, por isso, desenvolve um papel crucial no desenvolvimento do caráter. É nesse espaço particular que a criança busca apoio, atenção, carinho e, sobretudo, amor.
Por essa razão, é no meio familiar que se encontram os primeiros estímulos e as bases nas quais serão moldados os valores culturais e morais. Além disso, é nessa relação que se encontram as primeiras percepções de socialização dos pequenos.
Sendo assim, a relação familiar do aluno impactará diretamente na vida escolar, pois seu comportamento, suas perspectivas, inseguranças e dificuldades estão relacionadas ao núcleo familiar que ele habita e aos valores transmitidos e exemplificados.
Por isso, associar família e educação é imprescindível para que criemos um ambiente acolhedor, de crescimento e amadurecimento da criança. Dessa maneira, o aluno terá uma construção de caráter mais efetiva e cidadã.
Melhorias na autonomia da criança
Em tempos de tecnologia, em que a digitalização é uma realidade, garantir o fortalecimento dos laços da comunidade escolar é fundamental.
Com a internet e outros meios tecnológicos, a informação chega de diversas maneiras ao aluno — e cabe aos professores e pais trabalharem com segurança para filtrar essas informações e transformá-las em conhecimento.
Além disso, a relação entre alunos, professores e pais se transformou com o advento das novas ferramentas de comunicação. Hoje, dividimos a atenção dos nossos pequenos com as redes sociais, games diversos, WhatsApp, entre outros canais de comunicação online. Nesse novo universo de possibilidades, precisamos marcar o nosso espaço.
Também é nesse novo contexto que as crianças precisam desenvolver autonomia educacional.
Para isso, é preciso receber as devidas orientações sobre como utilizar esses meios tecnológicos com autonomia, reconhecer quando está em excesso e perceber a internet como uma fonte para expandir conhecimento.
Desenvolvimento de novas habilidades e talentos
Vivemos em um contexto em que novas habilidades são demandadas, porém, a forma de desenvolvê-las continua embasada na mesma tríade: aluno, família e escola.
É imprescindível que esses sujeitos estejam na mesma sintonia, trabalhando juntos para que a criança consiga extrair o seu melhor, sem ansiedade e acreditando em seus potenciais.
Neste contexto, vemos o aluno com um papel de uma pessoa em formação, com valores sendo trabalhados para que seja um ser humano responsável, com autonomia de pensamento, posicionamento crítico a respeito da sociedade e de si próprio.
Quando a comunidade escolar está ativa, a criança sente confiança em seu trabalho, sabe do apoio que terá e fará o possível para explorar suas habilidades e talentos. A escola, em meio a esse entusiasmo, vai aprimorar as capacidades do aluno e sempre estudará novas formas de investir mais em conhecimento.
Como ter sucesso nesse relacionamento?
Para garantirmos o sucesso das relações da comunidade escolar, devemos fortalecer alguns laços. Veja, a seguir, quais são os pontos cruciais para esse diálogo!
Boa comunicação
Estabelecer uma comunicação baseada no respeito e comprometimento de ambas as partes é fundamental, tanto para a família, quanto para a instituição de ensino. Facilitar essa comunicação é um caminho necessário.
Vivemos em um mundo globalizado e a tecnologia é o ponto central da comunicação. Por essa razão, saber usar essas novas ferramentas para facilitar as relações é um caminho interessante.
Além disso, é fundamental que os pais participem das reuniões e festas escolares, troquem telefones, e-mails e solicitem, com frequência, informações do processo educacional do seu filho, do seu comportamento e das suas necessidades.
A maioria das instituições escolares já estão no caminho da informatização e trabalham com portais didáticos que facilitam o acesso dos pais às informações sobre o processo educacional dos seus filhos.
Democratizar a comunicação e tirar a rigidez das relações de ensino é saber usar a tecnologia em favor da comunidade escolar.
Interação entre família e escola
Como vimos, o ambiente escolar e familiar são duas instituições primordiais na constituição da criança. São nelas que se dão as primeiras interações sociais e por muito tempo serão as mais fortes instituições, que atuarão na formação do caráter e do comportamento infantil e juvenil.
Construir uma ponte de comunicação entre essas duas instituições é fundamental para que a criança associe ambas como lugares fundamentais de apoio, suporte e formação.
Atuar como parceiras é o melhor caminho para o bom desenvolvimento educacional e para que a criança tenha um progresso seguro, autônomo e responsável.
Apresentação de feedbacks
Geralmente, quando pensamos em feedback, imaginamos avaliações, notas, boletins e faltas, correto? Isso porque feedback é o retorno, é a avaliação oferecida sobre o trabalho desenvolvido para a checagem de resultados.
No entanto, tanto por parte da família, quanto por parte das instituições escolares, os feedbacks vão muito além de notas e faltas. O objetivo é disponibilizar uma análise ampla de todo o desenvolvimento e evolução dos alunos nas atividades pedagógicas e comportamentais.
Por esse motivo, o feedback é fundamental para a família e para a instituição escolar, pois é por meio desse parecer que será possível identificar:
- quais pontos precisam ser melhorados;
- em que momento houve algum desvio;
- o que precisa ser observado individualmente;
- qual foi o saldo positivo da aprendizagem.
