Saiba como incluir brincadeiras interativas na rotina da família

Família e Escola

10 de novembro de 2020

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


Tempo é um recurso valioso no cotidiano de muitas famílias e vale a pena tentar ocupá-lo com atividades variadas. Além das tarefas focadas na educação dos filhos e do trabalho desempenhado pelos pais, é importante que existam momentos exclusivos para as brincadeiras interativas.

Tanto as crianças quanto os adultos aproveitam os benefícios dos encontros dedicados à diversão. Afinal, são instantes que fortalecem vínculos, fazendo com que todos se sintam importantes dentro do grupo familiar. Para os pequenos, crescer em um ambiente que promove esse tipo de integração é extremamente positivo.

O ideal é selecionar diferentes atividades para incluir na rotina e favorecer o desenvolvimento das crianças. Veja algumas sugestões de brincadeiras interativas que separamos para ajudar você na escolha!

Testar novas receitas

Nada melhor que reunir o time na cozinha para fazer doces e salgados. Você pode convidar os pequenos para preparar um prato tradicional da família ou variar as receitas do dia a dia. Trata-se de uma prática interessante para atrair o interesse da criançada pelos alimentos e temperos.

Mais que supervisionar o uso de utensílios e a mistura de ingredientes, os pais podem aproveitar o momento para falar sobre a importância de lavar bem os produtos, conferir a data de validade e evitar o desperdício. Ao final, todos terão assunto para discutir sobre alimentação enquanto degustam as delícias preparadas.

Produzir fantoches

Uma opção de atividade que rende bons momentos em família é a produção de fantoches para contar histórias, piadas ou situações reais. Dá para usar luvas de borracha, saco de pão e até sacolas plásticas como base para vestir as mãos e reproduzir personagens.

Com os bonecos, as crianças podem simular trechos de filmes ou desenhos que gostam, de interações que tiveram com os amigos e até de coisas que gostariam de viver.

É a experiência perfeita para dar asas à imaginação e surpreender quem assiste ao teatro. Proponha aos pequenos que imitem diferentes vozes, que produzam barulhos (de natureza ou animais) e aproveitem os elementos do entorno para compor o cenário.

Fazer jogo de memória

Essa é uma das brincadeiras interativas mais famosas entre o público infantil, mas compensa adaptá-la para que gere novas descobertas. Por exemplo, em vez de esconder cartões com figuras iguais para depois descobrir onde estão as duplas, a família pode brincar de memória olfativa.

A proposta é vendar os olhos de um membro do grupo e ir colocando alimentos bem próximos de seu nariz. Assim, após sentir o cheiro de um tempero, especiaria ou fruta, essa pessoa deve tentar adivinhar do que se trata.

É importante fazer o rodízio de integrantes e permitir que todos tenham a chance de testar suas habilidades olfativas. Esse tipo de jogo ficará muito mais divertido com a participação dos pais, tios ou avós, já que a criançada se diverte observando a dificuldade dos adultos.

Montar um salão de beleza

Muita gente gosta de dar um trato no visual, certo? Por isso, é bem provável que todos vão gostar dessa atividade, que consiste em simular o ambiente de salão dentro de casa. A família pode escolher um quarto, escritório doméstico, sala ou até um espaço ao ar livre para isso.

Depois, é só definir quem atuará como profissional da beleza e quem representará a clientela do estabelecimento de mentirinha. As crianças e os pais têm várias opções de trabalhos para realizar, desde penteados até massagens nas mãos e nos pés.

É uma ótima forma de estimular o cuidado com o outro, seja agradando com tratamentos estéticos, seja respeitando as decisões em relação à própria aparência. Nesse processo, os pequenos aprendem maneiras de promover o bem-estar daqueles que amam.

Treinar mímica

Atividades que envolvem adivinhação sempre despertam a curiosidade e mantêm o grupo inteiro envolvido na descoberta pela resposta. É por isso que as mímicas representam ótimas brincadeiras para fazer em família. Aqui, quanto mais integrantes estiverem presentes, mais atrativa será a interação.

O jogo é bem parecido com os teatros, mas não envolve falas nem ruídos. Gestos e movimentos corporais são as únicas ações permitidas, devendo ser realizadas com o objetivo de indicar o nome de um animal, objeto ou outra categoria definida pelos participantes.

O ponto mais legal da mímica está no fato de exigir criatividade para expressar determinadas coisas. Inclusive, pode ajudar pessoas tímidas a perderem a vergonha aos poucos, já que envolve exposição de ideias e sentimentos sem diálogo.

Equilibrar balões

Algumas bexigas bem cheias são suficientes para garantir muitas gargalhadas. O objetivo é entregar uma para cada integrante da família e solicitar que, juntos, apoiem seus balões nas pontas dos dedos. Para isso, todos devem esticar o braço (direito ou esquerdo) para cima e aguardar os comandos.

Em seguida, alguém fica responsável por propor variações na posição do corpo e dos braços que estiverem levantados. Por exemplo: caminhar para o lado direito, sentar no chão, girar a mão e retornar, baixar apenas o antebraço, entre outros gestos.

As mudanças de movimento devem ficar cada vez mais complexas e difíceis, até que todos percam o equilíbrio de seus balões. O último a deixar a bexiga cair dos dedos vence a brincadeira.

Desenhar observando

Uma atividade simples e que demanda poucos materiais. Distribua folhas em branco para cada pessoa da família e proponha que todos façam um esboço do mesmo objeto ou cenário: um vaso com flores, um móvel da casa, uma planta, um aparelho eletrônico ou qualquer outro item.

A finalidade é comparar os desenhos depois que todos tiverem terminado, sem definir regras ou apontar erros. O momento será usado para observar quais aspectos ficaram mais parecidos e quais detalhes tiveram menos semelhança com os demais.

Enquanto cumprem essa etapa, os pais podem afirmar que cada pessoa tem um jeito único de se expressar e que não há maneira certa de representar coisas. Com esse tipo de abordagem, as crianças vão entender que todo talento merece ser reconhecido, apesar das diferenças.

Esperamos que as sugestões tenham inspirado você a tornar as rotinas das crianças e dos adultos mais alegres. Nada pode ser melhor que uma pitada de brincadeiras interativas para eliminar o tédio e aproximar pessoas que desejam passar um tempo de qualidade juntas.

Agora, se gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais gente tire proveito das dicas!

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!