A importância da figura materna na infância

DestaqueEducação SocioemocionalSuper Destaque

4 de maio de 2022

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 4 de maio de 2022.


Saiba como o vínculo familiar influencia no desenvolvimento das habilidades emocionais e intelectuais da criança.

O Dia das Mães é certamente uma das datas mais festejadas em nosso país. A celebração surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos, criada por Anna Jarvis em homenagem à sua mãe. As duas ficaram conhecidas pelo trabalho social que realizaram durante a Guerra Civil Americana.

No Brasil, a data foi oficializada em 1932, através de um decreto assinado pelo então  presidente Getúlio Vargas. Assim como o calendário americano, o segundo domingo de maio passou a ser consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes do amor materno.

A figura materna não está limitada à mãe biológica, inclui também mães adotivas, avós, tias e tantas outras que participam da formação dos pequenos. Nossa homenagem é para todas as mulheres que com sentimentos de ternura, bondade e apoio emocional evocam o amor materno.

Uma conexão que começa antes do nascimento

Por ser o primeiro elo afetivo vivenciado pela criança, a relação mãe e filho é uma das mais importantes, pois será a base de como o pequeno irá se relacionar com outras pessoas. Sua influência o acompanhará ao longo dos anos, determinando como irá lidar com as situações peculiares da vida adulta.

O vínculo materno começa no descobrimento da gravidez. É um período onde ficam as emoções à flor da pele por conta das alterações hormonais: alegria, ansiedade, medo, insegurança, tudo ao mesmo tempo e com intensidade. Todos esses sentimentos provocam alterações no ambiente intrauterino que podem ser percebidas pelo bebê.

A interação entre mãe e filho aumenta quando os primeiros movimentos na barriga aparecem, geralmente a partir da 18ª semana de gestação. Pouco tempo depois, a criança já começa a ouvir sons externos como a voz da mãe, ruídos do ambiente e também música. Além de poder falar para o bebê escutar, as carícias na barriga também transmitem afeto. 

A conexão é fortalecida após o nascimento, por meio do contato do pequeno com o corpo da mãe, do som dos batimentos cardíacos que ele reconhece, assim como o cheiro familiar. Uma das mais belas formas de estreitar o vínculo é pela amamentação, proporcionando prazer e acolhimento. Oferecer colo, trocar carinho e manifestar o cuidado para suprir suas necessidades também transmitem uma grande sensação de segurança.

Influência da figura materna no desenvolvimento infantil

Os laços afetivos estabelecidos na infância são essenciais para o amadurecimento emocional e psicológico de uma pessoa. O amor materno é capaz de fazer a criança se sentir confiante para aprender e desenvolver habilidades socioemocionais como autoestima, pensamento crítico, autonomia e criatividade.

Estudos da área de psicologia familiar mostram o impacto da figura materna no desempenho educacional, profissional e nas relações afetivas. Aqueles que tiveram amparo da mãe na infância estão propensos a serem mais empáticos, evitando conflitos e não praticando bullying.

Já nos casos onde houve privação da relação maternal, foi constatada maior probabilidade em apresentar sintomas de depressão, ansiedade, dificuldades de desenvolvimento social e de aprendizado. Isso reforça o quanto o vínculo materno fortalece e prepara a criança para lidar com suas emoções e ações na vida adulta.

Fortalecendo os laços familiares

Tanto a mãe quanto o pai são responsáveis pela formação de valores e bases fundamentais para que o filho seja um adulto com saúde emocional equilibrada. O fortalecimento do vínculo familiar se dá pelas demonstrações de afeto, encorajamento e na construção de um lar onde a criança sinta segurança para se desenvolver.

A figura materna é muito associada ao acolhimento e sensibilidade. É quem nos ampara quando sentimos medo, alivia nosso sentimento de culpa quando erramos e nos faz compreender o que é ter autoconfiança. Não há dúvidas sobre o seu impacto na segurança emocional na primeira infância e inclusive na adolescência.

O convívio em família deve ser experimentado sempre que possível para que os laços sejam consolidados, pois todos exercem influência sobre a criança. Quando todos estão reunidos, é importante valorizar e desfrutar esses momentos tão preciosos.

Preparar e aproveitar uma refeição juntos, deixando as distrações digitais de lado por algum tempo, é sempre uma oportunidade de fazer um dia normal se tornar memorável. Uma receita especial de família pode ajudar a relembrar as figuras maternas marcantes da sua infância, criando um laço afetivo que comprova a sabedoria popular: o amor de mãe atravessa gerações.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!