
Redação Guia do Futuro
Equipe apaixonada por educação, produzindo conteúdos voltados para pais que querem fazer a diferença na formação dos filhos!Publicado em . | Atualizado em 16 de novembro de 2020.
Você sabia que existem diversos tipos de aprendizagem? Isso significa que cada pessoa passa por um processo diferente para construir seu conhecimento. Diante dessa situação, é muito importante entender não só como é a nossa forma de aprendizado, como também a dos nossos filhos, para assim poder ajudá-los no caminho educacional.
Pensando nisso, a proposta deste conteúdo é a de apresentar quais são os principais tipos de aprendizagem, ressaltando a importância desse entendimento para o desenvolvimento do aluno. Continue a leitura e saiba mais!
Como é a aprendizagem na escola?
Geralmente, quem é do meio pedagógico compreende que cada aluno tem habilidades e competências diferentes e, por isso, a forma como eles retêm o conteúdo é muito individual.
No entanto, na vida escolar, os alunos, na maior parte do tempo, aprendem, brincam e respondem em conjunto, ou seja, eles fazem parte de uma forma coletiva integrante da comunidade escolar.
Porém, os professores, dentro de sala de aula, conhecem cada aluno, portanto, eles são os profissionais mais adequados para descrever como anda a aprendizagem do discente, quais são as suas dificuldades e quais poderiam ser as melhores estratégias didáticas para ajudá-lo a desenvolver melhor as suas habilidades.
Por que acompanhar o aprendizado das crianças?
Existem algumas situações na escola que os próprios pais ficam em dúvida sobre como resolvê-las, certo? As mais preocupantes estão relacionadas à aprendizagem. Para solucionar alguns imprevistos, que ocorrem durante a formação da criança, é muito significativo que os pais façam um acompanhamento junto à escola.
Assim, além de transmitirem mais confiança para a comunidade escolar, eles também conseguem promover um diálogo muito produtivo junto aos responsáveis pedagógicos, auxiliando no trabalho coletivo e individual com o aluno. Por isso, é importante:
- estar atento ao calendário escolar;
- elaborar rotina de estudos;
- valorizar o conhecimento;
- ir às reuniões;
- acompanhar as lições de casa;
- estimular a curiosidade e a perseverança;
- apoiar o protagonismo do aluno.
Com um bom suporte, os pais, em diálogo com os professores, poderão compreender qual o tipo de aprendizagem predominante para o discente. Com o trabalho em conjunto, os professores podem atuar de forma mais específica e os pais são capazes de auxiliar com mais propriedade a criança em casa, pois mesmo que eles não saibam toda a matéria que está sendo desenvolvida no ambiente escolar, eles podem utilizar boas ferramentas de aprendizagem, como a internet.
Quer saber quais são os tipos de aprendizagem e promover um ambiente de aprendizado saudável para seu filho? Continue a leitura!
Quais são os principais tipos de aprendizagem?
No artigo “Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo”, as autoras nos mostram que “todos os indivíduos possuem um estilo próprio para aprender fatos novos”. Essa ideia tem embasamento na “Teoria das inteligências múltiplas”, desenvolvida entre os anos de 1980 e 1990, pelo psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner.
O pesquisador estudou o desenvolvimento da aprendizagem a partir de diferentes culturas e assinalou que existem, pelos menos, sete inteligências básicas que são um “atributo ou uma faculdade individual do indivíduo”. Para Gardner, há uma pluralidade na forma como os alunos podem aprender e, com isso, suas potencialidades, ao serem identificadas, podem garantir o sucesso das atividades escolares.
Dessa forma, a inteligência não é algo determinado ou definido, ela é um potencial que viabiliza distintas habilidades e competências as quais atendem a diferentes tipos de necessidades sociais e profissionais. Quer saber mais? Então, veja a seguir quais são os principais tipos de aprendizagem embasadas nesse estudo!
Corporal-cinestésica
Essa inteligência é a mesma que move os atletas, os lutadores, os dançarinos, os equilibristas, os educadores físicos, entre outros. A aprendizagem corporal-cinestésica está presente para as pessoas que conseguem ter uma boa coordenação corporal, bons reflexos e movimentos trabalhados.
