Quais são as características e como escolher uma escola de qualidade?

Família e Escola

15 de dezembro de 2020

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de dezembro de 2020.


Buscar por uma escola de qualidade deve ser uma das principais preocupações de quaisquer pais e responsáveis no momento de escolher por uma instituição. Desde os períodos iniciais até o ensino médio, existe a necessidade de verificar quais são os seus objetivos em relação ao aprendizado de seu filho, bem como as principais características que considere importantes para a formação do aluno.

Existem alguns pontos, porém, que são comuns para a maioria das pessoas. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda um pouco mais sobre a importância de uma escola de qualidade, o que deve ser considerado, além de entender de que forma a instituição pode impactar o futuro dos alunos. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância de escolher uma escola de qualidade?

Inicialmente, vamos explicar um pouco mais sobre a importância de buscar por uma escola de qualidade para seu filho. Ao abordarmos sobre o tema, devemos considerar que as instituições são corresponsáveis não apenas pela formação acadêmica, como também pela formação cidadã. Nesse sentido, a escolha de uma escola de qualidade vai ser complementar à educação dos filhos e à formação dadas pela família.

Por essa razão, entre os diversos fatores que devem ser avaliados pela família, a excelência em ensino pode ser considerado um dos principais. Afinal, é essa característica que poderá determinar a vida adulta das crianças. De acordo com Alessandra Silva, diretora pedagógica do Coleguium Rede de Ensino, “as escolhas feitas na primeira infância e a exposição delas a um ambiente que desperte a curiosidade e que aguce a investigação serão pontos essenciais para o pleno desenvolvimento”.

De que forma as instituições de ensino podem impactar o futuro profissional dos alunos?

A depender dos estímulos oferecidos pelas instituições de ensino, os alunos poderão desenvolver habilidades indispensáveis para a vida profissional. Conforme abordamos, se antes as escolas tinham a missão de desenvolver a parte técnica — ensinar conteúdos de matemática, português, ciências, história e outros — hoje, vemos que essa missão expandiu de tal forma que, para além da formação acadêmica – cognitiva –, há que se preocupar com as habilidades socioemocionais.

O que seriam essas habilidades socioemocionais? São as competências desenvolvidas pelas pessoas para se tornarem um ser humano mais completo. Por meio dessa característica, há a possibilidade de ter maior consciência das próprias emoções, contribuindo para que se possa tomar decisões de forma mais responsável e, consequentemente, mais estratégica — algo que vem sendo constantemente valorizado em distintas profissões.

Afinal, a pessoa que conta com habilidades socioemocionais desenvolvidas, naturalmente, conseguem contornar situações mais complexas. Além disso, elas contribuem para um melhor ambiente de trabalho, propiciando um clima organizacional mais positivo — e esse é um dos pontos que permite a retenção de talentos nas empresas.

Nesse sentido, conforme podemos perceber, é uma característica cada vez mais valorizada nas pessoas, comprovando que apenas conhecimento técnico não é o suficiente para se destacar entre as equipes. Sobre esse ponto, Alessandra completa: “um profissional com pensamento crítico e que sabe se relacionar, com certeza, terá mais sucesso profissional — para isso, é preciso ter recebido o desenvolvimento da inteligência emocional em sua formação”, afirma.

Por essa razão, é preciso que as instituições de ensino possam propiciar um ambiente fértil e enriquecedor para que alunos possam vivenciar e experimentar situações distintas. Dessa forma, conseguirão desenvolver habilidades, além de fazer escolhas que terão impactos diretos para o futuro profissional.

Entre as principais habilidades socioemocionais que podem ser desenvolvidas, destacamos:

  • inteligência emocional — relacionada à capacidade de avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, além de entender como é possível lidar com eles;
  • sociabilidade — desenvolver habilidades sociais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento socioemocional, uma vez que os relacionamentos influenciam de forma direta para o sucesso das pessoas em diferentes contextos;
  • autoconhecimento — conhecer a si mesmo e a lidar com o próprio “eu” trará mais segurança para conhecer outras pessoas e a lidar com o próximo;
  • resiliência — capacidade de se recuperar de momentos de dificuldades;
  • empatia — capacidade de se colocar no lugar do próximo.

O que é essencial de ser avaliado no momento de buscar por uma escola de qualidade?

Agora que você já sabe sobre a importância de uma escola de qualidade para o desenvolvimento dos alunos e como isso poderá impactar seu futuro profissional, chegou o momento de entendermos dicas práticas sobre o que avaliar no momento de pesquisar por uma. Veja!