A maneira como é dado esse feedback também é fundamental. Afinal, o processo de aprendizagem é um caminho diferente para cada aluno.
As dificuldades e as facilidades são muito particulares e essas condições precisam ser respeitadas. Portanto, o feedback deve ser coberto de profissionalismo, atenção e suporte psicológico e emocional.
Educação adaptativa
Um dos temas mais atuais do contexto escolar é a educação adaptativa, isto é, um conjunto de ferramentas empregadas para customizar os processos de ensino conforme as particularidades de cada aluno.
De maneira geral, esse processo se dá por meio de soluções tecnológicas de aprendizado, como softwares e plataformas online.
A educação adaptativa tem mostrado excelentes resultados ao extrair das crianças os melhores resultados, levando em consideração todos os seus contextos de aprendizado.
Nessa linha, o diálogo entre escola e família deve ser efetivo para perceber um sucesso e, por meio dele, estimular todas as melhores capacidades das crianças.
Como melhorar o relacionamento entre família e escola?
Melhorar o relacionamento entre família e escola é possível com algumas práticas. Confira!
Entender o plano de ensino adotado
O plano de ensino é um instrumento da escola para organizar suas ações pedagógicas, seus planejamentos e estabelecer objetivos e metas. Por isso, ele é a base do desenvolvimento do aluno dentro da instituição.
Dessa forma, entender e buscar se informar sobre o plano de ensino adotado, seus propósitos e perspectivas é fundamental para perceber se a escola trabalha com valores e competências que fortalecem a educação do aluno. É dessa maneira que pontes e diálogos podem ser construídos.
A responsável em cada instituição escolar pelo plano é a coordenação pedagógica. Sendo assim, ela é a fonte mais indicada, além dos professores, para explicar para os familiares como esses propósitos serão desenvolvidos.
Cumprir planos propostos
Respeitar o projeto pedagógico apresentado, cumprir suas metas e resultados é indispensável no processo educacional. A comunidade escolar tem que estar atenta ao processo, o qual se apresenta de diversas formas, para os diferentes membros da comunidade escolar.
É importante que a instituição de ensino mantenha a rotina de atividades propostas pelo plano, prazos e metas. Entretanto, algumas alterações podem ser feitas, pois determinados acontecimentos podem exigir alguma mudança de todos.
À família, cabe ficar atenta aos planos de prazos e metas, para que, assim, ela auxilie o aluno a cumprir as datas e os seus compromissos escolares. Além disso, os pais devem estimular a autonomia durante o desenvolvimento da criança e, dentro de casa, reforçar o trabalho da escola.
Acompanhar os resultados
A escola e a família têm que ter atenção aos resultados, sejam eles negativos ou positivos. Resultados positivos são a principal expectativa, pois são nessas respostas que se encontram o engajamento e a motivação para a comunidade escolar continuar fazendo um bom trabalho.
Já os resultados negativos apresentam um papel fundamental na construção do conhecimento, por isso, temos que entendê-los e interpretá-los. É preciso revisitar o caminho percorrido, observar falhas durante o processo e não ignorá-las nas próximas etapas.
Colher resultados é olhar para a criança, entender suas particularidades e trabalhar para que melhores didáticas sejam adaptadas ao ensino.
Frequentar a escola
As reuniões escolares são um dos mais antigos pilares da comunidade escolar e são fundamentais no acompanhamento periódico do aluno. Durante esses encontros, são trazidos os feedbacks, as notas, relatos sobre comportamento, interesse e empenho do estudante.
É nesse momento que os pais têm a oportunidade de estabelecer contato com o corpo docente da instituição. Por essa razão, o diálogo deve estar aberto para ambas as partes.
No entanto, se quisermos superar as expectativas, em relação ao desenvolvimento dos estudantes, as reuniões escolares não devem ser a única via de contato da comunidade escolar.
Precisamos conquistar espaço. É para isso que existem outras maneiras de esse convívio acontecer sem a pressão burocrática de uma reunião.
É importante encarar a educação das crianças de forma processual em que as reuniões escolares não estão focadas apenas em verificar resultados, mas em acompanhar todo o processo de aprendizagem, verificando pontos de melhorias e sistematizando boas práticas.
A informalidade é um fator interessante de fortalecimento dos laços sociais. Eventos, festas e apresentações, por exemplo, são sempre ótimas oportunidades para desenvolver uma relação mais próxima com a comunidade escolar.
É preciso se esforçar para conhecer a professora do seu filho fora do ambiente formal das reuniões, conhecer o espaço que ele frequenta e as pessoas que cuidam dele diariamente.
Além disso, se mostrar presente para que a criança entenda que escola e família não são instituições distintas faz toda a diferença.
Ter acesso à informação
Você já sabe que fortalecer o vínculo da comunidade escolar não é um processo restrito às reuniões e eventos escolares. Estamos em um mundo globalizado e a comunicação segue o mesmo caminho. Por esse motivo, escola e família devem estabelecer novas vias de comunicação.
