Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 19 de outubro de 2021.
Como aproveitar o Dia das Crianças com atividades que estimulam a educação
O mês de outubro é marcado pela celebração do Dia das Crianças e todo ano temos aquela dúvida sobre qual é o presente ideal.
Os brinquedos continuam sendo os favoritos da criançada, mas você pode aproveitar a data para incentivar novos interesses. Que tal estimular o hábito de leitura? Com uma enorme variedade de temas, os livros são uma ótima opção tanto para adolescentes quanto para os pequenos que se encantam com as ilustrações tridimensionais.
Uma outra opção fora do usual são os instrumentos musicais. Aliás, temos um texto onde contamos sobre os benefícios da musicalização na infância. Não deixe de conferir!
Independente da escolha do presente, a melhor maneira de comemorar é deixar a imaginação dos pequenos fluir. Continue a leitura e descubra o impacto das brincadeiras no desenvolvimento do seu filho.
Aprender brincando
Piaget, um dos grandes nomes da pedagogia mundial, dizia que a atividade de brincar é indispensável à prática educativa por serem meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. O lúdico passa a fazer parte dos processos de ensino e, de maneira espontânea, permite ao pequeno sonhar, fantasiar, realizar desejos e aprender a lidar com frustrações.
Por meio das brincadeiras, o seu filho poderá exercitar a criatividade, raciocínio lógico e a socialização com outras crianças e adultos. É o momento propício para desbravar os conhecimentos do mundo ao seu redor e formar sua autonomia.
Os brinquedos com regras tornam-se cruciais para o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisões. Jogos como dominó, xadrez, baralho e até mesmo o quebra-cabeça possuem potencial pedagógico por exigirem do participante uma autoavaliação sobre suas ações.
Nossa dica é aproveitar a celebração do dia das crianças e chamar todos de casa para brincar! Separamos cinco atividades ideais para serem praticadas em grupo. São garantia de diversão e de muito aprendizado.
5 Brincadeiras para aprender em família
Jogo da Memória
O embaralhamento das figuras e atenção necessária para lembrar sua posição auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico, noção espacial e, principalmente, memória fotográfica. Embora o raciocínio lógico se desenvolva mais a partir dos 5 ou 6 anos de idade, estimulá-lo durante as primeiras fases da infância trará mais benefícios ao longo prazo.
Você pode tornar essa experiência ainda mais divertida e criar em família o seu próprio jogo da memória! Não sabe por onde começar? Confira o vídeo do Clubinho Carinhoso e se inspire.
7 Erros
O mais conhecido é o modelo onde duas imagens semelhantes são apresentadas e o jogador precisa identificar as diferenças. Agora, a mania entre a criançada é tirar do papel e trazer para um cenário real.
A ideia é a seguinte: escolha um cômodo da casa ou um móvel cheio de enfeites. Quanto mais informações visuais, melhor. Os jogadores precisam observar o local escolhido por até 1 minuto ou um pouquinho mais, dependendo da idade da criança. Enquanto os jogadores aguardam em outro local da casa, uma outra pessoa entra em cena assumindo a missão de alterar sete objetos de lugar. Pode ser um desafio individual ou do grupo, vocês escolhem. O importante é trabalhar a capacidade de percepção e memória, além de se divertir!
Pega varetas
Um clássico que atravessa gerações e continua entre os favoritos quando o assunto é brinquedo educacional.
Dentre os estímulos gerados pelo jogo temos: coordenação motora, raciocínio e tolerância à frustração. Sendo uma brincadeira que exige concentração, é preciso também ter muita paciência, tanto para aguardar a sua vez quanto para cuidadosamente mover a vareta.
Uma brincadeira onde, para ter êxito, é necessário organização, planejamento, atenção e respeito às regras.
Quebra-cabeça
Indicado para exercitar a resolução de problemas, uma vez que estimula as capacidades de percepção e raciocínio. O jogador precisa analisar e desenvolver estratégias para o encaixe das peças. O quebra-cabeça oferece a possibilidade de fazer correções durante a montagem da figura, representando um desafio que, quando superado, eleva sua autoconfiança.
Fique atento à indicação da faixa etária na hora escolher um jogo para seu filho, pois assim ele será estimulado de acordo com os conhecimentos que já tem.
Contar histórias
A prática de contar histórias favorece o universo lúdico da criança e proporciona benefícios como a melhora da compreensão, o desenvolvimento de linguagem, a expressão gestual e oral dos pequenos.
Que tal potencializar o aprendizado e contar história por meio de um teatrinho de fantoches? Assim a atividade fica mais dinâmica e divertida. Pode ser a adaptação de um livrinho infantil ou deixar seu filho criar o próprio enredo. Aproveite para criarem juntos o cenário e os bonecos, vale até usar meias customizadas!
Família se divertindo junto é o maior presente
As atividades lúdicas em família são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Lembre-se de que o foco não é o resultado da brincadeira ou se as regras foram seguidas de forma impecável. O mais importante é criar memórias e fortalecer os vínculos afetivos, imprescindíveis para que a criança tenha um desenvolvimento pleno e saudável.
As brincadeiras em família estreitam as relações, sendo uma oportunidade para aprenderem aspectos fundamentais para o crescimento, como o reconhecimento do outro, a noção de compartilhar e o respeito.
Aproveite o momento para conhecer mais sobre os gostos do seu filho. Também pode ser uma chance para você apresentar e reviver suas brincadeiras favoritas de infância. No fim das contas, o maior presente é o tempo que vocês irão aproveitar juntos.
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material