Proposta pedagógica

Entre os pontos mais importantes a se analisar para a escolha de uma escola de qualidade, certamente a proposta pedagógica é um dos principais. É ela quem ditará o quê, quando e para que um objeto de aprendizagem será apresentado ao aluno. É a partir dela que os responsáveis poderão conhecer a filosofia de trabalho, ou seja, quais são as concepções educacionais daquele estabelecimento de ensino.

Além disso, deve-se destacar que ela contempla todo o pano de fundo para a criação do ambiente de aprendizagem. Algumas perguntas podem auxiliar na decisão no momento de buscar por uma escola de qualidade, como:

  • de que forma o estudante será exposto a um novo conhecimento?
  • A proposta pedagógica é flexível e inovadora?
  • Será que as concepções da escola convergem para o que eu, e enquanto mãe, pai, acredito e desejo para o meu filho?

Ao esclarecer esses questionamentos, certamente, ficará mais fácil identificar se aquela instituição de ensino condiz com o que você busca para os filhos.

Infraestrutura da escola

Outro ponto importante ao analisar uma escola de qualidade é o de observar a infraestrutura da escola. Para avaliar como ela é, quais são as características e os equipamentos disponíveis que contribuirão para o ensino dos alunos, o ideal é realizar uma visita agendada com o responsável pela instituição.

Essa será uma questão que trará um peso para a decisão. Afinal, quando há aspectos que condizem com o que a família busca para os filhos, certamente será um fator a favor da instituição.

No entanto, é preciso ter cuidado. É comum que famílias utilizem a infraestrutura e optem pela instituição com base apenas no que foi visto. Porém, essa característica, por si só, não deve ser considerada de forma exclusiva para a matrícula. Alessandra explica por que: “a decisão deverá ser sempre com base na proposta pedagógica, pois será a forma de utilização daquele espaço que incidirá no desenvolvimento da criança”.

Equipe de professores e educadores com comprometimento pedagógico e formação adequadas

Independentemente da proposta pedagógica e da infraestrutura, são os profissionais que vão tirar as ideias do papel e transmitir seus conhecimentos para os alunos. Por essa razão, o ideal é buscar por uma equipe que seja comprometida, com bons nomes em seu quadro de colaboradores, além de conferir se os professores aplicam de maneira adequada a proposta da instituição.

Outro ponto importante a ser observado está relacionado ao fato de avaliar se a escola também investe no conhecimento das pessoas. Afinal, o conceito de lifelong learning nunca esteve tão em voga: trata-se da estratégia adotada pelas instituições de nunca parar o aprendizado, incentivando continuamente a aquisição de saberes por parte dos profissionais.

Dessa forma, há a criação de um ambiente estimulante e dinâmico, trazendo reflexos diretos para o desenvolvimento dos alunos.

Filosofia da escola

Novamente, voltamos a mencionar sobre a importância de os pais buscarem por escolas que contribuam para o desenvolvimento social da criança. Afinal, o mercado busca, hoje, muito mais do que apenas profissionais que tenham conhecimento técnico: grandes empresas valorizam a diversidade e contam em seu quadro de colaboradores com pessoas que respeitam ao próximo e que tenham valores semelhantes aos seus.

Nesse sentido, além de escolher por uma instituição que seja referência em conhecimento teórico, também é preciso conhecer sobre a filosofia e os valores transmitidos pela escola. Esse será o principal requisito que contribuirá para a formação pessoal e para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Além disso, o diálogo será mais aberto quando os valores da família e os da instituição se assemelham, contribuindo para que ambas as partes possibilitem essa formação.

Ou seja, sempre que for visitar uma alternativa pesquisada, não deixe de questionar qual é a filosofia que guia a escola. Além disso, como ela é aplicada no dia a dia. Entenda as atividades extracurriculares que contribuam para que esses valores sejam vivenciados na prática, compreenda o propósito do trabalho dos professores, além de conferir quais são as expectativas que a própria escola gera em relação aos alunos: o que elas desejam formar em coparticipação com a família.

Sendo assim, entre os princípios que podem ser considerados pela família, destacamos:

  • inclusão;
  • respeito à diversidade;
  • valorização da vida.

Suporte psicológico

Hoje, muito tem se falado em segurança psicológica, tanto no mercado de trabalho quanto nas instituições de ensino. Por essa razão, é necessário que os pais estejam atentos a esse ponto no momento de buscar por uma escola, uma vez que vai ser um importante aliado para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Mesmo com a instituição compartilhando importantes valores ao aluno, vai existir algum momento em que ele se sentirá ansioso por questões de vestibulares ou até mesmo por algum contexto familiar. Sendo assim, ao contar com um profissional que o ofereça apoio, certamente situações desafiadoras serão vivenciadas com mais facilidade.

