Saiba como lidar com as notas baixas na escola

Família e Escola

4 de novembro de 2020

Redação Guia do Futuro
Redação Guia do Futuro

Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.


As notas baixas na escola geralmente são motivo de preocupação para os pais. Lidar com o baixo desempenho dos filhos é uma situação difícil, pois os adultos têm a sensação de impotência e fracasso quanto educadores. Contudo, a criança também se sente mal, como se fosse incapaz de ter uma boa performance e não atingisse as expectativas dos pais.

Esse tipo de dificuldade atinge as relações familiares, algumas vezes, podem gerar conflitos e enfraquecimento da confiança das duas partes envolvidas. Por isso, é tão importante saber lidar com essa situação, a fim de evitar, até mesmo, a piora das notas. Portanto, os pais precisam ter paciência e entender as causas das notas baixas na escola.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a lidar com essa situação e conseguir auxiliar o seu filho a melhorar o desempenho escolar. Confira na leitura!

Tenha um diálogo diário

Com as notas baixas na escola, geralmente a primeira reação dos pais é reprimir a criança e agir com impulsividade. Porém, lembre-se de que você também já passou pela escola e como os seus pais agiram quando teve alguma nota ruim e dificuldades em determinadas matérias.

Se eles tiveram alguma atitude agressiva e lhe causou algum trauma, tente fazer diferente com a sua criança. Por outro lado, se eles o acolheram e o ajudaram, faça o mesmo. Tenha calma e procure entender os motivos que geraram esse resultado. Afinal, é a hora de você ajudar o seu filho.

A conversa diária é uma excelente atitude para fazer uma triagem dos motivos, como dificuldade de aprendizagem, problemas de autoestima, falta de adaptação escolar, entre outros. Nessa conversa, ouça a criança e oriente sobre ela superar as notas negativas com mais esforço e dedicação.

Inclusive, se mostre à disposição para esclarecer as dúvidas que a criança tiver. Contudo, se for algo que você, enquanto pai ou mãe, também não saiba, emprenhe-se para procurar as soluções junto com o seu filho.

Avalie a rotina de estudos

É comum a própria criança não saber identificar os motivos das notas baixas, por isso os pais precisam entrar em ação e acompanhar de perto o que acontece na vida dos filhos. Depois do diálogo, é fundamental avaliar a rotina diária da família.

Muitas vezes, a criança não tem um local apropriado para estudar, não tem horário determinado para revisar o conteúdo da escola ou simplesmente outros fatores tiram a atenção dos estudos em casa. Por isso, é necessário entrar em acordo para que o comprometimento e a ordem seja cumprida.

A criança precisa do hábito de estudar diariamente em casa, bem como ter um local longe de distrações para conseguir ter foco. Os pais, por sua vez, precisam colaborar e respeitar esse momento, como evitar interrupções e fazer menos barulho possível.

Além disso, reveja se a criança não está sobrecarregada com muitas tarefas, como inglês, natação, música… Todas essas atividades extracurriculares são importantes para o desenvolvimento dos filhos, desde que não prejudique o rendimento escolar.

Se for o caso, reduza as tarefas por um período e retome gradativamente quando a performance na escola melhorar.

Estimule os estudos em casa

A melhor maneira de ensinar o seu filho é por meio de exemplos, por isso, estimule os estudos em casa e participe desse momento. Mostre para a criança os hábitos de leitura, faça pesquisas complementares, converse sobre temas diversos, entre outras atitudes positivas.

Nesse sentido, um bom método também é perguntar para a criança o que ela aprendeu na escola e pedir para explicar a você o conhecimento adquirido. Dessa forma, o seu filho fará uma revisão do conteúdo abordado na escola, estimulará o raciocínio e argumentos e você ajudará na fixação das matérias.

Mantenha contato com a escola

Independentemente da idade da sua criança e de quanto tempo ela está matriculada nessa escola, não perca o contato com os professores. Às vezes, os pais têm um diálogo com a instituição apenas nas fases de matrícula e depois não voltam para saber sobre o desenvolvimento do filho.

No entanto, a relação dos pais com a escola é fundamental. Por isso, participe das reuniões escolares e aproveite o momento para conversar. Os professores passam muitas horas com o seu filho e podem o conhecer muito bem também. Eles têm experiência e isso pode ajudar a identificar dificuldades da criança que algumas vezes os pais não percebem.

Reconheça os esforços e os resultados

Com as notas baixas na escola é importante entender que o cenário não vai mudar rapidamente de um dia para outro. Por isso, reconheça os esforços da criança, valorize o processo e mostre isso a ela, a fim de ajudá-la a perceber que se estudar mais, ter dedicação e foco, os resultados aparecerão.

Então, se a criança estava com um 5 e agora veio com um 7, reconheça o resultado gradual em vez de desmotivar e cobrar um 10.

Procure ajuda profissional

Em alguns casos, a ajuda profissional é muito bem-vinda para contribuir tanto com a criança quanto com os pais. Afinal, os motivos das notas baixas na escola podem ser vários, como déficit de atenção, problemas com amigos, não saber estudar sozinho, entre outros.

Nesse sentido, os profissionais de psicologia ou pedagogia vão contribuir avaliando cada caso. Pode ser por meio de técnicas que ajudam a criança a ter mais atenção, como técnicas de estudos diferentes ou aulas particulares para reforçar a aprendizagem.

O importante é os pais aceitarem esse tipo de ajuda e conversarem com o profissional com transparência para garantir bons resultados da criança.

Por fim, os pais são fundamentais no desenvolvimento dos filhos e isso inclui as notas baixas na escola. Se há muita cobrança em casa, problemas familiares e outros transtornos, isso pode afetar na autoestima e concentração das crianças. Além disso, é normal apresentar dificuldades em certas matérias ou em alguns períodos escolares. Em todos os casos, os pais precisam apoiar os filhos nas fases da vida, e na performance escolar não é diferente.

Você gostou deste conteúdo? Então conta para a gente nos comentários como você lida com as notas baixas na escola dos seus filhos.

Call to Action

Detalhe do Call To Action para Download do Material

Deixe um comentário

Artigos relacionados


Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Seu futuro começa aqui

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos sobre educação!