
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 11 de março de 2022.
Conheça os principais benefícios de estudar o idioma da tecnologia e do futuro das profissões.
As crianças da geração Alpha, nascidas a partir de 2010, foram batizadas pelo escritor americano Marc Prensky de “nativas digitais”. Apesar do acesso às novas tecnologias e de crescerem em um ambiente com tantos estímulos, isso não garante que saberão criar soluções tecnológicas. Entender apenas como manusear um aparelho eletrônico as coloca somente na posição de consumidoras digitais.
Em uma de suas frases mais citadas, Steve Jobs, criador de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, disse: “Todos deveriam aprender a programar um computador, porque isso ensina a pensar.”
Saber programar será tão importante para a próxima geração quanto dominar um idioma. A linguagem de programação está aos poucos se tornando uma segunda língua universal, atrás apenas do inglês em termos de importância.
Em países como Japão, Austrália e Inglaterra, os fundamentos da codificação fazem parte do currículo escolar e são ensinados às crianças de 6 e 7 anos. Diferente de aprender inglês, por exemplo, a linguagem de programação ensina a pensar de forma multidisciplinar. Continue a leitura conosco e entenda o que isso quer dizer.
Alfabetização digital
Assim como o indivíduo passa pelo processo de alfabetização para aprender a ler e a escrever, o mesmo ocorre quando se trata de linguagens de programação. Ter contato com séries e filmes de língua inglesa não torna alguém fluente no idioma e o mesmo acontece quando falamos de alfabetização digital. Ser usuário de tecnologia o torna capaz de ler, mas não necessariamente de escrever e de se comunicar de maneira adequada.
O objetivo da alfabetização digital é tornar a pessoa capaz de ler, escrever e confrontar o que é ensinado para que o conhecimento seja consolidado. Com isso é possível
otimizar o uso das ferramentas que a tecnologia nos oferece e assim ampliar o aprendizado, aprimorando nossas competências. A criança passa a entender o que está por trás dos algoritmos e, com a prática, estará apta para criar produtos e soluções tecnológicas no futuro.
É preciso colocar o pequeno em contato com a lógica da linguagem baseada em comandos de maneira lúdica. Seguir as orientações sobre o uso de telas conforme a idade, ajudará a evitar os prejuízos causados pela exposição precoce.
Aprender programação não gera ganhos apenas para quem deseja seguir carreira em robótica ou tecnologia da informação, transforma também a forma como se aprende e aplica o conhecimento adquirido.
Separamos 6 razões para dar início aos estudos de linguagem de programação, contando os principais benefícios para o desenvolvimento do seu filho. Confira!
1. Desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas
As linguagens de computação são baseadas em princípios da lógica, representando uma maneira de organizar informações para solucionar demandas. A forma como são estruturadas estimula o desenvolvimento do raciocínio, incentivando o pequeno a buscar por possíveis respostas.
Sendo a capacidade de resolução de problemas uma das habilidades mais requisitadas no mercado, podemos dizer que ter contato com programação desde pequeno é prepará-lo para o futuro.
2. Garante um uso mais responsável da tecnologia
Em nosso texto sobre uso de dispositivos móveis em sala de aula, ressaltamos que um dos benefícios gerados é a promoção do uso consciente. Quando o manuseio acontece sob a supervisão de um adulto, seja professor ou um dos pais, a chance da criança ultrapassar o tempo de tela recomendado ou clicar em links não confiáveis é reduzida.
Estudar linguagem de programação é uma oportunidade de transformar a relação da criança com a tecnologia, passando a enxergar as funcionalidades das ferramentas e aplicativos que mais gosta.
3. Incentiva a autonomia
O aprendizado da programação abre um mundo de descobertas que acabam despertando a curiosidade e estimulando a autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem.
Por meio da prática constante, o pequeno toma gosto por descobrir novos caminhos e aprende como utilizar os recursos digitais a seu favor. Conseguir finalizar as tarefas durante o estudo de códigos ajuda a fortalecer a autoestima e o fará sentir mais confiante para enfrentar desafios.
Sentindo-se mais encorajada, a criança passa a buscar por mais informações e a exercer o papel de protagonista do seu aprendizado, atuando de forma colaborativa e participativa no contexto escolar.
4. Melhora o desempenho escolar
Programação é um estudo multidisciplinar, já que exige colocar em prática uma série de teorias ensinadas em física, matemática, química e idiomas como o inglês.
As habilidades aperfeiçoadas pelo estudo das linguagens de programação favorecem a compreensão do conteúdo ensinado em sala de aula, pois despertam a criatividade, raciocínio lógico e desenvolvimento do pensamento científico.
Os estudos da língua inglesa e da matemática são os que mais evidenciam os benefícios. O aluno aprende a enxergar a aplicabilidade dos conceitos e fórmulas de maneira contextualizada, ou seja, os princípios matemáticos ganham relevância para a vida cotidiana. Como a maioria dos códigos de linguagem são em inglês, o aprendizado do idioma é potencializado ao ampliar o contato da criança com novas palavras e seus significados.
Ao aprender a aprender, a criança naturalmente tem sua relação com a escola transformada e, consequentemente, seu desempenho e relacionamento com os professores também sofrerá mudanças que irão beneficiar sua vida acadêmica.
5. Capacita a se comunicar melhor
A lógica computacional auxilia na capacidade de construir uma boa argumentação e melhorar a comunicação verbal e escrita. Afinal, é preciso ordenar as ideias para então conseguir transmitir a informação ao computador de forma compreensível.
Escrever em código treina a percepção e a coerência lógica de maneira ampla, além de refinar sua habilidade de estruturação de textos e enriquecer o vocabulário.
6. Prepara para o futuro profissional
Com a transformação digital acontecendo em ritmo acelerado, os conhecimentos de programação serão requisitos básicos para o mercado de trabalho. A digitalização e a robotização devem eliminar várias carreiras que existem hoje. Estima-se que cerca de 85% das profissões de 2030 ainda não foram criadas e todas devem envolver recursos tecnológicos cada vez mais complexos.
Então como se preparar? O melhor caminho é estimular a alfabetização digital de maneira consciente desde pequeno, considerando que cada idade possui uma necessidade pedagógica diferente.
Independente de qual profissão seu filho pretenda seguir, habilidades como pensamento crítico e analítico, resolução de problemas complexos e até mesmo a própria programação serão essenciais para torná-lo um adulto capaz de tomar melhores decisões.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material