Feedback de outros pais e alunos

Assim como qualquer tipo de contratação, é importante que os pais tenham o entendimento sobre a percepção de outras pessoas sobre a instituição. Ao contar com o feedback de pais e alunos sobre a vivência naquela escola, você terá a oportunidade de conferir, na prática, quem usufruiu dos serviços, como os valores são praticados, a experiência dos professores e o trato com os alunos, entre outros pontos que você considere importante.

Conforme mencionamos, avaliar apenas a estrutura física, por exemplo, pode ser um erro. Dessa forma, caso você tenha gostado da infraestrutura e/ou tenha ficado com alguma dúvida quanto à filosofia e à proposta pedagógica, nada melhor do que contar com o auxílio de quem acredita na qualidade daquela instituição.

Tratamento personalizado

Cada criança e/ou adolescente conta com uma narrativa própria. O que seus filhos vivenciam em sua casa e o tratamento que ele recebe pela sua família, obviamente, vai ser diferente de todas as outras pessoas. Por essa razão, a escola precisa ter a consciência de que não se pode tratar todos da mesma forma, uma vez que cada um conta com capacidades e níveis de desenvolvimentos distintos, bem como vivenciam contextos opostos.

Dessa forma, busque por uma escola que ofereça um tratamento singular, de modo que as individualidades sejam levadas em consideração no dia a dia escolar. Mas atenção: isso não significa que as instituições vão oferecer aulas diferenciadas para cada aluno. Mas, sim, que vai valorizar a diversidade existente em sala de aula, contribuindo para que os pontos fracos sejam trabalhados e que os pontos fortes sejam potencializados.

Ferramentas tecnológicas

Ferramentas tecnológicas trouxeram grandes diferenciais para as mais diversas vertentes do nosso dia a dia. Hoje, ficou muito mais fácil exercer determinadas tarefas, justamente pela automatização oferecida pela tecnologia e pelo amplo acesso à informação.

No caso das instituições de ensino, não é diferente. Além de as crianças já serem muito mais adeptas às soluções existentes, existe a oportunidade de as aulas serem mais dinâmicas, práticas e de propiciarem um melhor entendimento do que é apresentado nas matérias — fazendo com que o aluno de fato absorva o conteúdo, sem a necessidade de “decorar” trechos, algo que era comum até há alguns anos.

Sendo assim, esse é um outro ponto a ser considerado, uma vez que também vai contribuir para potencializar o aprendizado oferecido pela escola.

Parcerias escolares

Por fim, não podemos deixar de mencionar sobre a importância que as parcerias escolares exercem para a formação do aluno. Ao longo de todo o material explicamos sobre a mudança de paradigmas de uma escola hoje: o conhecimento técnico é importante, mas não deve ser único. É preciso buscar desenvolver outras habilidades para o desenvolvimento socioemocional.

Ou seja, a instituição precisa se preocupar em oferecer experiências completas (sensoriais, intelectuais e motoras) para crianças e adolescentes, tanto antes, quanto depois do horário escolar. Avaliar quais são as parcerias firmadas pela diretoria é um bom ponto a ser avaliado, uma vez que essas serão alternativas interessantes para que a criança possa se ocupar com atividades extracurriculares.

Por que uma escola de qualidade se preocupa com inovação?

Tanto se fala em inovação. Mas o que seria isso, na prática? O termo vem da palavra latina innovatio, que se refere a um método, ideia ou objeto que é criado sem que se assemelhe a padrões anteriores. Nesse sentido, uma escola de qualidade que se preocupa com inovação é aquela que não se acomoda, buscando continuamente por ferramentas e modos de aprendizado que contribuirão para o desenvolvimento socioemocional e técnico dos alunos.

Novas tecnologias

Esse tópico está diretamente ligado à preocupação de implementar ferramentas tecnológicas no dia a dia de ensino. Afinal, são essas soluções que permitem aproveitar todo o desenvolvimento do mercado para trazer aos alunos novas formas de ensino.

Além disso, no que diz respeito à inovação, Alessandra afirma que estamos mencionando novamente sobre Proposta Pedagógica e o quanto ela é importante para a formação integral do estudante. “Quando a escola não está fechada em uma única vertente metodológica, ela pode criar espaço para o novo e nesse sentido apresentar aos alunos o que há de mais moderno na área educacional”, afirma.

E completa: “uma escola que não se adapta aos novos tempos está fadada ao fracasso, visto que o mundo está em constante transformação.” Nesse sentido, ao escolher por uma instituição que se abre para a inovação, consequentemente os estudantes terão a possibilidade de se prepararem para um futuro ainda desconhecido.

