Novo ensino médio: revisando todas as novidades

16 de novembro de 2021

Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2021.
A educação básica dos nossos filhos terá grandes mudanças nos próximos anos. Você já sabe como será?
Quando o mundo se transforma cada vez mais rápido, a educação dos nossos filhos e das crianças de todo o Brasil precisa acompanhar os novos tempos. O maior desafio é formar estudantes com habilidades e conhecimentos considerados essenciais para o século XXI, incentivando a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas.
A principal mudança que vai acontecer no novo ensino médio é a divisão do currículo em duas partes: uma fixa e outra flexível. A primeira é a Formação Geral Básica (FGB), onde o conteúdo será comum a todos os alunos. A segunda é chamada de Itinerários Formativos, que são a parte da formação que pode variar de acordo com a escolha de cada estudante.
As escolas que ofertam ensino médio terão a carga horária mínima ampliada de 2400 para 3000 horas. Com mais tempo e diferentes possibilidades de escolha, o novo formato começará a ser implementado de forma gradual na rede pública e privada.
Quais são os Itinerários Formativos?
A proposta do novo ensino médio coloca o aluno como o protagonista da sua vida escolar e de seus projetos de vida. Considerando a carga horária total, 40% será destinada para os itinerários formativos onde os estudantes se aprofundam nas suas áreas de interesse.
As opções de itinerário, que funcionarão como uma espécie de trilha a ser traçada durante os anos finais da educação básica, são as seguintes:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Formação técnica e profissional.
Essa nova organização não gera exclusão das disciplinas, mas sim uma maior conexão entre os conteúdos de estudo e mais proximidade com a realidade dos alunos. É uma proposta de aprendizado crescente com foco na autonomia de escolha.
Escolhendo o caminho de estudo
A disponibilidade dos Itinerários Formativos fica a cargo da escola. Desse modo, cada instituição deve analisar sua realidade e estrutura para assim definir quais opções ofertará. Considerando que os alunos podem escolher qual trilha melhor se encaixa em seus objetivos acadêmicos, é importante ter a maior diversidade possível.
Para nossos filhos tomarem suas decisões, é essencial que recebam informações de forma ampla e possam fazer muitas perguntas. Por isso cabe também à equipe escolar apresentar aos alunos, de maneira detalhada, as explicações sobre os itinerários e o que cada um envolve.
Ciente das informações, os estudantes devem refletir sobre seus interesses, aptidões e objetivos. É importante o aluno optar por aquilo que se identifica e gosta de estudar. Se o jovem aprecia questões políticas e sociais, por exemplo, o itinerário indicado seria ciências humanas. Se o seu filho tiver habilidade para lidar com tecnologias digitais e programação de aplicativos, o caminho da matemática pode ser uma boa opção. Vale sempre ressaltar que, de um ano para o outro, é possível mudar a escolha de itinerário.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), usado no processo seletivo para o ingresso em diversas universidades, também será atualizado em breve. De forma gradual, teremos várias mudanças pela frente. As transformações são oportunidades para cada um de nós, juntos com as escolas, buscarmos o avanço para a educação dos nossos filhos e de todas as crianças do Brasil.
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