Reciclagem também é coisa de criança

Sem categoria

8 de junho de 2022

rbarbosa
rbarbosa

Publicado em . | Atualizado em 8 de junho de 2022.


Celebrando a Semana do Meio Ambiente, conheça práticas de reciclagem que contribuem na preservação do planeta para as próximas gerações.

Com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os recursos naturais, a ONU escolheu a data de 5 de junho para comemorarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Criada em 1972, a iniciativa cresceu ao longo dos anos e se tornou a maior plataforma global para divulgar a agenda ambiental.

Para celebrar e difundir o tema no Brasil, desde 1981, a primeira semana de junho foi instituída como a Semana Nacional do Meio Ambiente. Muitas escolas aproveitam esse período para promoverem atividades de educação ambiental, ensinando as crianças sobre como cuidar e preservar os recursos naturais para as futuras gerações.

O comportamento de consumo desenfreado tem contribuído para o aumento de depósitos clandestinos, conhecidos como lixões, sem nenhum critério de proteção dos resíduos. O descarte inadequado do lixo favorece o aparecimento de doenças, além de contaminar o solo e o lençol freático. A reciclagem é uma das maneiras mais eficazes de mudarmos esse quadro, protegendo o meio ambiente e também a nossa saúde.

Reciclagem como aliada do consumo consciente

Estimular a redução de lixo na educação infantil é uma maneira de atrair o olhar das crianças para causas ambientais e introduzir conhecimentos básicos de sustentabilidade. Você sabe, por exemplo, qual é a diferença entre reutilizar e reciclar?

Reutilizar está relacionado ao reaproveitamento, dando uma nova finalidade para o objeto que seria descartado. Apesar de também envolver a classificação e separação dos materiais, é um processo artesanal muito comum nas aulas de educação artística ou de ciências. Além de formar futuros cidadãos ecologicamente responsáveis, desperta o potencial criativo.

Reciclar consiste em transformar os resíduos descartados em novos produtos. Para isso, é feita a coleta e a separação cuidadosa dos materiais a fim de serem processados. Transformar plástico em fibras de poliéster é um exemplo de reciclagem. Mostrar exemplos de produtos reciclados e suas etapas para as crianças cria a percepção de como nossas escolhas impactam o meio ambiente.

O exemplo dado em casa serve como modelo para o pequeno, influenciando a formação de seus valores e comportamentos. Logo, adotar atitudes sustentáveis na rotina da família facilita a fixação de melhores hábitos.

Conheça ações simples para serem aplicadas em casa e que fazem diferença na preservação da natureza.

Reaproveite antes de descartar

Todo objeto tem um potencial escondido que pode ser desvendado pelo olhar criativo da criança. O reaproveitamento é essencial para reduzirmos o volume de resíduos descartados. Além de ajudar a natureza, pode ser muito divertido!

Assim como devemos checar se um material pode ser reaproveitado, devemos também refletir antes de fazer uma nova compra. Veja se há algo em casa que pode ganhar uma nova funcionalidade. Essa simples atitude é capaz de gerar soluções criativas para problemas reais.

Crie novos brinquedos

Seguindo a linha faça você mesmo, convide seu filho para criar seu próprio brinquedo!  Com a mão na massa, a criança aprende sobre as possíveis aplicações e propriedades dos elementos que estavam condenados ao lixo.

A seleção de materiais e instrumentos deve estar de acordo com a idade, garantindo a segurança do pequeno. Os mais comuns para a atividade são: rolos de papel, garrafas pet, caixa de leite, latinhas, palitos, sacolas, restos de tecido e caixas de papelão. Em uma pesquisa rápida na internet, você encontra dicas detalhadas de como criar marionetes e brinquedos para todos os gostos.

Além dos benefícios cognitivos e comportamentais, a atividade gera prazer e permite à criança exercitar sua autonomia ao produzir seu próprio brinquedo, com muita criatividade e imaginação.

Coloque o lixo no lugar certo

Mostrar como colocar o lixo em seu devido lugar é o primeiro passo para incluir a reciclagem na educação infantil. Chame o pequeno para ajudar a separar os resíduos que serão encaminhados para a coleta seletiva de sua cidade. Tudo deve estar limpo e seco, pois a presença de material orgânico compromete o processo de reciclagem.

No Brasil, o parâmetro de lixeiras coloridas vem sendo adotado há bastante tempo, facilitando a separação do material destinado à reciclagem. O esquema de cores ajuda a deixar o processo mais simples e até mesmo mais lúdico para a criança aprender a identificar os diferentes materiais.

Azul:  papéis em geral, papelão e caixas longa vida. Exceto papel higiênico usado e guardanapos sujos.

Verde: vidros, exceto espelhos e cristais.

Vermelha: isopor e objetos de plástico como embalagens, copos, sacolas, papel plastificado e garrafas PET.

Amarela: embalagens metálicas, latinhas, chapinha de garrafa, pregos e clipes.

Marrom: matéria orgânica como restos de comida, tampas de cortiça, cinzas, terra, folhagens e flores.

Temos outros tipos de resíduos que, pelo seu alto risco de contaminação, não devem ser reciclados, como os lixos hospitalares e radioativos. Para descartar pilhas, baterias e eletrônicos, pesquise pelos pontos de coleta desse tipo de material em seu bairro.

Transforme sobras de comida em fertilizante natural

Que tal uma hortinha caseira? As sobras de alimentos podem ser transformadas em adubos nutritivos por meio da compostagem. Assim, é possível aproveitar restos como os talos da maioria dos vegetais, casca de ovo, saquinho de chá e borra de café para produzir fertilizante de forma natural.

Ter plantas comestíveis em casa gera benefícios para toda a família. Convide o pequeno para escolher o vaso, preparar o substrato, colocar as sementes, regar e apreciar o crescimento gradual da plantinha. Aproximar a criança da natureza é sempre uma boa ideia. Além de deixar a comida mais saborosa, é uma oportunidade para inserir hábitos alimentares mais saudáveis na rotina.

Você já estava por dentro dessas dicas? Se não estava, agora está e já pode separar um tempinho para colocar as mãos na massa com a ajuda dos pequenos! Não deixe de compartilhar este artigo com outros pais, pois reciclagem também é coisa de criança!

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!