Psicomotricidade na educação infantil

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27 de abril de 2022

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Publicado em . | Atualizado em 27 de abril de 2022.


Saiba como ajudar as crianças a desenvolverem suas capacidades por meio do movimento

A psicomotricidade infantil busca entender e exercitar o estabelecimento das relações entre as habilidades cognitivas e motoras. Uma disciplina que estuda o estímulo das explorações físicas, contribuindo para a criação da consciência corporal e para a formação da personalidade.

No princípio, a psicomotricidade era utilizada apenas no tratamento de alguma dificuldade na evolução da criança. Hoje, a disciplina ocupa um lugar importante na primeira infância, pois existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.

A psicomotricidade contribui para a formação e estruturação do esquema corporal, incentivando a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, os pequenos se divertem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais, os educadores recomendam que jogos e brincadeiras ocupem, desde cedo, um lugar de destaque no programa escolar.

Estimular os movimentos é o caminho

Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade, precisamos enxergar o ser humano de maneira holística, de forma a integrar todas as suas funções cognitivas e motoras, gerando um desenvolvimento conjunto da motricidade, do pensamento e da emoção.

A ação do sistema nervoso central cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza por meio dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo. É importante que a criança tenha noção do seu corpo, pois o ato de se mover é determinante na educação infantil. A psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque, mesmo sem termos total consciência, nós utilizamos os movimentos corporais para demonstrar o que sentimos.

As habilidades psicomotoras são trabalhadas naturalmente a partir de estímulos dentro de casa e também no ambiente escolar. No entanto, todo esse incentivo precisa desenvolver tanto a coordenação motora grossa quanto a coordenação motora fina. As atividades lúdicas, a fim de que fiquem mais interativas, devem ser coletivas para que as crianças se divirtam enquanto descobrem suas potencialidades.

Elementos básicos em desenvolvimento

Os benefícios da psicomotricidade se manifestam na evolução de diferentes capacidades das crianças. Agora vamos conhecer um pouco mais de cada potencial.

Conscientização da imagem corporal

Trabalhar a conscientização da imagem corporal passa por entender o seu corpo de forma inconsciente, saber que ele existe, entender onde estão os seus membros, como funcionam e como se movimentam. É considerada a representação mental inconsciente que a criança começa a ter em relação ao próprio corpo.

Conscientização do esquema corporal

A conscientização do esquema corporal trabalha a partir do conhecimento inconsciente do indivíduo sobre o próprio corpo, permitindo que ele se relacione de maneira efetiva e segura com os espaços, objetos e demais pessoas que os rodeiam, entendendo melhor suas possibilidades de movimento.

Tônus muscular

O tônus muscular é a tensão fisiológica dos nossos músculos, que tem como função cuidar da coordenação do corpo parado ou em movimento. Dependemos dessa função para nos mantermos naturalmente em equilíbrio, na postura correta e conseguir executar movimentos. Além disso, o tônus muscular permite identificar características físicas e emocionais.

Coordenação motora grossa

A coordenação global considera a presença de diversos músculos na execução de movimentos voluntários e complexos. Tudo que dá força para a criança correr, pular, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade responsável pelo impulso físico encontra, na coordenação motora grossa, a razão para essas tarefas. Ela abrange todos os músculos que possibilitam os pequenos a fazerem essas brincadeiras.

Coordenação motora fina

A motricidade fina é fundamental para realizar movimentos coordenados utilizando pequenos grupos musculares das extremidades do corpo. A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens e recortar papel são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Considerando que, na primeira infância, existe uma forte correlação entre a evolução motora e intelectual, é fundamental estimular atividades de desenho na infância, um processo que certamente ajudará no desenvolvimento da linguagem e aprendizagem.

Organização espaço-temporal

Significa entender conceitos básicos de tempo, espaço e distância, tais como “longe e perto”, “cima e baixo” e “dentro e fora”. Todas essas noções são necessárias para se orientar melhor no mundo e ter maior consciência sobre os movimentos.

Lateralidade

Aqui não estamos falando do conhecimento específico sobre direita e esquerda, mas sim sobre a habilidade de utilizar os dois lados do corpo para executar ações do cotidiano. Apesar de parecer natural, não é simples alcançar um objeto ou abrir uma porta com nosso lado não dominante.

E quando a psicomotricidade é pouco desenvolvida?

Muitas pessoas pensam que basta estar se mexendo, mas não é isso. A motricidade é a faculdade de realizar movimentos, e a psicomotricidade é a educação corporal que procura desenvolver a utilização das capacidades psíquicas. Ou seja, o movimento organizado pela psicomotricidade está diretamente ligado ao desenvolvimento dos aspectos mentais.

É inegável que a falta de um acompanhamento da psicomotricidade acarreta consequências no desenvolvimento da criança. Um dos casos mais facilmente notados é a lateralidade pouco trabalhada no aluno, podendo causar problemas de ordem espacial.

Quando isso acontece, a utilização dos termos “direita” e “esquerda” fica prejudicada. O pequeno pode apresentar certa dificuldade para acompanhar a direção gráfica de leitura e escrita, entre outros transtornos que podem aparecer no período pré-escolar.

A abordagem da psicomotricidade ajuda na compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar. O movimento humano é construído em função de um objetivo e, por isso, se transforma em comportamento significante no processo de aprendizagem.

Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, devemos realizar atividades considerando seus níveis de amadurecimento. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam no desenvolvimento da saúde mental e no equilíbrio emocional.

Praticando em casa com o seu filho

O desenvolvimento da psicomotricidade pode ser feito em casa, com brincadeiras que vão estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança. A escola também exerce um papel crucial para essa finalidade, mas o ambiente doméstico pode ser um grande complemento para desenvolver esse lado tão importante.

Afinal, como trabalhar a coordenação motora na educação infantil? É importante que os exercícios estimulantes sejam aplicados gradativamente, respeitando a idade da criança. O aconselhável é que as atividades sejam organizadas seguindo a ordem do mais fácil ao mais difícil. Ter paciência também é essencial para que o pequeno descubra e estimule seus movimentos.

Atividades físicas são indispensáveis para ter mais percepção sobre o corpo, mente e emoções. Para isso, o indicado é incentivar a prática de esportes individuais e em grupo, além de proporcionar brincadeiras que favorecem o movimento como pega-pega, esconde-esconde ou se equilibrar em um pé só. Brincar de imitar animais e telefone sem fio, por exemplo, podem ajudar a estimular a fala.

O desenho é uma atividade espontânea e deve ser altamente respeitada. Se a criança tem vontade de desenhar, você pode estimular bastante. O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel. Começarão com rabiscos e logo estarão desenhando formas mais reconhecíveis. É uma atividade que favorece muito a coordenação motora fina. Seja em casa ou na escola, pais e professores têm a responsabilidade de incentivar esse hábito.

Na evolução da coordenação motora grossa, as atividades ao ar livre são perfeitas. Um espaço amplo e cheio de novidades permite que as crianças explorem suas possibilidades de maneira lúdica. Em casa, os pais também podem permitir esses momentos às crianças, seja no quintal de casa ou no playground do prédio.

Além de fazer bem para a psicomotricidade, tais atividades podem significar um ganho imensurável para o cérebro. Uma criança que pratica essas brincadeiras tende a fortalecer sua percepção das coisas que estão ao redor e da sua capacidade de se conectar com o mundo.

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