Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 24 de fevereiro de 2022.
Entenda melhor essa ferramenta essencial para auxiliar os professores na formação das nossas crianças.
Comemorado em 27 de fevereiro, o Dia Nacional do Livro Didático homenageia uma das ferramentas mais importantes para a formação educacional dos alunos e presente em praticamente todas as escolas públicas brasileiras.
O livro didático ainda é o recurso mais utilizado pelos professores da educação básica, reunindo as informações que o estudante necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento em todas as etapas.
Segundo o Fundo Nacional da Educação (FNDE), todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes.
Direcionando o aprendizado com segurança
O livro didático tem uma importância fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos pelo fato de auxiliar o docente na condução das práticas pedagógicas. É uma ferramenta que direciona o ponto de partida do estudo, representando um norteador para a formação das estratégias de ensino.
O livro didático é um ponto de apoio para auxiliar o educador, na medida em que ele traça um caminho e uma sequência para a aprendizagem, evitando que ocorram lacunas que prejudiquem o entendimento dos conteúdos. Sua influência ajuda na preparação das aulas, no planejamento anual e na organização das avaliações.
Além disso, usar um material específico significa ter sempre disponível uma fonte confiável de consulta, tanto para os docentes quanto para os alunos e seus responsáveis. O desenvolvimento de livros didáticos e apostilas segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passando pela revisão de especialistas antes da edição chegar aos estudantes.
O livro didático tem ainda outra vantagem: otimiza o tempo em sala de aula. As atividades, exercícios e imagens estão ali no material, prontas para serem usadas. Dessa forma, o educador não precisa focar na escolha do conteúdo, mas sim na forma de apresentar cada tema, descobrindo novas metodologias para tornar a aula mais atrativa e engajar todos os alunos.
Estimulando a leitura desde cedo
Além de facilitar o planejamento das atividades em sala de aula e ajudar na formação pedagógica dos alunos, o livro didático abre as portas da leitura. Um hábito essencial para ampliar o vocabulário, desenvolver a linguagem e o pensamento das nossas crianças.
Mesmo com a entrada cada vez maior da tecnologia nas escolas, para muitos alunos o gosto pela leitura começa exatamente com os livros didáticos. Primeiro os estudantes são introduzidos nas histórias contadas em suas palavras e, naturalmente, desenvolvem a curiosidade de conhecer outros tipos de publicações.
O estímulo para a leitura acontece pela oferta de textos compatíveis com o nível de desenvolvimento da criança. O tipo de letra utilizado, o vocabulário apropriado, a exploração de rimas, as histórias simples, ou seja, tudo facilita o nascimento de um novo leitor.
Adaptando para as necessidades do aprendizado
O Ministério da Educação (MEC) divulga um guia sobre os livros didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. Essa lista é encaminhada às escolas que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto pedagógico.
O processo de escolha é também um exercício constante de adaptação para cada contexto. Por isso é importante que, após selecionar os livros que serão utilizados, os professores adaptem os conteúdos e os conceitos presentes no material para a realidade escolar e para a filosofia que utilizam no seu processo de ensino.
Seguindo o mesmo raciocínio, o professor pode utilizar o livro didático de diferentes formas nas turmas em que atua. Seu papel é compreender as necessidades de cada grupo de estudantes e adaptar o uso do material. Enquanto alguns precisam de mais leituras dos conteúdos do livro, outros podem usar para fazer exercícios em maior quantidade. Como o professor possui contato direto com cada turma e cada aluno, ele pode identificar essas necessidades e atuar da melhor maneira para o desenvolvimento do aprendizado.
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