Sem categoria

A história da Turma da Mônica

Maurício de Sousa criou personagens clássicos da literatura infantil que encantam gerações desde 1959.

Os personagens da Turma da Mônica são ícones dos quadrinhos e da cultura pop brasileira, formando um universo de aventuras que faz sucesso com leitores de todas as idades.

Muitos já se divertiram lendo um “plano infalível” do Cebolinha, que, apesar de inicialmente dar mais ou menos certo, acaba sendo descoberto pela Mônica. O resultado é uma lição aplicada com um coelho de pelúcia que parece voar nas páginas dos quadrinhos. Certamente, você conhece essa história, mas saberia dizer como tudo isso começou?

O Brasil tem grandes nomes na literatura infantil, pessoas que criaram clássicos atravessando gerações. No Guia do Futuro, vamos conhecer juntos um pouco mais da história e obra desses autores, começando hoje com o Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica.

Filho de um casal que amava poesia

Maurício Araújo de Sousa nasceu em 1935, no município de Santa Isabel, em São Paulo, mas morou, boa parte da infância, em Mogi das Cruzes. Seus pais, Antônio Maurício de Sousa e Petronilha Araújo de Sousa, gostavam de poesia e o criaram cercado de cultura, sempre com muita arte e livros. Em sua casa, era comum receber saraus, reuniões de artistas e rodas de chorinho.

O interesse de Maurício pelos gibis foi incentivado pelos pais, que utilizavam a nona arte como ferramenta para ensinar o garoto a ler. Sua mãe também o estimulou a se tornar cantor mirim, mas sua timidez não lhe permitiu seguir nesse caminho.

Maurício de Sousa começou a descobrir seus traços nas paredes de casa. Ao crescer, o cartunista passou a desenhar cartazes e pôsteres para os jornais da cidade. Aos 19 anos de idade, foi para a capital com o intuito de ingressar no mercado de trabalho, como ilustrador. Ele tentou um emprego no antigo jornal Folha da Manhã, mas conseguiu apenas uma vaga como repórter policial.

Mesmo não sendo o trabalho desejado, ele permaneceu na função por cinco anos. O que motivava Maurício era que ele também ilustrava as próprias reportagens, fazendo sucesso entre os leitores.

Finalmente, em 1959, sua primeira tirinha foi publicada no jornal Folha da Tarde, com dois personagens, o cão Bidu e o jovem cientista Franjinha. Em seguida, a carreira como ilustrador tomou forma, e ele deixou o jornalismo para fazer história na nossa literatura infantil.

O nascimento de várias turmas

A maior parte dos personagens foram baseados na própria infância e experiências da vida de Maurício, sendo Bidu inspirado em seu cãozinho de estimação que se chamava Cuíca. Por sua importância histórica, até hoje ele é símbolo da empresa que representa toda a criação do artista, a Maurício de Sousa Produções.

Ainda naquele tempo inicial, novos personagens foram criados. Cebolinha foi o que mais chamou atenção, surgindo como coadjuvante de Franjinha. Logo se tornou uma atração principal, e mais criações nasceram, como Piteco, Astronauta, Horácio e Penadinho.

Os personagens que hoje são mais famosos foram surgindo depois. A Mônica foi criada em 1963, como uma personagem secundária nas tirinhas do Cebolinha. Inspirada em sua própria filha, o sucesso e o carisma da menina com seu coelho de pelúcia fizeram dela a protagonista das tirinhas, tornando Cebolinha seu coadjuvante, no final da década de 1960.

A maioria das histórias se concentra na vida cotidiana dos personagens principais e, ocasionalmente, sobre os personagens secundários. O estilo de humor das aventuras normalmente é caracterizado por vários tipos de repetições, alusões, nonsense e metalinguagem, sendo um material rico para a diversão e aprendizado das crianças.

A Turma da Mônica foi crescendo de forma que surgiram dezenas de novos tipos em décadas de histórias. Na verdade, são vários grupos de personagens. Um desses é a Turma do Chico Bento, que tem a roça como cenário, retratando a vida no interior de São Paulo.

Existe também a Turma do Horário, composta pelo personagem principal (um pequeno dinossauro verde que representa o próprio Maurício de Sousa) e seus amigos pré-históricos. Outra bem curiosa é a Turma do Penadinho, reunindo personagens de outro mundo que, embora inclua fantasmas e assombrações, são muito fofos e divertidos.

Hoje o sucesso é inquestionável. Chega a ser difícil encontrar uma criança que não conheça, pelo menos, os quatro nomes mais famosos: Cascão (o menino que não gosta de tomar banho), Magali (a garota comilona que adora melancia), Cebolinha (o criador de planos infalíveis que troca o R pelo L) e Mônica (a menina de personalidade forte e dona do coelho de pelúcia chamado Sansão).

Sucesso mundial em várias línguas

A Turma da Mônica é atualmente a história em quadrinhos brasileira mais publicada no mundo, tendo sido exportada para mais de trinta países. Nas edições em língua inglesa, é traduzida como “Monica’s Gang” ou “Monica and Friends“; na Alemanha, é “Fratz & Freunde“; na Itália, é “La Banda di Monica“; e na língua espanhola, é conhecida como “Mónica y su Pandilla” ou “Mónica y sus Amigos“.

Durante décadas de histórias, os personagens viveram várias aventuras no icônico bairro dos Limoeiros. No entanto, não é só na nona arte que essa turminha apronta. Suas aventuras foram adaptadas para o cinema, televisão e games, além de terem sido licenciadas para comércio em uma série de produtos e parques temáticos.

Os personagens também estrelaram quatro longas-metragens de animação: As Aventuras da Turma da Mônica (1982); A Princesa e o Robô (1983); Cine Gibi (2004); e Uma Aventura no Tempo (2007). Dois sucessos mais recentes são os filmes “Turma da Mônica: Laços (2019) e “Turma da Mônica: Lições” (2021), ambos dirigidos por Daniel Rezende.

Em maio de 2011, Maurício de Sousa tomou posse na Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 24, que anteriormente era do poeta Geraldo de Camargo Vidigal, tornando-se assim o primeiro quadrinista a ser empossado na instituição.

Em 2013, a “Turma da Mônica” comemorou seus 50 anos. Certamente, estamos ainda no começo de uma bela história da literatura infantil brasileira.

O que achou do artigo? Já estava por dentro de todas essas curiosidades? Não deixe de compartilhar com todos os seus amigos que também acompanharam as aventuras da turminha mais famosa do Brasil!

rbarbosa

Recent Posts

A importância da figura paterna na vida dos filhos

Todos os anos, o segundo domingo de agosto é destinado ao Dia dos Pais, uma…

2 anos ago

Por que ócio criativo é tão importante na infância?

Conheça os benefícios e como tirar melhor proveito do tempo livre com muita diversão e…

2 anos ago

Hiperatividade Infantil: Meu filho é hiperativo ou só agitado?

Descubra como identificar os sintomas e aprenda a lidar com o transtorno de hiperatividade na…

2 anos ago

Henri Wallon – A importância de ensinar com afeto

Conheça mais sobre a teoria da aprendizagem de Henri Wallon, psicólogo francês que teve grande…

2 anos ago

A importância dos avós na educação infantil

Vamos celebrar essa relação especial que gera benefícios para a formação emocional e intelectual das…

2 anos ago

5 Dicas de leitura que ensinam o valor da amizade

As relações construídas na infância ajudam a lidar com as diferenças e conflitos emocionais da…

2 anos ago