Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 18 de janeiro de 2022.
Conheça a história e o legado de Rudolf Steiner que inspira escolas no mundo inteiro.
Rudolf Steiner nasceu no ano de 1861 em uma família de origem austríaca. Viveu seus primeiros anos bem próximo da natureza, numa paisagem cercada de montanhas. Seu pai era funcionário de estrada de ferro e esperava que o filho se tornasse um engenheiro.
Durante seus estudos técnicos na Alemanha, passou a ter contato com as ideias de pensadores influentes da época. No mesmo período em que foi contratado para catalogar as obras do filósofo alemão Goethe, começou a desenvolver sua própria linha de pensamento (conhecida como Antroposofia) e sua teoria pedagógica.
No Guia do Futuro você pode saber mais sobre várias metodologias de ensino, inclusive temos um artigo listando os tipos mais comuns no Brasil. Agora vamos juntos conhecer melhor a história e características da pedagogia Waldorf.
A primeira escola na Alemanha
Tudo começou quando o diretor de uma fábrica em Stuttgart, na Alemanha, pediu que Steiner o ajudasse na fundação de uma escola para os filhos dos funcionários. A empresa chamava-se Waldorf Astoria, por isso o nome dado ao método de ensino aplicado oficialmente pela primeira vez em 1919.
A pedagogia Waldorf é mundialmente famosa não só por suas bases filosóficas, como também pelos resultados dessa maneira de ver o outro e contribuir para sua educação. Na mesma linha dos métodos mais modernos, essa vertente defende uma educação integral, que trabalha ao mesmo tempo as habilidades sociais, motoras, cognitivas e emocionais das crianças.
Retomando uma ideia da cultura grega, que dividia a vida humana em períodos de sete anos, Rudolf Steiner aplicou a mesma lógica para o ensino. Os setênios da pedagogia Waldorf dividem o currículo em três ciclos (0 a 7 anos, 7 a 14 anos e 14 anos em diante), sendo uma das grandes diferenças para a pedagogia tradicional aplicada na maioria das instituições de ensino brasileiras.
Aprendendo o ritmo de cada um
A proposta de Waldorf busca proporcionar um ambiente que respeite os diferentes ritmos de aprendizado. O método de ensino é individualizado, tendo como base os interesses e talentos de cada aluno.
Especialmente na educação infantil, o acesso à tecnologia é bastante restrito. A busca é permitir que a criança tenha liberdade para criar e experimentar, em vez de receber conteúdos prontos ou muito padronizados. Um processo que estimula também a criatividade por meio do livre brincar.
Utilizando a natureza como ambiente para vivência sensorial, a educação Waldorf desperta a consciência ecológica. Na prática, os professores realizam com as crianças atividades como cuidar do jardim e preparar o próprio lanche. Além disso, elas têm experiências com objetos rústicos e naturais como sementes, pinhas, madeira, conchas, pedras e raízes.
A figura do professor é valorizada de forma bastante diferenciada. Na primeira etapa educativa, por exemplo, existe apenas um tutor. Ou seja, o mesmo professor acompanha a criança por anos, estreitando os vínculos de aprendizagem.
Uma proposta aberta para a cultura local
A maioria das escolas Waldorf são organizações sem fins lucrativos, muitas criadas pelos próprios pais dos alunos. Mesmo quando não se envolvem na administração, a participação da família na educação é essencial para adequar o ensino das crianças à proposta pedagógica, gerando assim uma aproximação benéfica.
De acordo com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, a proposta é que a expressão cultural de cada região seja respeitada e acolhida no processo pedagógico. Isso significa que a instituição de ensino tem a liberdade de fazer sua própria configuração do espaço, sempre valorizando a cultura local.
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