Muitas instituições de ensino contam com diversos meios de informação para os pais, como blogs. Por meio dessa ferramenta, a escola divulga seus avisos, suas conquistas, seu método de ensino, além de outros conteúdos que fortalecem a educação dos estudantes.
Além disso, existe a opção de cadastramento de e-mail para a família. Dessa forma, os pais poderão receber de forma contínua informações sobre as novidades que a escola está colocando em ação.
Reconhecer que a escola é um lugar para a família
Cobrar uma postura presente e atuante dos pais é um direito da instituição escolar. No entanto, de nada adianta tal postura se a escola não cria um ambiente favorável para que essa interação aconteça.
A aproximação familiar é um processo que necessita de esforço por parte da instituição de ensino. Entender as particularidades do meio familiar de seus alunos, respeitar suas crenças e suas particularidades é imprescindível para que uma relação de respeito mútuo seja construída.
Por esse motivo, é importante deixar o ambiente escolar acolhedor para que a família entenda que é bem-vinda na vivência escolar da criança. Dessa forma, a instituição demonstrará sua transparência e ganhará a segurança e confiança dos familiares.
Conhecer a gestão da escola
Estabelecer uma relação próxima da instituição de ensino é muito mais que se aproximar dos professores. Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores, todos são responsáveis pela educação da criança e, por isso, devem estabelecer uma relação de cortesia, empatia e apoio mútuo.
O diretor é responsável pela administração geral da instituição, tanto em questões pedagógicas, quanto em questões burocráticas. O coordenador pedagógico é o profissional responsável pelo plano de ensino, que estipula o método, as técnicas e os resultados a serem alcançados.
Já o supervisor tem um trabalho mais focado na coordenação e orientação da equipe da instituição de ensino. Além disso, também está diretamente relacionado à Secretaria de Educação e, consequentemente, nas diretrizes educacionais.
Esse trio de profissionais representa o eixo determinante na atuação da instituição educacional. Então, é necessário que, além de estar preparadas, essas pessoas sejam acessíveis ao diálogo e às prerrogativas da comunidade escolar, mantendo-se próximas da realidade do aluno.
Exercitar o conhecimento fora da escola
O conhecimento vai além da matéria tradicional que é levada até o estudante. Estimular o conhecimento é motivar as crianças a sempre buscarem o novo, a autonomia e a curiosidade.
Todo esse engajamento é uma maneira de trabalhar o desenvolvimento cognitivo do aluno. Algumas tarefas simples do dia a dia podem fazer parte dessa lista, veja:
- ler um livro para seu filho;
- convidá-lo para cozinhar em conjunto no momento de fazer a comida ou sobremesa preferidas;
- estimular a leitura na fase de alfabetização;
- brincar com brinquedos que estimulem a contagem.
Esses são pequenos exemplos que podem contribuir na formação de uma criança. Além disso, as atividades extracurriculares passadas pela escola são complementos importantes para os estudantes, e devem ser estimuladas em casa.
Estimular atividades esportivas
Crianças são, por natureza, cheias de vida e entusiasmo e, de alguma forma, essa energia tem que ser canalizada. Uma saída para encaminhar toda essa disposição de maneira saudável, integrando e fortalecendo a comunidade escolar, é o esporte.
A maioria das crianças receberá os primeiros estímulos ainda dentro de casa, no âmbito familiar e, depois, continuará trabalhando suas habilidades esportivas na escola.
Uma maneira interessante de integrar a comunidade escolar seria uma ampliação dessas atividades, por meio de competições e gincanas, por exemplo.
O esporte é um agente catalisador que ensina importantes lições como trabalho em grupo, desenvolvimento cognitivo, autonomia de ações, além incentivar hábitos saudáveis.
Diversificar a variedade de esportes trabalhados dentro da comunidade escolar e promover campeonatos são ótimas maneiras de facilitar a integração e o estreitamento de laços da comunidade escolar.
Por que optar por esses diferenciais?
É importante entender que a formação da criança é uma preparação para a vida em sociedade. Sendo assim, promover a aproximação entre família e escola é um dos pontos que a comunidade escolar deve levar em consideração.
Mostrar o orgulho para as crianças sobre o trabalho desenvolvido é uma importante estratégia de estímulo de suas capacidades. Montar feiras, exposições ou simplesmente mostrar o desenho bonito que foi produzido pelos alunos faz toda a diferença.
Buscar produzir eventos que aproximem a sociedade da comunidade escolar como um todo, como um agente integrante, é fundamental para que a criança se familiarize como pertencente a esse meio. Festas juninas, saraus de poesia ou cafés literários, por exemplo, são sempre uma oportunidade de convidar a sociedade para integrar a comunidade escolar.
A educação é um processo de inclusão. Sendo assim, além do conhecimento científico, o conhecimento humano e social são igualmente importantes para a formação do cidadão.
Optar por uma instituição que ofereça esse diálogo entre família e escola é escolher pela transparência, pela informação e pelo bom desenvolvimento da pessoa que mais importa em sua vida.
Notou como o conjunto família e escola pode render mais frutos do que imaginamos? Essa é uma forma de cuidarmos do futuro dos nossos filhos. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais e divida essas informações com mais pessoas!
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