As crianças que apresentam esse desenvolvimento físico podem aproveitar jogos de movimento e corpo para absorverem conteúdos que, para eles, seria difícil reter em uma aula tradicional expositiva.
Lógico-matemática
As pessoas com esse tipo de aprendizagem lidam bem com atividades lógicas, pois envolve a capacidade de pensamento, construção de hipóteses ou combinação de premissas para chegar a uma solução.
Esse tipo de aluno é bastante concentrado quando se envolve em exercícios mais complexos. Além disso, eles são muito seguros no momento de tomar decisões e são bem objetivos em diversas situações.
Linguística
Embora desde pequenos aprendemos a lidar como a nossa própria língua, as pessoas que têm uma aprendizagem voltada para a linguística trabalham de forma muito abrangente, criativa e artística diante das palavras. Elas são boas em análises sintáticas e compreendem facilmente o estudo de linguagem.
Além disso, também desenvolvem de forma apurada a interpretação de texto, aprendem facilmente novas línguas, expandem bem a expressão oral e a escrita. Essa é uma habilidade presente nos jornalistas, nos estudantes de linguagem, nos escritores, publicitários ou, inclusive, nos vendedores.
Musical
Você já ficou impressionado com pessoas que têm uma facilidade imensa com a música? Aprendem rapidamente a tocar um instrumento, escrevem partituras, fazem improvisos maravilhosos. Esses são os indivíduos que têm uma inteligência musical bem desenvolvida.
Para crianças, com essa forma de aprendizagem, é possível ensinar por meio de música, de sons, de melodias. Assim, ficará mais fácil e divertido compreender e reter o conteúdo.
Espacial
Você sabe o que os arquitetos, os engenheiros, os pilotos e os navegadores têm em comum? A capacidade de lidar com o espaço de forma criativa e ao mesmo tempo lógica. Quem tem a inteligência espacial, tem a habilidade de captar um ambiente e visualizar estratégias, de fazer alterações e de buscar as melhores soluções para aquele lugar caso haja algum problema.
É importante lembrar que essa capacidade não depende da visão. Pessoas que são cegas conseguem, por meio do tato, perceber o espaço e promover as mesmas estratégias que uma pessoa que enxerga.
Interpessoal
Você já imaginou que a habilidade de conversar, de ter empatia e de se relacionar também são uma forma de inteligência? Há crianças que demonstram essas capacidades desde cedo. Elas motivam os seus colegas a fazerem as atividades, a brincar e a participar.
Geralmente, as pessoas que têm essa forma de inteligência são mais expansivas e se tornam terapeutas, professores, líderes políticos, comentaristas, apresentadores, entre outros.
Intrapessoal
Há pessoas que lidam bem com a solitude, gostam de analisar os próprios sentimentos e ações, se deparam de forma calma em situações diversas. Essas características se encontram na inteligência intrapessoal. É possível perceber certa introspecção nos indivíduos com essa forma de inteligência, mas eles são muito cautelosos e raramente entram em negócios arriscados.
A maioria das escolas atualmente valoriza apenas as áreas das inteligências lógicas e linguísticas. É importante começarmos a reconhecer outras áreas, afinal, todas têm uma contribuição específica para completar o mundo em que vivemos.
Outro aspecto importante é que a tecnologia é uma grande aliada de todas essas inteligências. Com os instrumentos certos, é possível, de forma criativa, criar possibilidades de aprendizagem dentro de cada uma dessas inteligências.
A partir da leitura sobre os tipos de aprendizagem, provavelmente você já conseguiu algumas informações fundamentais para contribuir de forma positiva para o desenvolvimento do seu filho em casa e na escola. No entanto, se possível, leia mais sobre o assunto, pois é assim que os pais se tornam grandes educadores.
Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma experiência para compartilhar? Então, deixe um comentário no post e partilhe conosco e com os demais leitores a sua opinião!
Call to Action
Detalhe do Call To Action para Download do Material