Preparação para o futuro

Hoje, é importante que os alunos sejam preparados para profissões que ainda nem existem. Quando analisamos aqueles trabalhos que estarão em alta nos próximos anos, muitos deles surgiram recentemente (analista de Big Data e cientista de dados, por exemplo). Por essa razão, a instituição precisa oferecer insumos que possam desenvolver:

  • habilidades de criação;
  • pensamento crítico;
  • relacionamentos interpessoais.

“Para encontrar uma instituição que prima pela inovação, há que se pesquisar e analisar a sua grade curricular. Em geral, essas escolas têm disciplinas que transcendem o lugar-comum”, destaca Alessandra.   

Vantagens de contar com uma escola inovadora

Quais são as demais vantagens de contar com uma escola inovadora para a formação de seu filho? A seguir, apresentamos as principais.

Desenvolvimento de habilidades

Novamente, caímos na importância de desenvolver novas habilidades. Conforme mencionado por Alessandra, a grade curricular de instituições que se preocupam com essa questão tendem a sair do lugar-comum. Entre os pontos desenvolvidos por alunos que vivenciam na prática esse diferencial, destacamos:

  • pensamento crítico para avaliar diferentes cenários em distintas situações da vida para solucionar problemas;
  • comunicação e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais que contribuem para um melhor trabalho em equipe;
  • imaginação para trazer soluções inovadores;
  • atitude empreendedora;
  • domínio de novas tecnologias e o modo como utilizá-las de forma correta e abrangente.

Aluno como protagonista

Além disso, é importante buscar por uma instituição que torne o aluno protagonista, e não apenas como um mero telespectador, como era até há alguns anos. Nesse sentido, escolas que investem em inovação se preocupam em trazer um contexto mais participativo, onde os estudantes são abertos para opinar sobre o seu desenvolvimento e a construção do próprio conhecimento.

Consequentemente, esse é um estímulo para que ele possa criar, buscar por novos aprendizados de forma pró-ativa e também a se posicionar. Ou seja, pontos essenciais para que ele se torne um adulto realizador, cooperativo, autogovernável e sociável.

Preocupação com a comunidade escolar

O desenvolvimento do aluno não é realizado apenas pela instituição. Trata-se de uma coparticipação entre corpo docente, diretores, demais colaboradores da escola, além da integração entre pais e filhos. A escola que se preocupa com inovação busca justamente isso: criar um ambiente colaborativo.

Qual a importância da adaptação da escola para o ensino a distância ou híbrido?

Em 2020, escolas de todo o Brasil precisaram se adaptar a uma nova realidade: devido à pandemia do novo coronavírus, decretos municipais e estaduais fizeram com que as instituições operassem à distância, sendo um dos grandes desafios para o ano letivo.

De acordo com Alessandra, ainda não temos uma ciência de como será o período letivo para o próximo ano. “Assim, uma escola, atualmente, precisa se preparar para atender aos anseios da comunidade escolar tanto que deseja o ensino presencial ou o que prefere o ensino remoto. Isso posto, uma boa estratégia é pensar em sua concepção pedagógica para o ensino híbrido, uma vez que atenderia aos dois públicos”, afirma.

Nesse contexto, o ensino híbrido apresenta potenciais. Afinal, por meio dele, existe a possibilidade de ampliar os horizontes que extrapolam a sala de aula e o currículo tradicional. Dessa forma, há a oportunidade de ampliar a interação existente entre estudantes e aumentar a mobilidade educacional. Mas o que seria, de fato, essa mobilidade? Pode-se entender como a inserção dos alunos em locais de aprendizagem que eles não teriam acesso no modelo tradicional, tornando o ensino mais prático.

Respondendo à questão do tópico, a escola adaptada para o ensino híbrido oferece mais garantias de sucesso na formação educacional. Ao estudar em casa, a escola tem a possibilidade de abraçar conceitos, disciplinas e formas de aprendizagem diferenciadas e adaptadas à realidade de cada um.

Em um cenário tão distinto, ao analisar uma instituição para o seu filho, o ideal é buscar por um local que ofereça flexibilidade na construção do currículo. “Somente dessa forma é que as características individuais do estudante poderão ser valorizadas e desenvolvidas”, destaca Alessandra.

Além disso, a escola precisa ter um cuidado com o investimento em tecnologia, pois precisa fazer sentido com a proposta do ensino e haver uma coesão entre os recursos a serem implementados. 

Neste conteúdo, você pôde entender alguns dos principais pontos que devem ser avaliados em uma escola de qualidade, além de verificar como essa escolha impacta para o futuro profissional de crianças e adolescentes. Conforme abordado, tire todas as suas dúvidas em relação à proposta pedagógica e opte por aquela que melhor vá oferecer um desenvolvimento socioemocional ao seu filho.

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